Mundo
 
 
 
Vocabulário
Ecológico
 
 

Ecobatímetro – Instrumento para determinar a profundidade da água em um rio pela medida do tempo decorrido entre a emissão do sinal sonoro e o retorno do seu eco, após reflexão no fundo. Sin eco-sonda.

Ecodesenvolvimento – Visão moderna do desenvolvimento consorciado com o manejo dos ecossistemas, procurando utilizar os conhecimentos já existentes na região, no âmbito cultural, biológico, ambiental, social e político, evitando-se assim a agressão ao meio ambiente.

Ecologia – Quem utilizou, pela primeira vez, o termo ecologia, em 1866, foi o naturalista alemão Ernest Haeckel, propagador das idéias de Darwin. Ele a definiu como "economia biológica ou economia da natureza", ou ainda "ciência dos costumes dos organismos, suas necessidades vitais e suas relações com outros organismos" e mais, como "o estudo das relações de um organismo com seu ambiente inorgânico e orgânico". Atualmente, a definição de ecologia (do grego oikos - casa) está mais restrita ao estudo das relações entre organismos e o meio, enquanto o termo etologia (que para Haeckel era empregado como sinônimo de ecologia) se reserva ao estudo de costumes; Disciplina científica batizada pelo biólogo alemão Ernst Haeckel em 1866, que estuda as relações entre as espécies e o seu ambiente. Entre os grandes predecessores dessa disciplina podemos citar Charles Darwin, com seu A origem das espécies, de 1859, Alexander Humboldt e Eugenius Warming, este considerado o primeiro ecólogo.

Ecologia humana – Divisão da ecologia que considera as relações dos indivíduos e de comunidades humanas com o seu ambiente particular, a nível fisiográfico, ecológico e social.

Ecologia urbana – Estudo do ecossistema urbano.

Ecologia vegetal – Ou fitoecologia é o ramo da ecologia que enfatiza as relações entre vegetais e o ambiente ou entre as diferentes espécies de uma comunidade sem referência ao ambiente.

Ecossistema – A comunidade total de organismos, junto com o ambiente físico e químico no qual vivem se denomina ecossistema, que é a unidade funcional da ecologia; Conjunto de fatores físicos, químicos e bióticos que compõem determinado ambiente, que se estende por um espaço dado de dimensões variáveis.

Ecótipo – (1) Conjunto de indivíduos de uma comunidade com um mesmo padrão genotípico. (2) Raças de uma mesma espécie que diferem unicamente em alguns caracteres morfológicos e que se encontram adaptadas às condições locais.

Ecótono – Zona de contato ou transição entre duas formações vegetais com características distintas.

Ecótopo – (1) Meio ambiente de um ecossistema. Determinado tipo de habitat dentro de uma área geográfica ampla. (2) Conjunto de habitats em que uma determinada espécie vive. Ver biótopo e habitat

Ecoturismo – (1) Também conhecido como turismo ecológico é a atividade de lazer em que o homem busca, por necessidade e por direito, a revitalização da capacidade interativa e do prazer lúdico nas relações com a natureza. É o segmento da atividade turística que desenvolve o turismo de lazer, esportivo e educacional em áreas naturais utilizando, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação, promovendo a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente e garantindo o bem-estar das populações envolvidas. (2) Variante do turismo convencional destinada a aprofundar os conhecimentos e aprimorar a sensibilidade dos seres humanos na defesa das belezas cênicas, da vida selvagem e dos recursos naturais, bem como contribuir para a redução dos impactos culturais entre as diversas comunidades antrópicas de uma determinada região.

Edafologia – É a ciência que estuda os solos. Esta ciência, como tal compreende todos os métodos para o estudo do solo, suas propriedades e sua classificação.

Edema – Presença anormal de quantidades de água nos espaços dos tecidos intercelulares.

EDTA – Abreviação do sal de sódio do ácido etilnodiamina tetra-acético.

Educação ambiental – Processo de aprendizagem e comunicação de problemas relacionados à interação dos homens com seu ambiente natural. É o instrumento de formação de uma consciência, através do conhecimento e da reflexão sobre a realidade ambiental.

Efeito ambiental – Resultado das ações positivas ou negativas, diretas ou indiretas no ambiente, ocasionadas pelas atividades antropogênicas.

Efeito chaminé – Fenômeno que consiste na movimentação vertical de uma massa gasosa localizada ou de fluxo de gases devido à diferença de temperatura ou pressão com o meio.
Efeito cumulativo – Fenômeno que ocorre com inseticidas e compostos radioativos que se concentram nos organismos terminais da cadeia alimentar, como o homem.

Efeito estufa – Alteração no clima provocada pela emissão de gases que impedem a passagem da radiação térmica dos raios emitidos pela superfície da Terra na direção do espaço, aumentando assim a temperatura média do planeta. É alimentado pela combustão das reservas de energia fóssil, emissões industriais, desmatamento, fermentação de produtos agrícolas e uso de fertilizantes; Fenômeno que ocorre quando gases, como o dióxido de carbono entre outros, atuando como as paredes de vidro de uma estufa, aprisionam o calor na atmosfera da Terra, impedindo sua passagem de volta para a estratosfera. O efeito estufa funciona em escala planetária e o fenômeno pode ser observado, como exemplo, em um carro exposto ao sol e com as janelas fechadas.
Os raios solares atravessam o vidro do carro provocando o aquecimento de seu interior, que acaba "guardado" dentro do veículo, porque os vidros retêm os raios infravermelhos. No caso específico da atmosfera terrestre, gases como o CFC, o metano e o gás carbônico funcionam como se fossem o vidro de um carro. A luz do sol passa por eles, aquece a superfície do planeta, mas parte do calor que deveria ser devolvida à atmosfera fica presa, acarretando o aumento térmico do ambiente. Acontecendo em todo o planeta, seria capaz de promover o degelo parcial das calotas polares, com a conseqüente elevação do nível dos mares e a inundação dos litorais.

Efeito fotoelétrico – Processo em que um fotón retira elétron de um átomo, após lhe transmitir toda a sua energia.

Efeito genéticos das radiações – Trocas hereditárias, principalmente mutações, produzidas pela absorção de radiações ionizantes.

Efeito ilha de calor
– Características meteorológicas de determinada área urbana ou industrial que a distinguem de áreas vizinhas. Em tais áreas geralmente ocorrem temperaturas mais altas, perfis térmicos noturnos menos estáveis junto à superfície do solo, umidades do solo, umidades relativas comparativamente mais baixas, maior nebulosidade, neblina mais freqüente, menor radiação incidente, velocidade de vento mais baixas e maior precipitação pluviométrica.

Efeito isotópico – Efeito proveniente da diferença de massa entre os isótopos de um elemento, importante nas medidas de velocidade das reações químicas ou nos equilíbrios químicos.

Efeito Tyndall
– Propriedades das partículas microscópicas de difratarem a luz visível.

Eficiência de tratamento – Porcentagem de redução de parâmetro ou parâmetros de carga poluidora no efluente, em relação ao afluente.

Efluentes – Águas poluídas descarregadas por uma cidade ou fábrica após seu uso. Um depósito de efluentes de várias origens pode conter mais de 70 mil elementos poluidores diferentes.

Efluente estável – Despejo tratado, que contém oxigênio suficiente para satisfazer sua demanda de oxigênio.

Efluente recirculado
– Em geral, o efluente final de uma estação de tratamento biológico que retorna ao início do processo.

Efluentes gasosos – Termo impropriamente utilizado para designar emissões atmosféricas.

EIA – O EIA (ou Estudo de Impacto Ambiental) é um estudo que deve ser feito por qualquer empresa ou instituição que planeje a implantação de obra civil que possa afetar a saúde, a segurança ou o bem-estar dos habitantes da região, bem como as atividades socioeconômicas do local. A obrigatoriedade foi instituída pela Resolução 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente e concede o acesso público ao documento, respeitados possíveis sigilos industriais do projeto; Sigla do termo Enviromment Impact Assessment, que significa Avaliação de Impactos Ambientais, também chamado de Estudos de Impactos Ambientais. O RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) é tão somente um resumo do EIA.

Ejetor – Equipamento que usa um fluído sob pressão, como vapor, ar ou água, para mover outro fluído desenvolvendo sucção. A sucção é obtida passsando-se o fluido sobre pressão através de um venturi.

Eletrólise – Decomposição de uma substância química pela corrente elétrica.

Eletro-osmose – Escoamento através de um meio poroso causado por diferença de potencial elétrico.

Elutriação – (1) Processo de tratamento de lodo em que certas substâncias são removidas por decantações sucessivas com água ou com efluente de estações de tratamento ou demanda de substâncias químicas. (2) Operação que consiste em separar seletivamente partículas suspensas em um gás, de acordo com o seu diâmetro aerodinâmico.

Elutriador horizontal – Equipamento para a amostragem seletiva de partículas em uma corrente gasosa horizontal, que integra normalmente um trem de amostragem de dois estágios. Consiste em placas planas separadas que formam canais ou câmaras onde as partículas se sedimentam de acordo com seu diâmetro aerodinâmico. As partículas que não se sedimentam no elutriador são retiradas no segundo estágio do trem de amostragem.

Elutriador vertical – Equipamento para a amostragem seletiva de partículas em uma corrente gasosa ascendente, de velocidade definitiva, que normalmente faz parte de um trem de amostragem de dois estágios. As partículas maiores que um diâmetro crítico são todas retiradas e as menores são carregadas para fora do equipamento, sendo possível retê-las posteriormente, no segundo estágio do trem de amostragem.

Emissão atmosférica – Descarga de substâncias e/ou energia no ar.

Emissário – Coletor que recebe o esgoto de uma rede coletora e o encaminha a um ponto final de despejo ou de tratamento.

Empuxo – Força resultante vertical, geralmente de baixo para cima, exercida pela água num corpo total ou parcialmente imerso.

Emulsão nuclear – Emulsão fotográfica destinada à fixação e observação da trajetória individual das partículas ionizantes.

Emulsão – Mistura líquida heterogênea de duas ou mais fases, normalmente não miscíveis entre si, mas mantida em suspensão uma na outra, por forte agitação ou emulsionantes que modificam a tensão superficial.

Enchente – Fase de crescimento contínuo das alturas da água de um curso de água ou lago.

Endêmica – Espécie nativa, restrita a uma determinada área geográfica.

Endoenzima – Enzima formado intracelularmente e não excretada no meio de cultura.

Endógeno – Proveniente do interior ou produzido pelo interior.

Endósporo – Esporos com membranas espessas formadas por certas células bacterianas.

Endotoxina – Toxina de origem endógena, isto é, formada no interior do organismo ou da célula e não segregada por estes.

Endrim – Inseticida hidrocarboneto clorado, insolúvel na água, acetona, benzeno e ligeiramente solúvel no álcool.

Energia cinética – É aquela possuída por um objeto quando em movimento.

Energia de excitação – É necessária para elevar um sistema de seu estado estacionário (de menor energia) para um estado excitado. A cada diferente estado excitado está associado uma energia de excitação específica. Resulta da absorção de fótons ou da colisão inelástica com outras partículas.

Energia de ionização – A energia média perdida por uma radiação ionizante ao produzir um par iônico num gás. Para o ar vale cerca de 33 eV.

Energia de ligação – Representa a diferença, em massa, entre a soma das partes componentes e a verdadeira massa de um núcleo.

Energia de reação (nuclear)
– Na desintegração de uma reação nuclear é igual à soma das energias cinéticas ou radiantes dos requerentes, menos a soma das energias cinéticas ou radiantes dos produtos de reação. Se qualquer produto de uma reação específica se acha em estado excitado, a energia de radiação gama emitida subseqüentemente não esta incluída na soma. A energia nuclear do estado estacionário é a energia de reação quando todos os núcleos reagentes e produtos estão em seu estado estacionário: símbolo Q0.

Energia primária
– Tem como fonte os produtos energéticos providos pela natureza na sua forma direta: petróleo, gás natural, carvão-vapor, carvão metalúrgico, resíduos vegetais e animais, energia solar, eólica e outras.

Energia radiante – Características das ondas eletromagnéticas, tais como: de rádio, luz, raios x e gama.

Energia secundária – Tem como fonte produtos energéticos resultantes do processamento da energia primária nos centros de transformação, como: óleo diesel, óleos combustíveis, gasolinas automotiva e de aviação, gás liquefeito de petróleo, nafta, querosene iluminante, gás canalizado e de coqueria, carvão mineral, carvão vegetal, álcool e outros.

Energia – Capacidade de produzir trabalho. A energia potencial é inerente a um determinado objeto devido à posição em relação a outros objetos de referência.

Enfermidade – Afecção ou moléstia que se tornou irreversível, não havendo mais possibilidade de cura. Ex: lesão paralítica da poliomielite.

Ensaio biológico – Teste feito com o emprego de seres vivos, como peixes, cobaias, macacos, microrganismos e outros.

Ensaio de bombeamento – Extração de água de um poço a uma ou várias descargas selecionadas, durante a qual os níveis piezométricos ou freáticos são medidos regularmente no poço de bombeamento e nos poços de observação vizinhos. Os dados assim obtidos são utilizados para determinar os parâmetros da formação aqüifera nas vizinhanças do poço de bombeamento.

Enterococos – Bactéria do grupo de cocos, incluídos entre os estreptococos fecais, cujo ambiente natural é o intestino do homem ou de animais de sangue quente ou de temperatura constante.

Enterovírus – Vírus que se fixam ou se desenvolvem no aparelho digestivo. . Entropia: estado de desorganização térmica de um sistema.

Enzima adaptativa – Ezima sintetizada por um microrganismo em resposta à presença de determinado substrato ou de uma substância de estrutura molecular semelhante.

Enzima constitutiva – Ezima cuja síntese não dependente da presença de substrato específico.

Enzima reprimível – Ezima cuja taxa de produção é inversamente proporcional à concentração intracelular de certos metabólitos.

Enzimas – Proteínas de elevado peso molecular, dotados de propriedades catalíticas, que tornam possíveis a maioria das reações químicas, desenvolvidas nos seres vivos.

Eosina azul de metileno (EAM agar) – É um meio sólido, seletivo e diferencial, em que a combinação de eosina e do azul de metileno fornece diferenças nítidas entre a coloração de colônias de organismos fermentadores de lactose e dos não fermentadores.

Epidemia – Elevação brusca, temporária e significativa da incidência de uma doença numa comunidade humana. Em outras palavras, é uma erupção de uma doença numa comunidade humana, afetando grande número de pessoas, em curto espaço de tempo.

Epidemiologia – Ciência que estuda a distribuição das doenças e agravos à saúde nas comunidades e as relaciona a múltiplos fatores concernentes ao agente etiológico, hospedeiro e ambiente, indicando as medidas para a sua plofilaxia.

Epifauna – Animais bênticos que vivem sobre o substrato.

Epífitas – Plantas que crescem agarradas a outras plantas, tais como as orquídeas, musgos, liquens, bromélias, etc.

Epilímnio – Camada superficial turbulenta da água de um lago, acima da termoclina, sem estratificação termal permanente.

Epizootia – Definição igual à de epidemia, porém aplicada a uma comunidade animal. Sin enzootia.

Equalização – Regularização das variações de vazão e composição de uma água residuária.

Equilíbrio biológico
– Equilíbrio dinâmico entre os fatores bióticos que compõem determinado ecossistema.

Equilíbrio ecológico – Equilíbrio de fluxo de energia em um ecossistema.

Equilíbrio natural – A aparente estabilidade das relações entre as espécies de populações que constituem uma comunidade biótica.

Equipamento de amostragem inercial – Equipamento que utiliza as propriedades inerciais do material particulado para a sua coleta.

Equivalente populacional – Quociente da divisão da carga poluidora de água residuária expressa em DBO, dividida por 54 gramas, que é a estimativa da DBO produzida por uma pessoa durante o dia.

Erosão – Processo de desgaste da superfície da terra pela água corrente, vento ou outros agentes físicos; Processo pelo qual a camada superficial do solo ou partes do solo são retiradas pelo impacto de gotas de chuva, ventos e ondas e são transportadas e depositadas em outro lugar. Inicia-se como erosão laminar e pode até atingir o grau de voçoroca.

Erro – A diferença entre um valor observado e o valor real.

Erro absoluto de um hidrômetro – É a diferença entre o volume indicado e o volume de líquidos efetivamente escoado através do hidrômetro.

Erro de medição de vazão
– São as diferenças entre a quantidade de água indicada, totalizada ou registrada pelos medidores e a quantidade de água que efetivamente passou pelos mesmos num intervalo de tempo. Os erros ocasionados pelos medidores utilizados no sistema distributivo se denominam erros de macromedição, enquanto que, os que ocorrem nos medidores de consumo da instalação predial se denominam erros de micromedição.

Erro relativo de um hidrômetro – É o quociente do erro absoluto pelo valor do volume efetivamente escoado através do hidrômetro. Esse erro deve ser expresso em porcentagem.

Escala – Régua graduada de madeira ou metal, permitindo medir a altura ou nível da água.

Escala com flutuador – Flutuador de madeira, de cortiça ou de um corpo oco sobre a superfície da água, acompanhando-lhe as variações de nível e cujo movimento é indicado numa escala.

Escala de Ringelmann – Escala gráfica para a avaliação colorimétrica da densidade de fumaça, constituída de seis padrões com variações uniformes de tonalidade entre o branco e o preto. Os padrões são apresentados por meio de quadros retangulares, com redes de linha de espessura e espaçamento definidos, sobre um fundo branco.

Escala linimétrica – Escala utilizada para indicar a altura da superfície da água de um rio, reservatórios e lagos.

Escoamento de águas subterrâneas – Movimento de água num aqüífero.

Escoamento – Parte da precipitação que escoa para um curso de água pela superfície do solo (escoamento superficial) ou pelo interior do mesmo (escoamento subterrâneo).

Escuma – É uma dispersão na qual o ar ou outro gás forma a fase dispersa e um líquido a fase contínua. Este termo é empregado quando a concentração da fase dispersa é suficiente para que o sistema consista de bolhas de gás separadas por finas partículas de líquido.

Esgoto tratado
– Esgoto submetido a um tratamento parcial ou completo, com a finalidade de conseguir a remoção de substâncias indesejáveis e a mineralização da matéria orgânica.

Espécie – (1) Compõe-se de indivíduos semelhantes em todos ou na maioria de seus caracteres estruturais e funcionais, que se reproduzem sexuada ou assexuadamente e constituem uma linhagem filogenética distinta.(2) A menor população natural considerada diferente de todas as outras para merecer um nome científico, sendo assumido ou provado que permanecerá diferente de outras, ainda que possam ocorrer eventuais intercruzamentos com espécies próximas.(3) Categoria da classificação biológica subordinada imediatamente ao gênero ou subgênero sendo, a menor população natural considerada suficientemente diferente de outras partes para merecer um nome e da qual se assume ou se prova que permanecerá diferente apesar de eventuais intercruzamentos com espécies aparentadas.

Espécie ameaçada de extinção biológica – Aquela cuja densidade populacional é baixa e que sofre ação negativa por parte da atividade humana.

Espécie emergente
– Aquela que se sobressai devido à existência de determinadas condições no ambiente em que ocorre.

Espécie exótica – Espécie introduzida numa determinada área ou região.

Espécie indicadora – Aquela cuja presença indica a existência de determinadas condições no ambiente em que ocorre.

Espécie nativa – Espécie natural de uma região.

Espécie pioneira – Espécie vegetal que inicia a ocupação de áreas desabitadas de plantas em razão da ação do homem ou de forças naturais.

Espectroscopia de absorção – Método analítico-ótico, baseado na medida da radiação absorvida por uma substância.

Espectroscopia de emissão – Método analítico-ótico, baseado na medida da radiação emitida por uma substância.

Espirômetro – Gasômetro que mede o volume de um gás em função da altura do deslocamento do êmbolo de um cilindro de diâmetro conhecido, provocado pela introdução do gás.

Esporângio – Estrutura na qual se formam os esporos.

Esporicida – É a substância ou a preparação química que destrói os esporos.

Esporos – São estruturas especializadas que se formam em certas bactérias gram-positivas, sob condições de nutrição inadequadas. Os esporos não apresentam atividade metabólica e são muito mais resistentes aos efeitos do calor, dessecação, congelamento, drogas deletérias e radiações, do que as próprias células que os formam; ocorrem em bastonetes anaeróbios do gênero Clostridium e alguns Cocos.

Esquistossomose – Moléstia causada por vermes do gênero Schistosoma. O seu portador apresenta sintomas diversos, dependendo do ponto do organismo em que se localiza o parasita. O diagnóstico é realizado através do exame de fezes, em que se procura identificar os ovos característicos do verme.

Estação ecológica
– Áreas representativas de ecossistemas destinadas à realização de pesquisas básicas e aplicadas de ecologia, à produção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação conservacionista. Nas áreas circundadas às estações ecológicas, num raio de 10 quilômetros, qualquer atividade que possa afetar a biota ficará subordinada às normas editadas pelo CONAMA. Têm o objetivo de proteger amostras dos principais ecossistemas, equipando estas unidades com infra-estrutura que permita às instituições de pesquisas fazer estudos comparativos ecológicos entre áreas protegidas e aquelas que sofreram alteração antrópica.

Estação de medição – Local de um rio onde são determinados os regularmente os valores hidrométricos.

Estação de Tratamento de Água (ETA) – É o conjunto de instalações e equipamentos destinados a obter água para consumo humano em conformidade com os Padrões de Qualidade.
Estação de tratamento de águas residuárias – Conjunto de dispositivos e estruturas para a redução do potencial de poluição de determinado efluente líquido e do resíduo sólido produzido.

Estação elevatória – É o conjunto de bombas e acessórios que possibilitam a elevação da cota piezométrica da água transportada nos serviços de abastecimento público.

Estação pitométrica
– É a instalação que se executa num determinado ponto da tubulação com o objetivo de medir o seu diâmetro a velocidade do curso de água, empregando para isso calibradores de diâmetros e tubos Pitot. Normalmente, uma estação pitométrica se compõe de um válvula de incorporação de 1" de diâmetro livre e rosqueada na tubulação, além de um poço de visita destinado a permitir o acesso do operador da válvula de incorporação.

Estado de controle – Diz-se que um evento, processo ou meio está em estado de controle, quando as causas que provocam o desvio da qualidade em relação a determinado referencial são conhecidas e não geram tensões que comprometam a não observância dos critérios ou padrões previamente adotados.

Estase – Estagnação do sangue ou de outros humores do corpo.

Estequiometria – Cálculo das quantidades de reagentes ou produtos das reações químicas, efetuado com base nas leis das reações e executado, em geral, com auxílio das equações químicas correspondentes.

Ester – São compostos orgânicos que apresentam átomo de hidrogênio da carboxila, substituídos por um radical alcoíla ou arila.

Estereoisômeros – Denomina-se os isômeros que se diferenciam dos outros pela forma como os átomos se dispõem no espaço.

Esterificação – Reação química permitindo obter um Ester a partir de ácido e um álcool, enol - fenol, com eliminação de água.

Esterilização por calor a seco
– Processo baseado na exposição do material ao ar quente, provocando a termocoagulação das proteínas e conseqüente morte dos microrganismos.

Esterilização por calor úmido – Processo baseado na termocoagulação das proteínas pela ação do calor úmido. A esterilização por esse processo é obtida em temperaturas inferiores às necessidades para a esterilização por calor a seco, pois a termocoagualção das proteínas é catalisada pela água.

Esterilização por radiação ultravioleta – Processo baseado na exposição direta do material contaminado à radiação ultravioleta (UV).

Esterilização
– É a destruição de todas as formas de vida (bactérias, fungos, protozoários, formas vegetativas e esporos).

Esterilizante – É a substância ou a preparação química capaz de destruir todas as formas de vida (bactérias, fungos, vírus, protozoários, formas vegetativas e esporos).

Estratificação térmica – Presença de camadas de temperaturas diferentes na massa de água.

Estrato – (1) Determinada camada de vegetação que constitui o habitat de determinadas espécies. (2) Situações verticais em que se dispõem as plantas lenhosas dentro da comunidade, avaliadas em metros.

Estreptococos fecais – São cocos gram-positivos, geralmente ocorrendo aos pares ou em cadeias curtas que crescem na presença de sais biliares; usualmente são capazes de se C, produzem ácido, mas não gás a partir do manitol ou desenvolverem a 45 lactose, não atacam a rafinose, não reduzem nitrato a nitrito, produzem ácido em leite tornassolado, precipitam a gaseína; em forma livre são mais resistentes ao calor, condições alcalinas e altas concentrações de sais do que a maioria das bactérias vegetativas. Quando usado como indicadores de poluição fecal, as seguintes espécies são consideradas: Streptococus faecalis, S. faecalis, Var liquefaciens, S. faecalis, Var zymogenes, S. faecium, S. durans, S. bovis, S. equinus.

Estuário – Corpo de água semi-fechado onde as águas de um rio entram em contato com as águas do mar.

Estudo de Impacto Ambiental (EIA) – Sigla do termo Enviromment Impact Assessment, que significa Avaliação de Impactos Ambientais, também chamado de Estudos de Impactos Ambientais.

Estudo de Impacto Ambiental – Instrumento da política ambiental, com a finalidade de identificar, predizer e descrever as alterações positivas ou negativas de determinada ação antrópica sobre a qualidade da vida dos seres humanos e dos recursos naturais.

ETA – Abreviação de Estação de Tratamento de Água.

ETE – Abreviação de Estação de Tratamento de Esgotos.

Etologia – (1) Ciência que estuda o comportamento dos seres vivos, visando estabelecer os efeitos e as causas, assim como os mecanismos responsáveis por diferentes formas de conduta. (2) Estudo comparativo do comportamento dos animais em seu ambiente natural. A etologia humana é o estudo específico do comportamento dos seres humanos.

Etoxilação – Reação química permitindo a fixação de uma ou mais moléculas de óxido de etileno sobre um composto químico.

Eufótica – Superfície da água bem iluminada. Refere-se à superfície superior dos corpos de água, na qual existe penetração dos raios solares que permitem o desenvolvimento de plantas clorofiladas.

Euritermo – Organismos que toleram amplas variações de temperatura.

Eutrófico – (1) Solo fértil. (2) Qualquer meio (solo, água) rico em nutrientes; antônimo de oligrotrófico.

Eutrofização – Fenômeno pelo qual a água é acrescida, principalmente, por compostos nitrogenados e fosforados. Ocorre pelo depósito de fertilizantes utilizados na agricultura ou de lixo e esgotos domésticos, além de resíduos industriais como o vinhoto, oriundo da indústria açucareira, na água. Isso promove o desenvolvimento de uma superpopulação de microorganismos decompositores, que consomem o oxigênio, acarretando a morte das espécies aeróbicas, por asfixia. A água passa a ter presença predominante de seres anaeróbicos que produzem o ácido sulfídrico (H2 S), com odor parecido ao de ovos podres.

Evaporação de água
– Emissão de vapor por uma superfície de água livre em temperatura inferior ao ponto de ebulição.

Evaporação efetiva
– Vide evaporação real.

Evaporação real
– Quantidade de água evaporada de uma superfície de água livre ou do solo.

Evaporação – Processo pelo qual um líquido é transformado lentamente em vapor.

Evapotranspiração – Quantidade de água transferida do solo à atmosfera por evaporação e transpiração das plantas.

Evapotranspirômetro – Instrumento utilizado para medir a evapotranspiração.

Exigência – Qualquer fator do meio ambiente (ex: fosfato, sombra) necessário para o desenvolvimento de um organismo; necessidade.

Exoenzima – Enzima excretada por certos microrganismos no meio de cultura.

Exorreico – Que drena para o oceano.

Exploração seletiva – O mesmo que explotação seletiva. Extração de espécies ou produtos de origem vegetal previamente determinados.

Explosímetro – Equipamento destinado a determinar a concentração de uma substância no ar, mediante método potenciométrico.

Extinção – Extermínio completo de uma espécie. A lista mais recente de animais brasileiros ameaçados de extinção, divulgada pelo IBAMA em conjunto com a Fundação Biodiversitas, indica 207 espécies.

Extrativismo – Ato de extrair madeira ou outros produtos das florestas ou minerais.

Extrator magnético – Eletroimã ou imã permanente envolvido por uma correia transportadora provida de aletas para a separação dos materiais ferrosos presentes nos resíduos.

Extravasor – Canalização destinada a escoar eventuais excessos de água dos reservatórios.


Fonte: Ecologia e Progresso - Isso é possível?
Cetesb - agência ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
SMA - Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Ibama (www.ibama.gov.br)
MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Pick-upau – 2004 – São Paulo – Brasil
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.