Mundo
 
 
 
O Lobo do Homem
Prestige
 
 

Tragédia ambiental: petroleiro se parte ao meio perto da costa da Espanha

Brasília - O petroleiro Prestige, que estava à deriva na costa noroeste da Espanha há uma semana, partiu-se ao meio hoje, em um acidente que, segundo avaliação de ecologistas, poderá resultar na maior tragédia ambiental de todos os tempos. A embarcação transportava 70 mil toneladas métricas de petróleo. As informações são da CNN.

O grupo WWF havia alertado que, no caso de todo o óleo a bordo do navio vazar, as conseqüências seriam duas vezes maiores do que as provocadas pelo Exxon Valdez na costa do Alasca, em 1989. A CNN informou que os danos causados pelo petroleiro com bandeira de Bahamas já somam US$ 90 milhões.

Nos últimos dias, o óleo liberado pelo Prestige ao longo de uma área de 90 quilômetros quadrados causou a morte de milhares de peixes e pássaros. Vários outros vazamentos menores foram detectados ao longo da costa da Galícia, segundo o governo local. Ambientalistas disseram que as barreiras espalhadas pelo mar, no Oceano Atlântico, serão insuficientes para conter o óleo que começou a vazar após a ruptura do petroleiro.

Especialistas descreveram o derramamento como um dos mais difíceis de se controlar, por ser espesso, pesado e persistente, o que impossibilitava sua dispersão pelo mar. O governo da Galícia alertou que o óleo estava se espalhando para tão distante que até mesmo enseadas mais encravadas na costa seriam maculadas.

A fim de proteger as indústrias da pesca e do turismo contra danos ainda maiores, a Espanha e também Portugal espalharam barreiras pelo mar e proibiram as equipes que tentavam salvar o Prestige de levar o navio para um dos portos.

Ontem (18), dois cabos-de-guerra espanhóis tentaram empurrar o petroleiro para uma área o mais distante possível da costa. Quando se partiu, o navio estava a cerca de 130 quilômetros das praias da Galícia.

A Espanha e a União Européia criticaram as autoridades da Letônia, onde a embarcação recebeu a maior parte de sua carga, e da Grã-Bretanha, que tem jurisdição sobre Gibraltar, para onde se supõe que o Prestige estava seguindo. Os britânicos negam que Gibraltar fosse o destino do navio. Ainda assim, foram acusados, juntamente com os letões, de não seguir as normas de segurança à risca.

O capitão do navio, um grego que está detido em La Coruña, foi acusado de deixar de colaborar com as equipes de salvamento após emitir um pedido de socorro.

A costa noroeste da Espanha sofreu com vários acidentes com petroleiros nos últimos anos, o pior em dezembro de 1992, quando o navio grego Mar Egeu derramou 60 milhões de litros de óleo cru perto de La Coruña.
Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
Lucas Tavares - 19/11/2002

> O Desastre do Prestige
Impactos sobre organismos marinhos e comunidades litorâneas; impacto sobre toda a cultura pesqueira da região; efeitos comerciais; segurança alimentar afetada, repercussão sobre o terceiro setor entre outras constatações. Veja mais.

> Prestige, outros documentos relacionados
Manchas de óleo do navio naufragado Prestige, que já poluíram 179 praias da Espanha, podem chegar a Portugal. O casco da embarcação rachou em meio ao mau tempo perto da costa da Espanha, no dia 13 de novembro, deixando escapar óleo. As informações são da CNN.
Seis dias após ser rebocado para alto-mar, o navio se partiu em dois e afundou. A embarcação está a 3,5 quilômetros de profundidade e a 240 quilômetros da costa da Galícia, no noroeste da Espanha. Estimadas 17.000 toneladas de óleo já vazaram para o mar. Veja mais.

 

Greenpeace-Brasil
Agência Brasil
Fernando Gabeira
Pick-upau – 2006 – São Paulo – Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.