Mundo
 
 
 
Recursos Hídricos
RIOS E FOZ
 
 

O RIO

Navegar desde as geleiras até o oceano: parece um feito impossível; no entanto, como se vê na foto, botes leves e ágeis podem navegar ao longo dos trechos mais rápidos e impetuosos dos cursos de água. Chegando à planície, porém, as águas se acalmam e a navegação pode continuar sem qualquer dificuldade.
Via de comunicação incomum e esportiva: apenas mais um dentre os inúmeros serviços prestados pelos rios.

Voltar

TERMOS ESPECÍFICOS

Rio: curso de água que se forma naturalmente, alimentado pelas águas subterrâneas (fontes), pelas chuvas ou, ainda, pelo derretimento das geleiras nas montanhas. Raramente secam.
Nascente: lugar onde o rio "nasce" ou se forma (fonte, ponto de confluência de vários cursos de água, extremidade inferior de uma geleira).
Bacia hidrográfica: conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes.
Leito: sulco (escavado pelas águas) que orienta o curso do rio.
Descarga ou debito fluvial: quantidade de água que passa em determinado ponto do rio numa unidade de tempo. O rio Amazonas, por exemplo, tem uma descarga de 180.000 m³/s; isso significa que, no momento e no ponto em que foi efetuada a medida, passava esse numero de metros cúbicos de água a cada segundo. Naturalmente, a descarga varia, no mesmo rio, de um ponto para outro; assim, pode-se distinguir entre uma descarga mínima (de seca), uma maxima (de cheia) e uma media. De qualquer modo, porem, quando se fala simplesmente em descarga entende-se a "descarga" media, medida na foz ou desembocadura do rio.
Afluente: curso de água que desemboca no rio principal.
Foz: ponto em que o rio desemboca no mar.

Milhares de anos antes de Cristo, a civilização chinesa pôde desenvolver-se graças à presença de dois grandes rios, o Yang-tsé Kiang e o Huang-Ho, que constituíam uma inesgotável reserva de água para a agricultura e uma fácil via de comunicação. Pelas mesmas razoes, o Indo e o Ganges contribuíram para o desenvolvimento da civilização hindu, da mesma forma que o Tigre e o Eufrates favoreceram os antigos impérios mesopotâmicos no Oriente Médio. Finalmente, no Egito dos faraós, o Nilo era tão importante que o veneravam como se fosse uma divindade.

A importância dos rios certamente não diminuiu com o passar dos séculos. É dos rios, ainda, que a civilização industrial moderna obtém água para acionar os geradores das usinas hidrelétricas, encher os aquedutos das cidades, os canais de irrigação dos campos; os trechos navegáveis são ate hoje uma via de comunicação insubstituível.

Com o aperfeiçoamento da tecnologia, tornam-se cada vez mais freqüentes e drásticas as intervenções do homem no sentido de modificar o curso dos rios, de modo a melhor aproveitar suas águas. Enfim, a presença de um rio constitui um imenso potencial que o homem utiliza de muitas e variadas maneiras. O esquema da figura ilustra apenas algumas das principais.

1. Quando o curso de um rio é barrado por meio de um dique, forma-se uma grande bacia, cujas águas podem alimentar uma central hidrelétrica.
2. As industrias utilizam grandes quantidades de água para funcionar. As centrais nucleares, que produzem energia elétrica, por exemplo, empregam a água (geralmente dos rios) como liquido de resfriamento.
3. O rio, porem, pode ser um obstáculo às comunicações, tornando-se necessário ligar suas margens por meio de pontes.
4. Certos trechos dos rios são aproveitados também para navegação com fins turísticos.
5. Tanto a água potável para os habitantes das cidades como a água para as industrias e fornecida pelos rios, em abundância. Um porto fluvial, bem protegido, permite a atracação de navios e batelões.
6. As águas poluídas da cidade são purificadas antes de serem lançadas novamente nos rios.
7.9. Por meio de canais artificiais, a água do rio irriga os campos, com o objetivo de melhorar a produção agrícola. A abundância de água e indispensável para o crescimento do arroz, um cereal que constitui a alimentação básica de centenas de milhões de pessoas.
8.12.14.15.16. Para as mercadorias mais pesadas e volumosas (por exemplo, carvão, areia, minérios, etc), o transporte por via fluvial ainda é o mais conveniente. Para permitir esse tráfego é necessário realizar algumas obras nos rios, tais como canais artificiais nos trechos onde o leito é pouco profundo e eclusas para superar os trechos onde o declive excessivo torna a corrente muito rápida. Por outro lado, as águas dos rios podem ainda ser usadas diretamente para transportar troncos de arvores, desde as florestas ate as serrarias onde serão trabalhados.
10. Até o século passado, toda a farinha de trigo era moída por mós acionadas pelas rodas dos moinhos de água. Embora em menor numero, muitos moinhos desse tipo continuam funcionando ate hoje.
11.17. Em criações artificiais ou, particularmente, nos braços quase parados dos deltas, as águas dos rios hospedam varias espécies de peixes (chamados "de água doce"), que representam um importante recurso para a alimentação da humanidade.
13. As águas dos rios transportam areia e cascalho, que depositam pouco a pouco no fundo do leito. Esse material pode ser recolhido e usado na industria da construção civil.

Voltar

DOIS TIPOS DE FOZ

Em seu curso, as águas dos rios transportam quase sempre uma grande quantidade de detritos. Se as águas correm calmas, os detritos depositam-se no fundo do rio; isso ocorre principalmente perto da foz, se as águas do mar também são tranqüilas. Com o tempo esses detritos acumulam-se, formando faixas de terra, ilhas e ilhotas que obrigam o rio a dividir-se em vários braços. Este tipo de foz é chamado de foz em delta, porque forma um triângulo que se assemelha à quarta letra do alfabeto grego (? = delta), maiúscula. Quando, ao contrario, o rio se lança em um mar de águas impetuosas, os detritos que ele transporta e deposita próximo à foz não chegam a se acumular, pois são espalhados em todas as direções. Nesse caso, o rio não forma um delta: sua foz assume uma forma característica de funil, no qual as águas do rio e do mar misturam-se continuamente. Esse tipo de foz recebeu o nome de estuário, derivado da palavra latina aestus, que significa revolvimento, agitação das águas.

Voltar

RIOS MAIS EXTENSOS

OS RIOS MAIS EXTENSOS (km)
ÁFRICA
Nilo-Kagera
6.650
Congo
4.700
AMÉRICA DO SUL
Amazonas-Ucayali
6.437
Paraná-Rio da Prata
4.000
Purus
3.380
AMÉRICA DO NORTE
Mississippi-Missouri-Red Rock
6.020
Mackenzie
4.241
ÁSIA
Ienissei
5.540
Yang-tsé Kiang
5.494
AUSTRÁLIA
Murray-Darling
3.780
EUROPA
Volga
3.690
Danúbio
2.850

Voltar

RIOS DE MAIOR DESCARGA

OS RIOS DE MAIOR DESCARGA (m³/s)
ÁFRICA
Congo
41.000
Kasai
10.000
AMÉRICA DO SUL
Amazonas
180.000
Rio da Prata
22.000
Tocantins
10.000
AMÉRICA DO NORTE
Mississippi
18.000
Mackenzie
11.000
ÁSIA
Yang-tsé Kiang
34.000
Ienissei
19.000
AUSTRÁLIA
Murray
Irregular
EUROPA
Volga
8.000
Danúbio
7.000


Fonte: Inpa
Ibama
MMA – Ministério do Meio Ambiente
Secretarias Estaduais de Meio Ambiente
Conhecer Atual
Pick-upau – 2003 – São Paulo – Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.