Mundo
 
 
 
Recursos Hídricos
ABASTECIMENTO PÚBLICO POR ÁGUAS SUPERFICIAIS
 
 

A maior parte das cidades é abastecida por mananciais superficiais. A água desses mananciais é captada através de bombas de recalque movidas por motores elétricos. A partir das bombas, a água é levada através de canalizações chamadas adutoras de água bruta.

As adutoras geralmente são de grandes diâmetros e podem ser muito extensas, às vezes com vários quilômetros de comprimento. Diz-se que conduzem "água bruta" pois esta não sofreu nenhum tipo de tratamento para eliminar as impurezas. Ao final da adutora, a água chega a estação de tratamento de água (ETA) , onde será transformada em água potável. Uma ETA compõe-se de diversas partes, das quais as mais importantes são: Floculador - onde a água bruta recebe os produtos químicos que vão ajudar a remover as impurezas. O produto mais usado é o sul fato de alumínio.

No floculador, as impurezas são agrupadas, por ação química, em pequenos flocos, para serem mais facilmente removidas. Decantador - e um tanque onde a água passa lentamente, decantando, isto é, separando-se dos flocos que contém as impurezas. Esses flocos depositam-se no fundo do decantador, formando uma camada de lodo que deve ser periodicamente removida. A água decantada sai por calhas superiores, indo para os filtros Filtros - são tanques onde a água passa através de camadas de areia (leitos filtrantes) , saindo pela parte inferior já totalmente livre das impurezas. Os filtros completam a clarificação da água retendo os flocos remanescentes da decantação. Geralmente existem dois ou mais filtros para cada decantador. Os filtros necessitam ser limpos com frequência (geralmente todos os dias) para que os leitos filtrantes atuem com eficiência.

Essa limpeza é feita passando-se uma corrente de água limpa no sentido contrário ao da filtração (isto é, de baixo para cima) , de maneira a arrastar as impurezas retidas na areia para calhas especiais de saída. O tratamento realizado pelo conjunto floculador - decantador - filtros e chamado "clarificação". Este tratamento remove praticamente todas as partículas de impurezas, deixando a água límpida (sem cor nem turbidez) Para garantir que não haja a mínima presença de microrganismos causadores de doenças, após a clarificação é feita a desinfecção, pela adição de cloro que tem a propriedade de eliminar os microrganismos. Adicionado em pequenas quantidades, não é prejudicial a saúde.

Também é adicionado o flúor na água tratada. Este elemento é importante para prevenir a incidência da cárie dentária. Completado o tratamento a água é armazenada em reservatórios enterrados ou elevados, e dai, é enviada através da rede de distribuição. Cada casa ou edifício ligado a rede de distribuição através de uma " ligação predial". A medição da quantidade de água que é gasta em cada ligação ó feita através do 11hidrómetro Todos os edifícios e também muitas casas têm o seu "reservatório domiciliar" (caixa d'água) . Os edifícios muito altos têm um reservatório enterrado de onde a água e bombeada para o reservatório elevado. Os reservatórios domiciliares devem ser bem protegidos e limpos frequentemente (no mínimo de seis em seis meses) . Esta limpeza, deve ser feita apenas com escova, água pura e água sanitária ( água clorada) , sem o uso de qualquer outro produto de limpeza(sabão, detergente etc.) que por sua composição poderiam causar danos a saúde dos consumidores.


Fonte: Inpa
Ibama
MMA – Ministério do Meio Ambiente
Secretarias Estaduais de Meio Ambiente
Pick-upau – 2003 – São Paulo – Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.