Mundo
 
 
 
Vocabulário
Ecológico
 
 

Tabuleiro ou chapada – Formas topográficas que se assemelham a planaltos, com declividade média inferior a 10% e extensão superior a dez hectares, terminada de forma abrupta; a chapada se caracteriza por grandes superfícies a mais de seiscentos metros de altitude.

Taxa de fecundidade total – Número médio de filhos que teria uma mulher ao fim de um período reprodutivo. Sin coeficiente de fecundidade.

Tecnosfera – Termo empregado pelos modernos ecologistas para identificar toda a parte tecnológica da Terra, incluindo sua estrutura econômica e as conseqüências de sua existência e rumo na evolução.

Tecnologia hard ou ‘dura’ - Tecnologia baseada no consumo de recursos naturais como se fossem ilimitados. Suas características básicas são o grande consumo de energia e recursos não-renováveis, o alto impacto ao meio ambiente, o desenvolvimento que visa ao lucro e não a questões sociais, o uso intensivo de capital e não de mão-de-obra e o desrespeito às condições básicas de segurança e bem-estar do trabalhador.

Tecnologia soft ou ‘leve’ ou ‘alternativa’ - Modelo sugerido pelos ambientalistas, caracterizado por comportamentos de pesquisa, produção, distribuição e consumo de bens, produtos e serviços não-agressivos ao meio ambiente e às comunidades.

Teia alimentar – Conjunto de várias cadeias alimentares interrelacionadas.

Temperatura – É uma medida da quantidade de energia que uma molécula desenvolve com seu movimento. É o elemento que define o clima, com exceção da gravidade é o mais importante dos fatores ecológicos.

Tensão ecológica – Encontro entre duas ou mais regiões ecológicas, ou entre tipos de vegetação que interpenetram-se sob a forma de enclave ou mistura( ecótono). Exemplo: contato entre as formações florestais e a Campinarana.

Teratogênico – Produto químico que, ingerido por um indivíduo do sexo feminino, pode causar deformações no filho que ele gerar. Como exemplos temos a talidomida, mercúrio, etc.

Terras indígenas – Terras tradicionalmente ocupadas pelos índios e por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para as atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessárias a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo os seus usos, costumes e tradições.

Territorialidade – É uma forma de resistência ambiental - entre insetos, mamíferos, peixes e aves - onde os animais defendem dos intrusos, não só os locais de nidificação, como também uma área suplementar em volta.

Tolerância – Capacidade de suportar variações ambientais em maior ou menor grau. Para identificar os níveis de tolerância de um organismo são utilizados os prefixos euri, que significa amplo, ou esteno, que significa limitado. Assim, um animal que suporta uma ampla variação de temperatura ambiental é denominado euritermo, enquanto um organismo que possui pequena capacidade de tolerância a este mesmo fator é chamado estenotermo.

Tombamento – Área com características e tombamento variável em função do bem a proteger. O tombamento pode incidir sobre áreas já definidas como unidades de conservação.

Tora industrial – Termo utilizado em silvicultura para designar todos os produtos da madeira, exceto a lenha e o carvão.

Toxicidade – Medida relativa ao efeito nocivo de uma substância sobre o organismo.

Tóxico – Substância química ou biológica capaz de produzir envenenamento.

Transmissão – Transferência de um agente etiológico animado de uma fonte primária de infecção para um novo hospedeiro; compreende três fases: vias de eliminação, de transmissão e de penetração. Divide-se em transmissão direta e indireta.

Tratamento de água – É o conjunto de ações destinado a alterar as características físicas e ou químicas e ou biológicas da água, de modo a satisfazer o padrão de portabilidade adotado pela autoridade competente.


Fonte: Ecologia e Progresso - Isso é possível?
Cetesb - agência ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
SMA - Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Ibama (www.ibama.gov.br)
MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Pick-upau – 2004 – São Paulo – Brasil
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.