Mundo
 
 
 
Reciclagem de Entulho
Projeto Entulho Bom
 
 

 

Reciclagem de entulho para a produção de materiais de construção

A Caixa Econômica Federal, como principal agência do Governo Federal para o financiamento dos setores de habitação, saneamento e infra-estrutura urbana, colabora para o aprimoramento técnico e institucional desses setores, apoiando projetos de inovação tecnológica ou de gestão que tragam alternativas de melhoria das condições de habitabilidade da população de mais baixa renda.

Nesse contexto, a Universidade Federal da Bahia, em parceria com a CAIXA, desenvolveu o Projeto Entulho Bom, cujo foco principal é a reciclagem e o reaproveitamento de entulho para materiais de construção, buscando minimizar os impactos socioambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos, preservar recursos naturais e melhorar a qualidade de vida na Região Metropolitana de Salvador.

Acreditamos que a tecnologia aqui apresentada poderá contribuir significativamente para a melhoria da gestão dos resíduos sólidos, visto que a sua aplicação impacta na redução da quantidade de materiais dispostos nos aterros sanitários, aumentando a sua vida útil. Além disso, a adoção dessa alternativa poderá baratear o custo de produção de moradia destinada a famílias de menor renda, minimizando, assim, o problema habitacional nas cidades brasileiras.

Vale ressaltar que, em conseqüência do excelente trabalho realizado, essa iniciativa foi selecionada pelo Programa CAIXA Melhores Práticas, que premiou casos de sucesso em desenvolvimento urbano no Brasil, e representou o País no Programa Best Pratices and Leadership Programme, realizado pela ONU no ano 2000, em nível mundial, para premiar as melhores experiências em gestão urbana.

- Reciclagem de Entulhos - Download

- Capítulo (Introdução)
- Capítulo 01
- Capítulo 02
- Capítulo 03
- Capítulo 04
- Capítulo 05
- Capítulo 06
- Capítulo 07
- Capítulo 08
- Capítulo 09


Fonte: Caixa Econômica Federal
Fundação Escola Politécnica
Universidade Federal da Bahia
LIMPURB - Empresa de Limpeza Urbana do Salvador
PMS - Prefeitura Municipal do Salvador
Governo do Estado da Bahia
Pick-upau – 2007 – São Paulo – Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.