Mundo
 
 
 
Recursos Hídricos
QUALIDADE
 
 

A principal fonte de contaminação das águas superficiais é o despejo direto dos esgotos domésticos gerando um maior risco potencial a saúde da população por sua presença em zonas densamente povoadas.

A contaminação das águas subterrâneas se deve principalmente a infiltração de excretos provenientes de fossas sépticas e redes de esgoto com manutenção deficiente, ausência de cobertura de saneamento, infiltração de compostos tóxicos de depósitos industriais e de vertedouros de depósitos de lixo. Neste último caso a preocupação é maior ainda porque cerca de 50% da população urbana e rural da região captam água para consumo e irrigação de fontes subterrâneas.

A contaminação dos mananciais vem se agravando devido principalmente a:
- Aceleração e crescimento populacional.
- Ampliação da cobertura dos serviços de saneamento e que paralelamente gera um maior volume de despejos.
- A expansão da indústria manufaturária e extrativa

As águas subterrâneas no país vêm sendo extensivamente exploradas nas duas últimas décadas. Estima-se que existem atualmente 100 mil poços tubulares, além de dezenas de milhares de poços rasos escavados fornecendo água para diversos fins, principalmente para abastecimento público.

Em quase todas as cidades do litoral brasileiro já existem manifestações de avanço da água do mar em lençóis de água subterrânea, comprometendo progressivamente a potabilidade das águas.

A estiagem, além de ameaçar o abastecimento de água também contribui para aumentar a poluição dos rios. Quando não chove, o volume de água dos rios diminui. A quantidade de poluentes despejada continua igual, mas como existe menos água para dissolução, a poluição fica mais concentrada.

O combate a poluição da água subterrânea foi eleito há mais de 15 anos como prioridade aos países avançados. Os governos dos Estados Unidos, Alemanha e Holanda, principalmente, criaram leis e regulamentos específicos, além de fundos especiais para a descontaminação. No Brasil, o assunto é praticamente ignorado pelos governos. A preocupação é restrita aos pesquisadores e técnicos do setor.

Cerca de 60% dos 12 mil depósitos de lixo no Brasil estão em rios, lagos, restingas, ou seja, nos chamados corpos d'água.

A água constitui um dos recursos vitais para todos os seres vivos, nos quais desempenha múltiplas funções de extrema importância.

O homem pode suportar mais de uma semana sem comer mas sem beber água sucumbirá ao fim de 4 a 5 dias. Cada ser humano bebe, em média, de 2 a 3 litros de água por dia, o que quer dizer que o seu corpo é atravessado por cerca de uma tonelada de água por ano.

Em média, a água representa entre 80% e 90% do peso dos seres vivos, chegando mesmo a ultrapassar os 90% em alguns animais marinhos, como é o caso de algumas medusas (95%). No homem, cerca de 65% do seu peso consistem em água.

Regra geral, o consumo de água per capita constitui um dos indicadores de riqueza e qualidade de vida das populações e aumenta no mesmo sentido que o desenvolvimento econômico e social. Por exemplo, enquanto nos países ricos o consumo ultrapassa os 200 litros/habitante/dia, nas áreas rurais dos países do Terceiro Mundo é, em média, inferior a 30 litros/habitante/dia.

O consumo de água cresce com a expansão industrial e urbana, o crescimento e aumento do nível de vida da população e o desenvolvimento da agricultura.

a) O desenvolvimento industrial. Para o grande acréscimo do consumo de água contribui em primeiro lugar o rápido crescimento da atividade industrial. Com efeito, sendo a indústria um setor econômico grande consumidor de água, naturalmente que o seu rápido desenvolvimento, particularmente nos países desenvolvidos, implica um aumento de consumo de recursos hídricos;

b) O crescimento da população. Em 1900, o mundo não tinha mais de 1633 milhões de habitantes, enquanto hoje alberga cerca de 5500 milhões. Obviamente que a este explosivo crescimento da população mundial corresponde um extraordinário acréscimo do consumo de água. De resto, o consumo per capita aumentou a um ritmo ainda maior do que o da população, devido à elevação do nível de vida e aos progressos da higiene (crescente uso de casas de banho residenciais, vulgarização de máquinas de lavar roupa e loiça, maiores cuidados com a higiene pessoal, rega de jardins particulares, lavagem de automóveis, etc.);

c) O crescimento urbano. Em 1900, apenas cerca de 13 % da população mundial viviam nas cidades. Atualmente ultrapassa os 40% e nos países desenvolvidos vai além dos 70% ou mesmo 80%. Ora, este aumento da população citadina não pode deixar de se refletir num substancial aumento de consumo de água, na medida em que nas cidades o consumo médio no setor doméstico per capita é, em regra, superior ao dos meios rurais;

d) O desenvolvimento da agricultura. O desenvolvimento e a modernização da agricultura implica também um aumento do consumo de recursos hídricos. Com efeito, sabendo-se que a irrigação das terras aumenta o seu rendimento, compreende-se que se multipliquem as regas periódicas e se amplie a área de regadio.

 


Fonte: Inpa
Ibama
MMA – Ministério do Meio Ambiente
Secretarias Estaduais de Meio Ambiente
Pick-upau – 2003 – São Paulo – Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.