Mundo
 
 
 
Vocabulário
Ecológico
 
 

Manancial – Qualquer corpo d'água, superficial ou subterrâneo, utilizado para abastecimento humano, industrial, animal ou irrigação.

Manejo – Aplicação de programas de utilização dos ecossistemas, naturais ou artificiais, baseada em teorias ecológicas sólidas, de modo a manter, de melhor forma possível, nas comunidades, fontes úteis de produtos biológicos para o homem, e também como fonte de conhecimento científico e de lazer.

Mangue – Terreno baixo, junto à costa do mar, sujeito a inundações da maré, quase completamente formado por vasas ou lamas de depósitos recentes. Os mangues são bases importantes da cadeia alimentar. Pessoas costumam viver neles, sobre palafitas, de forma bastante precária.

Maré negra – Termo usado pelos ecologistas para designar as grandes manchas de óleo provenientes de desastres com terminais de óleo e navios petroleiros, e que, por vezes, poluem grandes extensões da superfície dos oceanos.

Maré vermelha – Floração ou proliferação excessiva de microorganismos aquáticos, com predominância de uma espécie, decorrente do aparecimento de condições ambientais favoráveis, podendo causar alteração na coloração da água e/ou formação de uma camada espessa na superfície.

Mata ciliar – É o conjunto da flora existente à beira de um rio, córrego ou espelho d’água. Também conhecido como floresta ciliar.

Material Particulado (MP) e partículas Inaláveis (PI) – É um conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo o tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho. Esse poluente resulta da queima incompleta de combustíveis e de seus aditivos, de processos industriais e do desgaste de pneus e freios. Em geral são provenientes da fumaça emitida pelos veículos movidos a óleo diesel; da fumaça expelida pelas chaminés das indústrias ou pelas queimadas; da poeira depositada nas ruas e dos resíduos de processos industriais que utilizam material granulado; de obras viárias ou que movimentam terra, areia, etc. O material particulado serve de meio de transporte para outras substâncias, como hidrocarbonetos e metais, que se agregam às partículas. Entre as partículas inaláveis, as mais grossas ficam retidas na parte superior do sistema respiratório, enquanto as mais finas, devido ao seu tamanho diminuto, podem atingir os alvéolos pulmonares, que se constituem na região mais profunda do sistema respiratório.Entre os sintomas relacionados com a inalação do MP estão as alergias, asma e bronquite crônica. Causa também irritação nos olhos e garganta, reduzindo a resistência às infecções.

Meio ambiente – Tudo o que cerca o ser vivo, que o influencia e que é indispensável à sua sustentação. Estas condições incluem solo, clima, recursos hídricos, ar, nutrientes e os outros organismos. O meio ambiente não é constituído apenas do meio físico e biológico, mas também do meio sócio-cultural e sua relação com os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem.

Metais pesados – Grupos de elementos metálicos que atuam como poluentes e são tóxicos. São o mercúrio, o cádmio, o chumbo, o zinco, o crômio, o níquel, o selênio, o cobre, a platina e o arsênico. Acumulam-se nos organismos e podem chegar ao homem por intermédio de cadeia alimentar, como no acidente ecológico da baía de Minamata, no Japão, em 1953, quando dezenas de pescadores morreram ao comer peixes e moluscos intoxicados por mercúrio; São metais reclacitrantes, como o cobre e o mercúrio – naturalmente não biodegradáveis – que fazem parte da composição de muitos pesticidas e se acumulam progressivamente na cadeia trófica.

Metano – Carboneto de hidrogênio, produto de decomposição anaeróbica. Conhecido antigamente como gás do pântano’ é uma fonte de energia alternativa.

Microclima – Conjunto das condições atmosféricas de um lugar limitado em relação às do clima geral.

Migração – Deslocamento de indivíduos ou grupo de indivíduos de uma região para outra. Pode ser regular ou periódica, podendo ainda coincidir com mudanças de estação.

Mimetismo – Propriedade de alguns seres vivos de imitar o meio ambiente em que vivem, de modo a passarem despercebidos.

Monitoramento ambiental – Medição repetitiva, descrita ou contínua, ou observação sistemática da qualidade ambiental.

Monocultura – Cultivo de uma única espécie vegetal numa região específica. Ela provoca desequilíbrios no ecossistema, gerando pragas, ou seja, concentração de determinada espécie animal ou vegetal, que exigem defesa por meios químicos.
Monóxido de carbono (CO) – É um gás incolor e inodoro que resulta da queima incompleta de combustíveis. Os efeitos da exposição de seres humanos ao monóxido de carbono estão associados à capacidade de transporte de oxigênio no sangue. O monóxido de carbono compete com o oxigênio na combinação com a hemoglobina no sangue, uma vez que sua afinidade com este gás poluente é 210 vezes maior do que com o oxigênio. Quando uma molécula de hemoglobina recebe uma molécula de monóxido de carbono forma-se a carboxihemoglobina, que diminui a capacidade do sangue de transportar oxigênio.
A elevação dos índices de CO podem resultar em altos níveis de carboxihemoglobina no sangue, afetando a capacidade de trabalho e de exercício físico em pessoas sadias. Resultam também em efeitos cardiovasculares, agravando seriamente o quadro de portadores de doenças cardíacas.
Estudos experimentais têm demonstrado que baixos níveis de carboxihemoglobina já podem causar diminuição na capacidade de estimar intervalos de tempo e podem diminuir os reflexos e a acuidade visual da pessoa exposta. Por esta razão, altos índices de monóxido de carbono em áreas de tráfego intenso têm sido apontados como causa adicional de acidentes de trânsito. Os sintomas de intoxicação são: desconforto físico, náuseas, dor de cabeça, tontura, perda de concentração, dependendo da intensidade da exposição pode levar à morte em poucas horas ou minutos.

Montante – Um lugar situado acima de outro, tomando-se em consideração a corrente fluvial que passa na região. O relevo de montante é, por conseguinte, aquele que está mais próximo das cabeceiras de um curso d'água, enquanto o de jusante está mais próximo da foz.

Mutações – variações descontínuas que modificam o patrimônio genético e se exteriorizam através de alterações permanentes e hereditárias. Se constituem em fatores de relevante importância no sentido da adaptação do ser vivo ao meio ambiente.

Mutualismo – associação interespecífica harmônica em que duas espécies envolvidas ajudam-se mutuamente.


Fonte: Ecologia e Progresso - Isso é possível?
Cetesb - agência ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
SMA - Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Ibama (www.ibama.gov.br)
MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Pick-upau – 2004 – São Paulo – Brasil
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.