Mundo
 
 
 
O Lobo do Homem
Bhopal
 
 

> Bhopal, Índia: O pior desastre químico da história
(1984 – 2002) - Na madrugada entre dois e três de dezembro de 1984, 40 toneladas de gases letais vazaram da fábrica de agrotóxicos da Union Carbide Corporation, em Bhopal, Índia. Foi o maior desastre químico da história. Gases tóxicos como o isocianato de metila e o hidrocianeto escaparam de um tanque durante operações de rotina. Os precários dispositivos de segurança que deveriam evitar desastres como esse apresentavam problemas ou estavam desligados. Veja mais.

> Bhopal: O desastre continua
Na noite entre dois e três de dezembro de 1984, cerca de 40 toneladas de metil isocianato e outros gases letais vazaram da fábrica de agrotóxicos da Union Carbide Corporation, em Bhopal, Índia. Foi o pior desastre químico da história. Estima-se que entre 3,5 e 7,5 mil pessoas morreram em decorrência da exposição direta aos gases, mas o número exato continua incerto. Infelizmente, a noite do desastre foi apenas o início de uma tragédia, cujos efeitos se estendem até hoje. A Union Carbide, que possuía a fábrica de agrotóxicos na época do vazamento dos gases, abandonou a área, deixando para trás uma grande quantidade de venenos perigosos. Os moradores de Bhopal ficaram com fornecimento de água contaminada e um legado tóxico que ainda hoje causa prejuízos. Veja mais.

> Relembrando a tragédia
Na madrugada de três de dezembro de 1984, uma nuvem de metil-isocianato, originada da fábrica da Union Carbide Corporation, em Bhopal, Índia, espalhou-se pelas áreas residenciais vizinhas à instalação, densamente povoadas, atingindo cerca de 500.000 pessoas, no pior acidente químico da história.
> Acidentes com produtos perigosos
Seminário: Acidentes com produtos perigosos. Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria do Estado de Saúde, Centro de Vigilância em Saúde, Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde e Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo).

> Instruções contra desastres ambientais
Orientar a implementação, no âmbito do Sistema Nacional de Defesa Civil - SINDEC, de uma sistemática técnica, administrativa e jurídica, com o objetivo de reduzir os desastres antropogênicos de natureza tecnológica, em instalações fixas que apresentem riscos de desastres focais relacionados com produtos perigosos. Prevenir desastres antropogênicos, de natureza tecnológica, especialmente aqueles relacionados com incêndios, explosões e extravasamentos de produtos perigosos, em instalações fixas.

> Veja outros documentos relacionados (Tragédia: Bhopal)
Na madrugada de 3 de dezembro de 1984, uma nuvem de metil-isocianato, originada da fábrica da Union Carbide Corporation, em Bhopal, espalhou-se pelas áreas residenciais vizinhas à instalação, atingindo cerca de 500 mil pessoas. O número exato de mortes, estimado entre 4 mil e 8 mil, nunca será conhecido. Estima-se que mais de 30 mil pessoas, logo após o acidente e nos anos subseqüentes, sofreram seqüelas graves, muitas delas irreversíveis, como distúrbios respiratórios, lesões oculares, câncer. Na região da fábrica ainda hoje se verifica ampla poluição da água e do solo. O acidente teve repercussão mundial e alterou para sempre a maneira de tratar a segurança das instalações químicas.

Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de SP (www.cetesb.sp.gov.br)
Secretaria estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Ministério do Trabalho (www.mte.gov.br)
Folha de São Paulo (www.folha.com.br)
Estado de São Paulo (www.estado.com.br)
Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Pick-upau – 2006 – São Paulo – Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.