Mundo
 
 
 
Vocabulário
Ecológico
 
 

Dano ambiental – Qualquer alteração provocada por intervenção antrópica.

Danos por poluição – As manifestações que perturbam ou afetam os fatores de equilíbrio que condicionam a vida, bem como danos materiais a objetos e instalações situadas no local. Também são considerados os prejuízos econômicos e financeiros a terceiros, como ao turismo, indústria e outros.

“Debt for Nature Swaps” - Troca da dívida por natureza, conceito criado em 1984 pelo ecologista Thomas Lovejoy. Consiste na compra de títulos da dívida externa de um país por uma organização ambientalista, que os repassa ao governo na medida em que este liberar recursos para projetos ecológicos. Cerca de dez países já fizeram esta conversão da dívida, entre os quais a Bolívia, a Costa Rica, o Equador e o México. O governo brasileiro é contra a operação, por acreditar que ela gera um crescimento da espiral inflacionária.

Decídua – Unidade vegetal que perde as folhas sazonalmente.

Decompositores – Organismos que transformam a matéria orgânica morta em matéria inorgânica simples, passível de ser reutilizada pelo mundo vivo. Compreendem a maioria dos fungos e das bactérias. O mesmo que saprófitas.


DDT – Iniciais do nome químico "dicloro-difenil-tricloroetano", inseticida (organoclorado pouco biodegradável) orgânico de síntese, empregado em forma de pó, em fervura ou em aerossol, contra insetos. O DDT se bioacumula na cadeia alimentar, sendo considerado uma substância potencialmente cancerígena. Seu uso é proibido na atualidade.

Degradação ambiental – Termo usado para designar alterações adversas, resultantes da atividade humana no ambiente e que podem causar desequilíbrio e destruição, parcial ou total, dos ecossistemas.

Delinqüência ecológica – Dano a um meio natural ou às qualidades desse meio, previsto e reprimido por um texto definido. Nenhum texto legal considera crime o dano a um meio natural.

Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) – A DBO de uma amostra de água é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica por decomposição microbiana aeróbia para uma forma inorgânica estável. A DBO é normalmente considerada como a quantidade de oxigênio consumido durante um determinado período de tempo, numa temperatura de incubação específica. Um período de tempo de 5 dias numa temperatura de incubação de 20° C é freqüentemente usado e referido como DBO 5,20.
Os maiores acréscimos em termos de DBO, num corpo d'água, são provocados por despejos de origem predominantemente orgânica. A presença de um alto teor de matéria orgânica pode induzir à completa extinção do oxigênio na água, provocando o desaparecimento de peixes e outras formas de vida aquática.
Um elevado valor da DBO pode indicar um incremento da micro-flora presente e interferir no equilíbrio da vida aquática, além de produzir sabores e odores desagradáveis e ainda, pode obstruir os filtros de areia utilizadas nas estações de tratamento de água.
Pelo fato da DBO somente medir a quantidade de oxigênio consumido num teste padronizado, não indica a presença de matéria não biodegradável, nem leva em consideração o efeito tóxico ou inibidor de materiais sobre a atividade microbiana.

Demanda Química de Oxigênio (DQO) – É a quantidade de oxigênio necessária para oxidação da matéria orgânica através de um agente químico. Os valores da DQO normalmente são maiores que os da DBO, sendo o teste realizado num prazo menor e em primeiro lugar, servindo os resultados de orientação para o teste da DBO. O aumento da concentração de DQO num corpo d'água se deve principalmente a despejos de origem industrial.

Demografia – Estudo estatístico do tamanho da população humana, crescimento, densidade e distribuição etária.

Desenvolvimento – Aumento da capacidade de atendimento das necessidades materiais dos seres humanos e melhoria da qualidade da vida.

Desenvolvimento sustentado – Modelo de desenvolvimento que leva em consideração, além dos fatores econômicos, aqueles de caráter social ecológico, assim como as disponibilidades dos recursos vivos e inanimados, as vantagens e os inconvenientes, a curto, médio e longo prazos, de outros tipos de ação. Tese defendida a partir do teórico indiano Anil Agarwal, pela qual não pode haver desenvolvimento que não seja harmônico com o meio ambiente. Assim, o desenvolvimento sustentado que no Brasil tem sido defendido mais intensamente, é um tipo de desenvolvimento que satisfaz as necessidades econômicas do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras; Segundo definição em 1987 da Comissão Brutland, da ONU, no relatório “Nosso futuro comum”, é o desenvolvimento social, econômico e cultural que atende às exigências do presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Para os países pobres, de acordo com o relatório “Nossa própria agenda”, da Comissão de Desenvolvimento e Meio Ambiente da América Latina e do Caribe, o desenvolvimento sustentado é essencialmente a satisfação das necessidades básicas da população, sobretudo dos grupos de baixa renda, que chegam a mais de 75% do continente.

Desertificação – Processo de transformação de territórios férteis em desertos. Pode ser provocado pela natureza, como no caso do Saara, constituído entre os 5000 e 1000 a.C., ou por meio artificial, para agricultura ou mineração. Segundo estudos da ONU, no ano 2000 cerca de um terço das terras cultivadas do mundo estará transformado em desertos; Opõe-se à biologização, indicando redução de processos vitais nos ambientes. Tem sido usado para especificar a expansão de áreas desérticas em países de clima quente e seco. Há fortes evidências de que resultam, em muitos casos, das formas antibiologizantes desenvolvidas pelas atividades humanas. Implica, portanto, na redução das condições agrícolas do planeta. Milhares de hectares de terras produtivas são transformadas em zonas irrecuperáveis anualmente no mundo. Para tanto, contribuem o desmatamento, o uso de tecnologias agropecuárias inadequadas e as queimadas.

Desmatamento – Prática de corte, capina ou queimada que leva à retirada da cobertura vegetal existente em determinada área, com propósitos agropecuários de especulação imobiliária.

Detergente biodegradável – Detergente sintético, que sofre ataque biológico, degradando-se e diminuindo assim seus efeitos na poluição das águas.

Dia da Terra – Comemorado em 22 de abril. Foi instituído pela ONU em 1969, com o propósito de provocar uma tomada de consciência sobre o meio ambiente e sua relação com o homem.

Diagnóstico ambiental – Consiste no conhecimento e na interpretação da interação e dinâmica do estado ambiental numa determinada área, relacionado-os aos fatores abióticos, bióticos e antrópicos.

Dióxido de enxofre – Resultante da combustão do petróleo e do carvão mineral é um dos compostos que mais poluem o ar. Combinado com o trióxido de enxofre pode transformar-se em ácido sulfúrico, um dos causadores da chuva ácida.

Dióxido de carbono – Gás que constitui uma pequena porcentagem da atmosfera, mas é a única fonte de carbono para as plantas verdes. Também ajuda a provocar o efeito estufa, na medida em que absorve os raios infravermelhos que vêm do sol para a terra, transformando-os em calor nas camadas inferiores da atmosfera.

Dioxina – Agente poluidor persistente formado durante a síntese do triclorofenol, que constitui a base de pesticidas e herbicidas. Uma de suas variações, o tipo TCDD, pode provocar dermatites tóxicas e perturbações hepáticas e renais.

Distribuição diamétrica – Maneira como se apresentam os diâmetros dos troncos medidos a 1,30 metros do solo (DAP).

Distrófico – (1) Solo de baixa fertilidade. (2) Descreve uma água rica em matéria húmica resultante da degradação da biota vegetal e freqüentemente de cor escura.

Diversidade genética – Variação entre indivíduos de uma mesma espécie.

Diversidade – A pluralidade das espécies representativas numa dada área.

Dominância de espécies – Grau em que determinadas espécies dominam em uma comunidade, devido ao tamanho, abundância ou cobertura, e que afeta as potencialidades das demais espécies.

Dossel – Parte formada pela copa das árvores que compõe o estrato superior da floresta.


Fonte: Ecologia e Progresso - Isso é possível?
Cetesb - agência ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
SMA - Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Ibama (www.ibama.gov.br)
MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Pick-upau – 2004 – São Paulo – Brasil
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.