Mundo
 
 
 
 
Unidades de Conservação
Diretrizes para visitação em UCs no Brasil
 
 

Os praticantes de canionismo, aqueles que seguem o percurso traçado por um curso d'água no interior de um cânion, não devem pisar no fundo do leito do rio ou nas plantas localizadas nas margens. Essa é uma das recomendações que constam entre as Diretrizes para a Visitação em Unidades de Conservação, lançadas recentemente pela diretoria do Programa Nacional de Áreas Protegidas.

O objetivo das diretrizes é permitir o turismo nessas áreas de maneira compatível com um dos principais objetivos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc): a preservação da biodiversidade. O governo entende que a atividade, cuja demanda vem crescendo a cada ano, pode gerar recursos para a conservação da natureza nas unidades de conservação (UCs) e ainda potencializar o uso sustentável dos serviços vinculados aos ecossistemas.

As regras estão descritas numa publicação que o Ministério do Meio Ambiente pretende disponibilizar no site (www.mma.gov.br) nas próximas semanas. As diretrizes também são importantes para orientar ações de planejamento, gestão e implementação das UCs. Elas contém normas gerais e específicas, como as que tratam da participação das comunidades locais e populações tradicionais na gestão das visitas às unidades.

O documento descreve diretrizes para a segurança durante a visitação, para a prestação de serviços e para atividades realizadas por portadores de necessidades especiais. Além das regras para o canionismo, existem normas para caminhada, mergulho, canoagem, rafting, vôo livre, cachoeirismo, montanhismo, escalada, ciclismo, para visita a cavernas, para a observação a partir de embarcações, para o uso de animais de montaria e para acampamento. Ainda fazem parte do documento, recomendações gerais para os visitantes e para instituições prestadoras de serviço dentro das UCs. (Marluza Mattos/MMA)

> Conheça as diretrizes
Veja o documento na íntegra.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
Ibama (www.ibama.gov.br)
Fotos: Pick-upau (www.pick-upau.org.br)
Pick-upau – 2006 – São Paulo – Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.