Aquecimento Global
(Mudanças Climáticas e o Efeito Estufa)
 
 

 

A Terra vai se tornar mais quente até o ano de 2100, o que significa aumento do nível do mar e catástrofes naturais mais intensas. A emissão de gases de efeito estufa nas taxas atuais ou maiores têm 90% de chance de causar aquecimento global e alterações climáticas durante o século 21 maiores do que aquelas observadas no século 20, diz o relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) divulgado em Paris.

Na melhor das projeções dos 2.500 cientistas que participaram do estudo, o aumento será de 1,8 grau (a média das hipóteses encontradas, entre 1,1 grau e 2,9 graus). Na estimativa de maior aquecimento, a terra esquentará 4 graus (a média das hipóteses encontradas, entre 2,4 e 6,4 graus).

O aquecimento global terá influência direta sobre catástrofes naturais. Haverá dias e noites mais fritas e aumento de tempestades e chuvas fortes. Além disso, os especialistas alertam para o aumento do nível do mar, com o derretimento de geleiras. Segundo o relatório, é muito possível que ondas de calor extremo e fortes precipitações de chuvas se tornem freqüentes. Os tufões e furacões vão se tornar menos freqüentes, porém mais intensos.

De acordo com os especialistas do IPCC, as principais causas do aquecimento global são as emissões e o aumento da concentração de dióxido de carbono, principalmente por causa do uso de combustíveis fósseis, como o petróleo. O dióxido de carbono se concentra na atmosfera impedindo a saída do calor, causando o efeito estufa.

O relatório ainda atesta que, apesar de os índices de gases de efeito estufa e aerosóis terem se mantido estáveis nos últimos anos, a concentração desses gases deve causar um aquecimento de 0,1 grau por década nos próximos 20 anos. Nos países do hemisfério norte, o aquecimento será mais intenso do que os do hemisfério sul.

Veja mais!

- Aquecimento Global Clipping 1
- Aquecimento Global Clipping 1
- Cartilha do Clima (Greenpeace)

Fonte: Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ibama (www.ibama.gov.br)
PNUMA (www.pnuma.org)
Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Nações Unidas (www.un.org)
Enciclopédia Wikipedia (www.wikipedia.org)

Agência Ambiental Pick-upau (www.pick-upau.org.br)
Pick-upau 2007 São Paulo Brasil