Mundo
 
 
 
Vocabulário
Ecológico
 
 

Absorção – (1) Processo pelo qual uma substância é introduzida até o interior dos vegetais, animais ou minerais. (2) processo físico, no qual um material coleta e retém outro, com a finalidade de uma mistura; a absorção pode ser acompanhada de reação química.

Abiótico – É o componente não vivo do meio ambiente. Inclui as condições físicas e químicas do meio.

Abundância – Termo que indica o número de indivíduos presentes num biótopo ou numa área determinada; possui relação com os termos "densidade" e "dominância".

Aceiro - Prática utilizada por bombeiros e agricultores no combate e prevenção de incêndios florestais. Consiste numa faixa de terra aberta em volta da área que está sendo queimada ou que se quer proteger, mantida livre de vegetação, com capina ou poda, a qual impede a invasão do fogo.

Acidente ecológico de Goiânia – Vazamento de césio 137 ocorrido quando uma cápsula de equipamento hospitalar abandonada em um depósito de lixo foi aberta pelo dono de um ferro-velho, em 1987. Oficialmente, quatro pessoas morreram e 45 tiveram lesões. O lixo radioativo (que soma 3.641 metros cúbicos) ainda não tem depósito definitivo.

Acidente nuclear de Tchernóbil – Desastre causado por uma falha no sistema de refrigeração de um dos quatro reatores da usina de Tchernóbil, União Soviética, em 1986. Foi um dos maiores acidentes nucleares da história. Com as explosões subseqüentes, foram lançados na atmosfera gases e nuvens de vapor carregados de produtos de fissão (como cobalto-60, estrôncio-90 e césio-137) e actinídeos (como netúnio-237, plutônio 239, 240 e 241). O efeito dessas nuvens foi sentido em todo o leste europeu e países escandinavos.

Acondicionamento – Ato ou efeito de embalar os resíduos sólidos.

Aditivos – Substância acrescentadas pelas indústrias de alimentos à maioria de seus produtos, com fins de conservação e embelezamento para atrair o consumidor. Dividem-se em 11 classes: conservantes, antioxidantes, aromatizantes ou flavorizantes, corantes, espessantes, estabilizantes, acidulantes, umectantes, antiumectantes, edulcorantes e antiespumantes. Podem ser naturais, artificiais ou produto de ações físicas, como o bombardeamento com raios. No entanto, certos processos, como a pasteurização ou a embalagem a vácuo, por exemplo, permitem que os produtos se conservem frescos sem a ajuda de aditivos.

Adubo – Produto fertilizante que fornece ao solo e às plantas elementos vitais à sua sustentação, como nitrogênio, fósforo e potássio. Pode ser de matéria orgânica (pó de osso, estrume) ou químico (de rocha eruptivas, sedimentares ou salinas).

Adubo verde – Vegetal incorporado ao solo com a finalidade de adicionar matéria orgânica que vai se transformar, parcialmente, em húmus, bem como em nutrientes para a planta. Os adubos verdes podem consistir de ervas, gramíneas, leguminosas, etc.

Aeração – Reoxigenação da água com ajuda do ar. A taxa de oxigênio dissolvido expressa em % de saturação, é uma característica representativa de certa massa de água e de seu grau de poluição. Para restituir a uma água poluída a taxa de oxigênio dissolvido ou para alimentar o processo de biodegradação das matérias orgânicas consumidoras de oxigênio, é preciso favorecer o contato da água e do ar. A aeração pode também ter por fim a eliminação de um gás dissolvido na água: ácido carbônico, hidrogênio sulfurado.

Aeróbio (anaeróbio) – Aeróbios são organismos para os quais o oxigênio livre do ar é imprescindível à vida. Os anaeróbios, ao contrário, não requerem ar ou oxigênio livre para manter a vida; os que vivem tanto na ausência quanto na presença de oxigênio livre são os anaeróbios facultativos.

Aerossol – Solução coloidal em que a fase dispersora é gasosa e a fase dispersa é sólida ou líquida. Utilizado na fabricação de diversos produtos que utilizam o princípio do spray (jato de dispersão líquida).

Afótica – Zona aquática não atingida pela luz solar, com intensidade suficiente para ser percebida pelo olho humano, ou onde não há fotossíntese.

Agenda 21 – Plano de metas voltado para os desafios do século XXI (daí seu nome). Traçado pelos governos mundiais, tem como base a definição de um programa que inclui a criação de mecanismos de financiamento para projetos de preservação ambiental e de transferência de tecnologias e ainda o estabelecimento de normas jurídicas para a proteção da biosfera.

Agente etiológico – Substância, cuja presença ou ausência pode iniciar ou perpetuar um processo mórbido; pode ser nutricional, física, química ou parasítica.

Agente fitotóxico – Substância capaz de produzir danos aos vegetais.

Agente infeccioso – Bactéria, protozoário, fungo, vírus ou helminto (verme), capaz de produzir infecção que, em circunstâncias favoráveis, no que se refere ao hospedeiro e ao meio ambiente, pode causar doença infecciosa. Sin agente etiológico animado.

Agente mutagênico – Substância ou radiação que provoca alterações genéticas nos organismos vivos, as quais podem ser transmitidas para gerações subseqüentes.

Agroindústrias – Indústrias manufatureiras que utilizam como matéria prima, principalmente, os produtos agrícolas vegetais, animais ou florestais. . Água meteórica: o mesmo que água de chuva.

Agroecossistemas – Espaços agrários usados para produção agrícola ou pecuária, constituídos a partir de sistemas ecológicos naturais segundo tipos diferentes de manejo; funcionam na maioria das vezes como sistemas monoespecíficos, para monoculturas, utilização que gera diversos problemas ambientais.

Agrotóxicos – Nome popular dos defensivos agrícolas ou biocidas, produtos químicos usados no combate de pragas e doenças agrícolas nas plantas. Todos os defensivos são tóxicos em algum grau, dependendo da composição química, tempo de ação, tipo de plantação, dosagens, adequação do uso etc. A cor das embalagens dos produtos indica ao consumidor o grau de toxicidade: vermelho, altamente tóxico; amarelo, medianamente tóxico; azul, tóxico; verde, pode ser tóxico. Em alguns casos, o uso de defensivos agrícolas é necessário, mas isso não diminui os riscos de desequilíbrio no ecossistema do solo. Também não existe uma relação direta produtividade/uso de agrotóxicos: em 1986, o Brasil foi o primeiro consumidor mundial desses produtos (166 toneladas), mas no mesmo ano foi o 7º produtor mundial de alimentos.

Agricultura biológica – São técnicas de cultura cujo objetivo é preservar a qualidade dos produtos agrícolas e respeitar o equilíbrio natural. Procura o desenvolvimento de espécies resistentes, como base em cuidados especiais com o solo, fertilização essencialmente orgânica e uso de defensivos agrícolas naturais.

Água – Substância sem cor, cheiro ou sabor que entra na proporção de 75% na composição do nosso planeta. Os seres vivos são constituídos por cerca de 80% de água. De toda a água da Terra (1.400 milhões de km²), apenas 3% são de água doce e ¾ dessa quantidade estão congelados em geleiras. A água é indispensável para a vida como a conhecemos.

Água bruta - Água de uma fonte de abastecimento antes de receber qualquer tratamento.

Água potável - É aquela cuja qualidade a torna adequada ao consumo humano. Algas Plantas primitivas uni ou pluri celulares, usualmente aquáticas e capazes de elaborar seus alimentos pela fotossíntese.

Algas – Plantas primitivas, uni ou pluri celulares, usualmente aquáticas e capazes de elaborar seus alimentos pela fotossíntese. Podem também ser heterótrofos ou até parasitas (no caso das formas despigmentadas).

Alóctone – Material, substância, elemento ou ser vivo introduzido em determinado ecossistema e originário de outro sistema. Sin autóctone.

Alto montano – Relativo aos ambientes situados em altitudes acima de 1500 metros.

Ambientalista – Termo criado para traduzir environmentalist, surgido nos anos 80 para nomear a pessoa interessada ou preocupada com problemas ambientais e a qualidade do meio ambiente ou engajada em movimentos de defesa do meio ambiente. Também usado para designar o especialista em ecologia humana.

Análise ambiental – Processo que conduz ao conhecimento dos impactos ambientais nos meios abiótico, biótico e antrópico, e avalia suas conseqüências, antes da implantação das atividades. Ver impacto ambiental.

Anóxico – Ambiente sem oxigênio.

Antrópico - Resultado das atividades humanas no meio ambiente.

Antropocentrismo – Doutrina que considera a espécie humana o centro do universo, fazendo com que todas as questões, incluindo a administração ambiental, sejam equacionadas em função do atendimento exclusivo dos valores humanos.

Antropogênico – Resultado dos impactos da atividade humana na qualidade ambiental.

Aqüicultura – Criação em ambiente confinado de seres vivos (animais ou plantas) que têm na água seu principal ou mais freqüente ambiente de vida, com a finalidade de exploração comercial e produção de alimentos. A aqüicultura abrange não apenas os organismos estritamente aquáticos, mas também anfíbios e répteis.

Aquífero – Formação porosa (camada ou estrato) de rocha permeável, areia ou cascalho, capaz de armazenar e fornecer quantidades significativas de água.

Ar – É um gás incolor de que se podem separar os constituintes mediante liquefações e evaporações sucessivas. Constitui a atmosfera terrestre, apresentando uma composição variável entre limites relativamente estreitos, sendo sua composição média em volume seco: nitrogênio 78,0 % ; oxigênio 20,9 % ; argônio 0,93 % e dióxido de carbono 0,03 %. Contém, também, algumas partes de hélio, neônio, criptônio, xenônio, hidrogênio, metano e óxido nitroso. O ar é conteúdo das camadas mais baixas da atmosfera, o composto de que grande parte dos seres vivos necessita para sobreviver. Exerce diversas funções no ecossistema global; transporte de pólen para fecundação de plantas, ciclagem das águas, efeitos mecânicos dos ventos, locomoção de aves e insetos, entre outras.

Áreas naturais sob proteção – Essas áreas são protegidas para fins de manutenção de biodiversidade, pesquisas científicas e conservação de ecossistemas. No Brasil, são divididas em Unidades de Conservação, todas protegidas por leis, e que são as seguintes:

Áreas naturais tombadas – Áreas ou monumentos naturais cuja conservação é de interesse público, por seu valor ambiental, arqueológico, geológico, histórico, turístico ou paisagístico. Podem ser instituídas em terras públicas ou privadas.

Áreas de proteção ambiental – Áreas voltadas para a conservação da vida silvestre, os recursos naturais e a manutenção de bancos genéticos, além da preservação da qualidade de vida dos habitantes da área. A ocupação acontece por meio de zoneamento ambiental pelo poder político, juntamente com universidades e ONGs. Podem ser federais ou estaduais.

Áreas de relevante interesse ecológico (ARIE) – Apresentam os mesmos objetivos que as anteriores, com a particularidade de que nestas últimas a extensão territorial é sempre menor, mas as restrições às atividades humanas são sempre maiores. Podem ser federais, estaduais ou municipais.

Áreas sob proteção especial – A proteção especial é uma primeira instância de preservação de áreas ou bens, que após estudos mais detalhados podem ter seu status ampliado. São definidas por resolução federal, estadual ou municipal, em áreas de domínio público ou privado.

Área basal – Área da secção transversal de um tronco (de árvores e arbustos), a uma determinada altura do chão ou a uma determinada distância ao longo do tronco quando este está inclinado ou curvado. Área expressa em m² que uma ou um grupo de árvores ocupa no terreno.

Áreas de preservação permanente – Aquelas em que as florestas e demais formas de vegetação natural existentes não podem sofrer qualquer tipo de degradação. Ver reserva biológica.

Áreas especiais de interesse turístico (AEIT) – Trechos do território nacional, inclusive suas águas territoriais, a serem preservados e valorizados no sentido cultural e natural, destinados à realização de planos e projetos de desenvolvimento turístico e que assim forem instituídos na forma da legislação em vigor. Áreas com bens históricos culturais artísticos ou naturais de importância para as atividades recreativas e turísticas, sobre as quais se estabelece diretrizes de uso e ocupação.

Área contaminada – Área onde há comprovadamente poluição causada por quaisquer substâncias ou resíduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados, e que determina impactos negativos sobre os bens a proteger.

Área degradada – Área onde há a ocorrência de alterações negativas das suas propriedades físicas, tais como sua estrutura ou grau de compacidade, a perda de matéria devido à erosão e a alteração de características químicas, devido a processos como a salinização, lixiviação, deposição ácida e a introdução de poluentes.

Área de Proteção Ambiental (APA) – Categoria de unidade de conservação cujo objetivo é conservar a diversidade de ambientes, de espécies, de processos naturais e do patrimônio natural, visando a melhoria da qualidade de vida, através da manutenção das atividades sócio-econômicas da região. Esta proposta deve envolver, necessariamente, um trabalho de gestão integrada com participação do Poder Público e dos diversos setores da comunidade. Pública ou privada é determinada por decreto federal, estadual ou municipal, para que nela seja discriminado o uso do solo e evitada a degradação dos ecossistemas sob interferência humana.

Arrasto - Atividade de pesca em que a rede é lançada e o barco permanece em movimento. É uma prática considerada predatória quando a malha das redes é pequena, fora dos padrões fixados pelo IBAMA, pois nestes casos há captura de peixes e outros organismos aquáticos jovens. Outro prejuízo causado pelo arrasto é o revolvimento do fundo do mar, o que prejudica sensivelmente o ambiente e a fauna bentônica (que vive no fundo).

Assentamento humano – Estabelecimento de conglomerado demográfico, com o conjunto de seus sistemas de convivência, em área fisicamente localizada, considerando dentro da mesma os elementos naturais e as obras materiais que a integram.

Associação – (1) Grupo de populações vivendo em um determinado espaço e onde ocorrem inter-relações ou relações funcionais definidas. (2) grupos de plantas, com características bem definidas, que vivem numa área, onde as condições ambientais são geralmente uniformes.(3) comunidade vegetal de definida composição, freqüentemente conhecida pela(s) espécie(s) dominante(s).

Assoreamento – Processo em que lagos, rios, baías e estuários vão sendo aterrados pelos solos e outros sedimentos neles depositados pelas águas das enxurradas, ou por outros processos. Obstrução do leito de um canal, estuário ou rio por sedimentos; isso geralmente ocorre devido à erosão das margens ou redução da correnteza. A mineração é um dos agentes diretos ou indiretos desse processo.

Aterro controlado - Aterro para lixo residencial urbano, onde os resíduos são depositados recebendo depois uma camada de terra por cima. Na impossibilidade de se proceder a reciclagem do lixo, pela compostagem acelerada ou pela compostagem a céu aberto, as normas sanitárias e ambientais recomendam a adoção de aterro sanitário e não do controlado.

Aterro sanitário - Aterro para lixo residencial urbano com pré-requisitos de ordem sanitária e ambiental. Deve ser construído de acordo com técnicas definidas, como: impermeabilização do solo para que o chorume não atinja os lençóis freáticos, contaminando as águas; sistema de drenagem para chorume, que deve ser retirado do aterro sanitário e depositado em lagoa próxima que tenha essa finalidade específica, vedada ao público; sistema de drenagem de tubos para os gases, principalmente o gás carbônico, o gás metano e o gás sulfídrico, pois, se isso não for feito, o terreno fica sujeito a explosões e deslizamentos.

Aterro sanitário de resíduos sólidos urbanos – Técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais, método este que utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho, ou a intervalos menores, se necessários.

Auditoria ambiental – Avaliação regular e sistemática, documentada e objetiva da organização, gerência, equipamentos do ciclo de vida do(s) produto(s) em relação as leis, decretos, regulamentos, normas técnicas e ao conjunto de processos e operações que disciplinam ou produzem a qualidade ambiental.

Autóctone – Material, substância, elemento ou ser vivo encontrado e nativo em determinado ecossistema. Sin alóctone.

Autótrofos – Seres vivos, como as plantas, que produzem seus próprios alimentos à custa de energia solar, do CO2 do ar e da água do solo. Palavra originada do grego autos = próprio + trophos = nutrir.

Avaliação do Ciclo de Vida (de produto) – Envolve o exame dos impactos ambientais benéficos ou adversos, diretos ou indiretos, ocasionados no ambiente por um produto, envolvendo as suas matérias primas, os processos de pré-produção, produção, a embalagem que o condiciona, o transporte, reutilização e eliminação.

Aves de arribação – Qualquer espécie de ave que migre periodicamente.

Aviamento – Termo utilizado na exploração da madeira na Amazônia, servindo para designar a forma de antecipação de crédito na relação capital-trabalho.

Avifauna – Conjunto das espécies de aves que vivem numa determinada região.


Fonte: Ecologia e Progresso - Isso é possível?
Cetesb - agência ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
SMA - Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Ibama (www.ibama.gov.br)
MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Pick-upau – 2004 – São Paulo – Brasil
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.