Mundo
 
 
 
Avanços no manejo Sustentável dos Recursos Naturais
Embrapa nos biomas brasileiros
 
 

Pelo que tem conseguido realizar em mais de 3 décadas de existência, a imagem da Embrapa está mundialmente associada a avanços tecnológicos na agricultura tropical. No cumprimento de sua missão pelo desenvolvimento sustentável do espaço rural, a Empresa vem incorporando, em sua agenda, inovações para adaptar-se às rápidas transformações sociais, econômicas e ambientais ocorridas no diverso território brasileiro.

Em termos globais, em vários setores vivemos um momento de grande valorização dos capitais social e natural. No meio rural, não vem sendo diferente, onde há de se fazer uso cada vez mais responsável e efetivo dos recursos naturais, para garantir nosso desenvolvimento futuro.

Os biomas brasileiros apresentam vantagens comparativas em termos de diversidade biológica, que está intimamente relacionada à nossa diversidade cultural. Além disso, necessita-se assegurar acesso aos recursos naturais, a todos os setores da sociedade.

Assim, no momento em que o Brasil tende a avançar em políticas de longo prazo, voltadas ao desenvolvimento sustentável, disponibiliza-se, aqui, uma síntese do que a Embrapa tem realizado em termos do manejo de recursos naturais, nos diversos biomas brasileiros.

Este conjunto de folhetos corresponde às ações que a Embrapa vem realizando, sistematicamente, nos biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa, em três grandes linhas de pesquisa e desenvolvimento: Ordenamento, Monitoramento e Gestão em Territórios; Manejo e Valorização do Bioma; e Produção Agropecuária e Florestal Sustentável.

Essas ações acontecem com desdobramentos nos centros ecorregionais, temáticos e de produtos, e nos serviços da Embrapa, organizações estaduais de pesquisa (Oepas) e demais instituições, associados aos parceiros locais, regionais, nacionais e estrangeiros.

A atuação potencial integrada das Unidades da Embrapa, como uma rede nas linhas de pesquisa e desenvolvimento nos biomas brasileiros, está ilustrada no mapa, que se encontra na contracapa desta pasta.

No seu conjunto, as informações disponibilizadas permitem uma visão integrada do potencial de atuação em rede das Unidades da Embrapa nas questões relevantes ao futuro do Brasil.

Espera-se que esse material estimule, nos diversos grupos de interesse, a percepção da expressiva oferta de instrumentos técnicos para balizar o uso sustentável dos territórios, dos avanços já alcançados quanto ao manejo sustentável dos diversos biomas e das opções agropecuárias e florestais sustentáveis para as áreas onde a vegetação original foi removida ou alterada.

Da mesma forma, espera-se, também, que essa percepção se reflita em avanços na proposição e na implementação de políticas públicas, bem como na adoção de tecnologias voltadas ao uso sustentável dos biomas brasileiros.

Faça o download do documento

Fonte: Embrapa
Pick-upau - 2009 - São Paulo - Brasil
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.