Mundo
 
 
 
Coleta Seletiva

(Guia para coleta seletiva de pilhas e baterias)

 
 
 

 

O objetivo deste guia, elaborado por Grupos de Trabalho constituídos por representantes de organizações públicas e privadas listadas no anexo I, é fornecer subsídios para implementar um programa de sensibilização, coleta seletiva e destinação final de pilhas e baterias, em atendimento a um desejo da sociedade e ao estabelecido na Resolução CONAMA 257/99, e nas Leis 3.183/99 e 3.415/00 do Estado do Rio de Janeiro.

Inicialmente, neste sumário, são indicados os pressupostos obtidos na literatura ou de conhecimento público. Em seguida são apontados os principais desafios para o êxito do programa, e finalmente as recomendações e conclusões necessárias à implementação da coleta seletiva de pilhas e baterias.

- Todas as pilhas e baterias são potencialmente danosas ao meio ambiente e à saúde humana;
- O programa não é auto-sustentável, ao contrário de outros programas de reciclagem (exs.: alumínio e papel);
- Todas as pilhas e baterias descartadas em território nacional, incluindo as oriundas do mercado informal, fazem parte do âmbito deste programa;
- Por possuírem um sistema de coleta e reciclagem diferenciado, as baterias automotivas e industriais não são contempladas neste programa;
- As composições químicas das pilhas e baterias podem ser bem distintas, o que pode exigir diferentes procedimentos na destinação final e, em especial, na reciclagem;
- Há uma expansão na telefonia celular e conseqüente aumento na quantidade de baterias usadas a serem descartadas;
- O desenvolvimento na tecnologia de baterias de telefones celulares pode reduzir o impacto ambiental adverso de cada bateria, seja ao implementar novos materiais, seja ao prolongar a vida útil das mesmas;
- O inadequado armazenamento de pilhas e baterias é perigoso, em escala doméstica e comercial;
- É desaconselhável manter as pilhas e baterias dentro de aparelhos sem uso, devido a descarga precoce e a possíveis vazamentos, tornando o manuseio perigoso e a reciclagem mais difícil. Veja mais!

- Coleta Seletiva - Download

Fonte: Senai
Federação das Indústrias do Rio de Janeiro
Pick-upau – 2007 – São Paulo – Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.