Mundo
 
 
 
Vocabulário
Ecológico
 
 

Bacia hidrográfica - Conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes. A noção de bacias hidrográfica inclui naturalmente a existência de cabeceiras ou nascentes, divisores d'água, cursos d'água principais, afluentes, subafluentes, etc. Em todas as bacias hidrográficas deve existir uma hierarquização na rede hídrica e a água se escoa normalmente dos pontos mais altos para os mais baixos. O conceito de bacia hidrográfica deve incluir também noção de dinamismo, por causa das modificações que ocorrem nas linhas divisórias de água sob o efeito dos agentes erosivos, alargando ou diminuindo a área da bacia.

Banco de germoplasma – O mesmo que banco genético. Expressão genética para designar uma área de preservação biológica com grande variabilidade genética. Por extensão, qualquer área reservada para a multiplicação de plantas a partir de um banco de sementes ou de mudas, ou laboratório onde se conserva, por vários anos, sementes ou genes diferentes.

Bentos – Conjunto de seres vivos que vivem restritos ao fundo de rios, lagos, lagoas ou oceanos.

Bhopal - Cidade central da Índia onde ocorreu um vazamento de químicos de uma fábrica de agrotóxicos, matando mais de mil pessoas. Ainda hoje continuam morrendo pessoas que foram atingidas pelo pesticida.

Biocenose – Conjunto de animais e plantas que ocupam um ecossistema de maneira cíclica e permanente. O ecossistema é o conjunto geral, ao passo que a biocenose é a relação de equilíbrio entre os componentes vivos do ecossistema.

Biodegradável – Substância passível de decomposição por microorganismos que se degradam quimicamente e tornam a se integrar aos ciclos naturais; Substância que se decompõe pela ação de seres vivos.

Biodegradação - (1) Redução de uma substância a constituintes mais simples e menos prejudiciais como dióxido de carbono, água ou elementos individuais pela ação de organismos vivos. (2) destruição ou mineralização de matéria orgânica natural ou sintética, por microrganismos existentes no solo, água natural ou em um sistema de tratamento de água residuária.

Biodigestão – Processo que aproveita a decomposição (ou biodegradação) de certas substâncias para a produção de fontes de energia. Um exemplo é o gás metano, obtido a partir de resíduos alimentares e estrume.

Biodiversidade – A diversidade biológica de determinada região ou ecossistema. Segundo estimativas cautelosas, existem no planeta entre 5 a 10 milhões de espécies de organismos, mas outras fontes indicam cerca de 30 milhões. Biodiversidade - representa o conjunto de espécies animais e vegetais viventes.

Bioensaio – Procedimentos para avaliar a resposta biológica de determinada substância química ou poluentes sobre organismos vivos e em condições padronizadas.

Biogás - Mistura de gases cuja composição depende da forma como foi obtida. De modo geral sua composição é variável e é expressa em função dos componentes que aparecem em maior proporção. Assim o biogás pode conter 50 a 70% de metano (CH4), 50 a 30% de gás carbônico e traços de gás sulfídrico (H2 S). Pode ser obtido partindo-se de diversos tipos de materiais, tais como resíduos de materiais agrícolas, lixo, vinhaça, casca de arroz, esgoto, etc. Nos digestores, pelo processo da fermentação anaeróbica (digestão) através de uma seqüência de reações que termina com a produção de gases como o metano e o carbônico.

Biogeocenose – O mesmo que ecossistema.

Bioindicador – (1) Organismo vivo que identifica condições ambientais especiais. Por exemplo: a presença do grupo coliforme identifica a contaminação da água por material fecal. (2) ser vivo utilizado em bioensaios, para determinação do efeito biológico de alguma substância, fator ou condição.

Bioindústria – Indústria voltada para a produção de organismos vivos, enzimas, por exemplo, como alternativa biológica para o desenvolvimento de substâncias químicas na agropecuária, farmacologia e outras áreas científicas.

Bionomia – É o conjunto de estratégias de vida, ou seja, cuidados que cada espécie toma para assegurar sua sobrevivência. Essas estratégias são fixadas de forma hereditária e se adaptam a mudanças de tempo e espaço.

Bioma - Amplo conjunto de ecossistemas terrestres caracterizados por tipos fisionômicos semelhantes de vegetação, com diferentes tipos climáticos. É o conjunto de condições ecológicas de ordem climática e características de vegetação: o grande ecossistema com fauna, flora e clima próprios. Os principais biomas mundiais são: tundra, taiga, floresta temperada caducifólia, floresta tropical chuvosa, savana, oceano e água doce.

Biomassa - Quantidade de matéria orgânica presente num dado momento numa determinada área, e que pode ser expressa em peso, volume, área ou número; Massa orgânica ou a energia obtida pela fermentação ou combustão de massa orgânica. No caso da combustão, madeira e carvão são as matérias utilizadas. No caso da fermentação, podemos citar o uso dos biodigestores do bagaço da cana, que fábrica um gás aproveitado na produção de energia elétrica da própria usina.

Biosfera – O conjunto das zonas do planeta onde a vida é possível. É formada pela litosfera (camada mais superficiais da crosta terrestre), pela hidrosfera (águas oceânicas) e pelas camadas mais baixas da atmosfera; Sistema único formado pela atmosfera (troposfera), crosta terrestre (litosfera), água (hidrosfera) e mais todas as formas de vida. É o conjunto de todos os ecossistemas do planeta.
Biota – Conjunto de seres vivos que habitam um determinado ambiente ecológico, em estreita correspondência com as características físicas, químicas e biológicas deste ambiente.

Biótico – É o componente vivo do meio ambiente. Inclui a fauna, flora, vírus, bactérias, etc.

Biótipo – Grupo de indivíduos geneticamente iguais.

Biótopo – Habitat costumeiro de uma determinada espécie vegetal ou animal.

Borda de tabuleiro ou chapada – Locais onde tais formações topográficas terminam por declive abrupto, com inclinação superior a 100% ou 45* (quarenta e cinco graus).

Briófita – (1) Vegetal de pequenas dimensões, sem canais internos condutores de seiva, como os musgos. (2) Plantas terrestres sem sistema vascular.

Buraco da camada de ozônio – Abertura resultante da redução da camada de ozônio na estratosfera, constatada entre setembro e novembro de 1989 na Antártida e que tem sido motivo de alarme. Essa camada é essencial à preservação da vida do planeta, porque filtra os raios ultravioleta do sol, mortíferos às células. Observações recentes mostram que o buraco tem se estendido até o extremo sul da América do Sul e à Nova Zelândia.


Fonte: Ecologia e Progresso - Isso é possível?
Cetesb - agência ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
SMA - Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Ibama (www.ibama.gov.br)
MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Pick-upau – 2004 – São Paulo – Brasil
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.