Agenda 21
Agenda Ambiental
 
 

> Agenda Ambiental
O extrato que segue é parte do documento “Agenda Ambiental na Escola” produzido pelo Ministério do Meio Ambiente e se destina a apresentar uma sugestão de planejamento escolar para a elaboração de uma agenda ambiental na escola.

Selecionamos a parte relacionada à Água, tema de estudo em questão, visto que uma agenda escolar é composta de várias seções, que incluem temas como: lixo, violência, cidadania, energia, conservação do patrimônio, etc.

> Agenda Ambiental na Administração Pública
Ao governo cabe o papel estratégico de induzir a sociedade a adotar novos referenciais de produção e consumo de bens materiais, tendo em vista a construção do desenvolvimento sustentável no País, que propicie chances de um futuro ainda promissor às gerações futuras.

Ocorre que as demandas geradas pela atividade pública revelam ser o governo um grande usuário de bens de consumo que, muitas vezes, geram impactos negativos, não só em seus processos de produção, mas também no momento do descarte de resíduos (geração de lixo).

Portanto, é sua tarefa dar o primeiro passo para a redução do uso de recursos naturais, minimizando impactos negativos de suas atividades administrativas e operacionais, incentivando programas de combate ao desperdício na administração pública e promovendo a reciclagem e reaproveitamento de materiais. Veja mais.

> Desenvolvimento sustentável
No Brasil e no mundo, ao longo dos últimos 25 anos, ocorreram numerosas mudanças na compreensão das relações entre o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a conservação dos recursos naturais.

De dez anos para cá, esta delicada equação vem exigindo atenção cada vez maior. Veja mais.

 
Fonte: CENP
Ministério do Planejamento
Ministério do Meio Ambiente
Pick-upau – 2006 – São Paulo – Brasil