Mundo
 
 
 
Recursos Hídricos
DOENÇAS HÍDRICAS
 
 

É de grande importância o controle da poluição dos mananciais que servem ao abastecimento publico de água, uma vez que esta pode servir de veiculo aos organismos patogênicos(causadores de doenças) que são eliminados através das fezes e conduzidos pelos esgotos até as águas.

Os organismos microbianos de grande importância sanitária podem ser de natureza diversa, como: bactérias patogênicas, protozoários, vermes parasitas, vírus, etc. Sua porta de entrada no organismo humano é, na maioria dos casos, a via oral, ficando a via cutânea limitada a alguns poucos exemplares.

Doenças adquiridas por:
Bactérias
Febre tifóide


Doença de distribuição universal, também chamada febre intestinal ou tifo abdominal. E uma infecção aguda, generalizada, causada pela bactéria Salmonella typhi. A fonte de infecção é o homem, doente ou portador de germes, e as bactérias são eliminadas pelas fezes e, as vezes, pela urina. Ela é transmitida diretamente pela água, ou através de alimentos contaminados.

Febre Paratifóide

Produzida por outras espécies de Salmonella que igualmente infetam por via digestiva, sendo eliminados com as fezes.

As febres paratificassão semelhantes à febre tifóide, mas em geral, os sintomas são mais brandos. A incidência dessas moléstias tem sido sensivelmente reduzidas no mundo, em virtude da melhor qualidade de água que se pode obter mediante o tratamento e especialmente desinfecção pelo cloro.

Cólera

Infeção intestinal aguda, transmitida pela bactéria Vibriocholerge. É a mais importante das moléstias transmitida pela água, devido a alta taxa de mortalidade que condiciona.

Shigelose ou disenteria bacilar

E uma infeção bacteriana aguda, do intestino, causada por bactérias do gênero Shigella.
A doença é adquirida por via digestiva, sendo as bactérias eliminadas, em grande número, pelas fezes do doente convalescente.

Protozoários
Amebíase

Infeção crônica, principalmente do intestino grosso, causada por um protozoário - Entamoeba histolytica em cujo ciclo biológico se distinguem 2 formas principais: a vegetativa, chamada trofozoito que produz a infeção e é muito frágil no meio exterior, e a cística, muito resistente ás condições do meio, bem como ao tratamento das águas, e que é a responsável pela transmissão da doença.

A fonte de infecção e o homem, doente crônico ou portador, que elimina a forma infectante - o cisto - pelas fezes. O doente agudo não e problema de Saúde Pública, pois elimina trofozoitos que perecem rapidamente no meio exterior. O modo de transmissão pode ser o direto ou o indireto, através da água e dos alimentos contaminados.

Giardiase

Causada pelo protozoário Giardia lamblia. A doença pode se manifestar por crises diarreicas.
A giardia possui forma vegetativa, os trofozoitos e císticas, resistentes que são as infectantes, sendo o protozoário intestinal mais disseminado na espécie humana. A fonte de infecção e principal mente o homem portador do cisto.

Vermes

Algumas helmintoses podem ser veiculadas pela água ,se bem que essa não seja a via usual, e sim o solo poluído pelos excretos.

Nematóides

Existem diversos gêneros e espécies de vida livre, habitantes do solo ou das águas; alem disso aso freqüentes as espécies parasitas de vegetais e de animais, invertebrados e vertebrados. Nas águas ressudarias podem ser encontrados, em grande número, ovos de nematóides parasitas do homem, (gen. Ascaris, por exemplo) os quais resistem, vivos, aos processos de tratamento.

Platielmintos

Merecem referência especial os parasitas de vertebrados , inclusive o homem, como as tênias, cujos ovos podem eventualmente ser encontrados nas águas de esgoto, e o schistosoma, cujas formas larvarias infestantes, são encontradas nas águas doces.

Os primeiros são parasitas intestinais, de grandes dimensões, cujos ovos, eliminados com as fezes do hospedeiro, devem ser ingeridos por um hospedeiro, intermediário( porco, boi e peixes salmonideos), para dar origem a larvas que se localizam em seus músculos e que podem infestar o homem que se alimenta de carnes desses hospedeiros.

Oferecem maior interesse hidrobiológico os parasitas do gênero Schistosoma, causadores da esquistossomose intestinal, frequente no Brasil, que constitui um dos maiores focos da moléstia. As formas do parasita que podem ser encontradas nas águas residuárias ou limpas, são: os ovos. A fase larval denominada miracidio, originada pelo desenvolvimento do ovo, que deve encontrar, num espaço inferior a 24 horas um molusco planorbideo e penetrar no seu interior, onde dará origem a outra forma larval denominada cercaria, que vive na água após libertar-se do caramujo. As cercarias sobrevivem na água por espaço de tempo ano superior a 60 horas, devendo pois infestar o homem antes de decorrido esse período. A infestação é realizada ativamente através da pele.

Vírus

Alguns, vírus são ou podem, eventualmente, ser transmitidos através das águas, particularmente os enterovirus que contaminam por viadigestiva.

Embora não constitua, talvez, o veiculo natural, tem sido demonstrada a transmissão, pela água, de hepatite infecciosa, existindo suspeitas, ainda, quanto a surtos de poliomelite (paralisia infantil) e outras moléstias. Estes e outros enterovirus , são encontrados nas fezes humanas, e se acham presentes nos esgotos bem como nas águas poluídas por estes.


Fonte: Inpa
Ibama
MMA – Ministério do Meio Ambiente
Secretarias Estaduais de Meio Ambiente
Pick-upau – 2003 – São Paulo – Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.