Mundo
 
 
 
COP8 / MOP3

(8ª Reunião dos Países membros da Convenção sobre Diversidade Biológica)
(3ª reunião dos Países membros do protocolo de Cartagena sobre Biossegurança)

 
 

Saiba o que aconteceu nas reuniões realizadas em março de 2006 na cidade de Curitiba, Paraná.

Conama recomenda plano de áreas protegidas ao governo brasileiro
Adir Nasser Junior / 19h30min

Curitiba (PR) / 16.03.2005 - A 47ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), realizada hoje no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, aprovou uma recomendação ao Governo Federal para a criação do Plano Nacional de Áreas Protegidas (PNAP).
Hoje, 8% do território brasileiro é constituído por parques, reservas e estações ecológicas. Com o Plano, seriam valorizadas também áreas indígenas e de quilombolas e ainda haveria mecanismos para, simultaneamente à conservação, serem realizadas atividades de combate à pobreza. Isto se daria por meio do uso sustentável dos recursos, valorização do conhecimento tradicional das comunidades e dos produtos da biodiversidade.

Com a implementação do PNAP, o governo terá criado seu instrumento de preservação da biodiversidade, segundo o que determinou a 7ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP7), pelo qual os países-membros se comprometiam a realizar atividades coordenadas sobre áreas protegidas a fim de frear o decréscimo da taxa de biodiversidade, que hoje é de 100 vezes maior que as taxas naturais. “O plano segue determinações da Convenção, que prevê que até 2015 os países estabeleçam planos para conter a redução da biodiversidade”, informou o diretor do Conama, Nilo Diniz.

A principal crítica ao plano foi feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A conselheira representante da entidade, Patrícia Boson, disse que o setor empresarial não fora ouvido na elaboração da proposta e que, por outro lado, ele não se constituiria num plano, já que faltariam elementos como metas. Pela proposta, estes detalhamentos só entrariam após um levantamento de representatividade a biodiversidade brasileira.
Conforme Iara Vasco, gerente de Articulação Institucional da Diretoria do Programa de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, as metas do Brasil só serão traçadas num segundo momento do plano, juntamente com os mecanismos de ação. A base para os estudos de áreas de conservação será o conjunto atual de remanescentes de biomas e áreas prioritárias para a biodiversidade; contudo, atualmente, não há um estudo consolidado. De acordo com Iara, o que se sabe é que entre áreas de preservação permanente, unidades de conservação e áreas indígenas somam 40% do território brasileiro.

Assessoria de Imprensa COP8/MOP3

Discursos e Pronunciamentos

Matérias e entrevistas

Glossário da COP-8 e MOP-3


Fonte: CDB - Convenção sobre Diversidade Biológica (http://www.cdb.gov.br/news_listing?b_start:int=60)
MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
Ministério das Relações ExteriorePick-upau – 2006 – São Paulo – Brasils
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.