Mundo
 
 
 
O Lobo do Homem
Chernobyl
 
 

> Segundo a ONU, Chernobyl matou 56 pessoas
O maior acidente nuclear da História não provocou tantas mortes quanto se imaginava. Até agora, 56 vítimas fatais foram diretamente relacionadas à radiação liberada em 1986 pela usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia - na época uma república soviética. O número é bem menor que o divulgado pelas autoridades ucranianas, que falavam em mais de 100 mil mortos. Matérias relacionadas.

> Segundo a OMS, Chernobyl matou 216 pessoas
A Organização Mundial de Saúde (OMS), da ONU, produziu seu próprio relatório afirmando que as mortes poderiam ultrapassar 8 mil se fosse ampliado o campo de pesquisa. A OMS estimou que, entre 76 mil pessoas analisadas, houve 216 mortes até 1998, e não 56. Matérias relacionadas.

> Perigos dos reatores nucleares
Este relatório fornece uma avaliação ampla dos perigos dos reatores nucleares em operação, dos novos projetos revolucionários. e dos conceitos de futuros reatores nucleares. Também trata dos riscos associados ao manejo do combustível nuclear utilizado. A primeira parte do relatório descreve os problemas característicos e inerentes aos projetos dos principais reatores em operação atualmente; a segunda parte avalia os riscos associados a novos projetos; a terceira parte, o envelhecimento dos reatores em operação; a quarta parte, a ameaça terrorista à energia nuclear; e a quinta parte, os riscos associados aos impactos das mudanças climáticas como enchentes sobre a energia nuclear.
Riscos na operação da tecnologia nuclear no século 21.

> 1998: Centenário de uma descoberta
Muitos foram os que dedicaram a sua vida à ciência nuclear, mas um nome em especial merece destaque pela sua obstinação, pelos sacrifícios que se impôs na busca do conhecimento e pelos incríveis resultados alcançados – Marie Sklodowska-Curie, uma mulher extraordinária, descobridora dos elementos Polônio e Rádio em 1898, sendo os seus esforços justamente coroados por dois Prêmios Nobel.

> Outras opções de energia
Depois da revolução industrial, no final do século XVIII, e especialmente durante o século XX, o impacto da atividade humana sobre o meio ambiente tornou-se muito significativo. O aumento da população e do consumo pessoal, principalmente nos países desenvolvidos, originou problemas ambientais cuja solução é o grande desafio deste início de século para pesquisadores, ambientalistas, governos, organizações não-governamentais e comunidades de todo o mundo.
Grande parte dos problemas está relacionada com a exploração e utilização de energia. Poluição, chuva ácida, destruição da camada de ozônio, aquecimento da Terra – por causa da intensificação do efeito estufa – e destruição da fauna e flora são alguns dos efeitos dos processos atualmente disponíveis para a geração de energia. (Veja também o capítulo Transportes).
Hoje, 75% da energia gerada em todo o mundo é consumida por apenas 25% da população mundial, principalmente nos países industrializados. Prevendo que a população dos países em desenvolvimento deverá dobrar até que se consiga a estabilização, por volta do ano 2110, e melhorar seus padrões de consumo, a questão é: como atender à demanda por energia sem que ocorram impactos ambientais ainda mais significativos?
- Energia elétrica / energia hidráulica / energia termelétrica / energia eólica / energia solar

> Aplicações da Energia Nuclear Apostila Educativa (CNEN)
A cada dia, novas técnicas nucleares são desenvolvidas nos diversos campos da atividade humana, possibilitando a execução de tarefas impossíveis de serem realizadas pelos meios convencionais. A medicina, a pesquisa, a indústria, particularmente a farmacêutica, e a agricultura são as áreas mais beneficiadas.
Os isótopos radioativos, devido a propriedade de emitir radiação, têm vários usos. As radiações podem atravessar a matéria ou ser absorvidas por ela; isso possibilita múltiplas aplicações. Mesmo em quantidades cuja massa não pode ser determinada pelos métodos químicos, a radiação emitida por eles pode ser detectada. Veja mais.

> Energia Nuclear Apostila Educativa (CNEN)
De um modo geral, a energia pode ser definida como capacidade de realizar trabalho ou como o resultado da realização de um trabalho. Na prática, a energia É melhor “sentida” do que definida. Quando se olha para o Sol, tem-se a sensação de que ele é dotado de muita energia, devido à luz e ao calor que emite constantemente. Veja mais.

> Radioatividade Apostila Educativa (CNEN)
Todas as coisas existentes na natureza são constituídas de átomos ou suas combinações. Atualmente, sabemos que o átomo È a menor estrutura da matéria que apresenta as propriedades de um elemento químico.
A estrutura de um átomo É semelhante à do Sistema Solar, consistindo em um núcleo, onde fica concentrada a massa, como o Sol, e em partículas girando em seu redor, denominadas elétrons, equivalentes aos planetas. Veja mais.

> A História da Energia Nuclear (CNEN)
Saiba mais sobre o surgimento da energia nuclear.

> Conheça outras fontes de energia
Energia solar, hidrelétricas, termelétricas, eólica. Saiba como economizar. Veja mais.

> Perguntas freqüentes
Veja as perguntas mais comuns sobre a energia nuclear.

> Outros documentos relacionados
Veja outros documentos relacionados a energia nuclear e suas aplicações.

> Saiba mais sobre a atividade nuclear no Brasil
Veja também a legislação nuclear no país.

Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Folha de São Paulo (www.folha.com.br)
Estado de São Paulo (www.estado.com.br)
O Globo (www.oglobo.com.br)
Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear (www.cnen.gov.br)
Pick-upau – 2006 – São Paulo – Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.