Mundo
 
 
 
Comunidades Tradicionais

Quilombolas e Indígenas

 
 

> Programa Comunidades tradicionais
Melhorar a qualidade de vida dos integrantes de comunidades tradicionais, por meio de assistência técnica e financeira a empreendimentos produtivos e a iniciativas de auto-organização associadas à gestão ambiental
Indicador em processo de definição. Veja mais.

> Carta dos quilombolas do Brasil
Reivindicam a inclusão, nas conferências, dos temas propriedade intelectual quilombola e proteção dos seus conhecimentos tradicionais, assim como a revitalização dos sítios históricos e espaços eco-culturais. Os exemplos são: construir o Eco Museu Chico Tomé na comunidade quilombola de Rio das Rãs, em Bom Jesus da Lapa – BA; desenvolver projetos de Eco-turismo na comunidade quilombola dos Mesquitas na Cidade Ocidental, estado de Goiás; rever o processo conduzido em relação às comunidades em Alcântara. Veja mais.

> Quilombolas em foco
Num país extenso e rico em diversidade étnica, racial e cultural como o Brasil, é um grande desafio implementar políticas públicas para promoção do bem-estar social de comunidades tradicionais, boa parte delas excluída socialmente ou envolvida em pressões econômicas, fundiárias e processos discriminatórios. É preciso levar em consideração suas histórias, culturas, saberes tradicionais, estratégicas de produção, suas formas de organização social, suas especificidades em termos étnicos, raciais e quanto às questões de gênero. Na questão do acesso à terra, ou, no caso, ao território, é fundamental manter vivos na memória e nas práticas sociais os modos de vida, os sistemas produtivos, além de sua dimensão simbólica e da manutenção da identidade cultural. Veja mais.

> Conferência Regional dos Povos Indígenas
Conferência Regional dos Povos Indígenas de Rondônia, Acre, sul do Amazonas e noroeste do Mato Grosso
Que o Estado brasileiro reconheça a autonomia dos povos indígenas; 2. Substituir o termo “tutela” por proteção garantindo a autonomia e autodeterminação dos povos indígenas; 3. Garantir participação dos povos indígenas nas políticas públicas; 4. Garantir a formação técnica e científica dos povos indígenas; 5. Garantir que os povos indígenas e suas organizações, com a participação do órgão indigenista oficial, sejam previamente consultadas sobre todos os empreendimentos ou obras de infra-estrutura que interferem nas terras indígenas, e que sua autorização seja por escrito; Veja mais.

> Diversidade biológica e o conhecimento tradicional
Diversidade biológica Questões controvertidas na Proteção do conhecimento Tradicional
A 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, preocupada com a vulnerabilidade do conhecimento tradicional associado ao patrimônio genético (recursos genéticos ou material genético) e respaldada em deliberação tomada no VI Encontro Nacional dos membros do MPF que atuam no ofício indígena e de outras minorias, criou um Grupo de Trabalho sobre Conhecimento Tradicional. Veja mais.

> Outros documentos relacionados
Índios, quilombolas, quebradeiras de côco de babaçu, seringueiros, caiçaras, ribeirinhos, sertanejos, açorianos, pantaneiros, geraizeiros, jangadeiros, fundos de pasto, faxinais, açorianos, pomeranos e até ciganos. Grupos das mais diferentes regiões do Brasil cujos hábitos, origem, religiosidade e formas de organização são desconhecidos pela maioria dos brasileiros. Reunir toda essa enorme diversidade sócio-cultural para enfrentar o desafio de elaborar uma política nacional de desenvolvimento sustentável voltada às populações tradicionais foi o desafio do I Encontro Nacional de Comunidades Tradicionais. Veja mais.

> Mais legislação (Comunidades Tradicionais)
Estabelecer a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Tradicionais; Apoiar, propor, avaliar e harmonizar os princípios e diretrizes da política pública relacionada ao desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais no âmbito do Governo Federal; Propor as ações de políticas públicas para a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Tradicionais, considerando as dimensões sociais e econômicas e assegurando o uso sustentável dos recursos naturais. Veja mais.


Fonte: Ministério do Planejamento (www.planejamento.gov.br)
Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ministério do Desenvolvimento Social (www.mds.gov.br)
Ministério Público Federal (www.mpf.gov.br)
Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Ministério da Educação (www.mec.gov.br)
Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
Presidência da República (www.presidencia.gov.br)
Pick-upau – 2006 – São Paulo – Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.