Mundo
 
 
 
Zoológicos do Brasil
Curiosidades sobre o Zoo de São Paulo
 
 

> Funcionários do zoológico preparam festa-surpresa para visitante

08/02/2006 - O Zoológico de São Paulo recebeu no último domingo (5/2) o seu 75.000.000º visitante. Foi a D. Jaciara de Lima Oliveira que, junto com a sua família, foram recebidos pelos funcionários da instituição, ganhando uma visita monitorada por todo o zôo, ingressos para passeios noturnos e para o Zôo Safári, além de passagens para a Jardineira e vales para consumo de produtos oferecidos na lanchonete, loja de livros e sorveteria, em um “kit surpresa” na loja de lembranças.

Esta foi a maneira com que os funcionários do Zoológico de São Paulo retribuíram o carinho que a população tem pela instituição ao longo dos 47 anos de sua existência, fazendo com que seja um dos melhores e mais apreciados do mundo. O Zôo, com mais de 3.500 animais distribuídos em uma área de 824 mil m2, está localizado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, que preserva um importante segmento remanescente de Mata Atlântica dentro do Município de São Paulo.

> A evolução dos logotipos do Zôo de SP

Período
De 1973 a 1991
De 1992 a 1995
De 1996 a 2002
2002

> Cronologia e fatos

O Zôo de São Paulo foi criado em junho de 1957, à partir de uma instrução do Sr. Governador Jânio Quadros ao Diretor do Departamento de Caça e Pesca da Secretaria da Agricultura, Sr. Emílio Varoli.

Os primeiro animais do zôo de SP foram adquiridos em Manaus, de um circo particular. Leões, camelos, elefantes, ursos e onças eram os primeiros moradores.

Jânio Quadros inaugura zoológico de SP*

A inauguração do Zôo, prevista para Janeiro de 1958, teve que ser adiada devido as fortes chuvas daquele ano, mas no dia 16 de março inaugurava-se oficialmente o Zoológico de São Paulo. Somente no dia 16 de março de 1958 aconteceu a inauguração definitiva do zôo. Cerca de 482 animais, entre eles, 2 onças pintadas e 1 preta, 3 jaguatiricas e 2 gatos do mato, 23 papagaios 1 urso, 9 veados e o famoso rinoceronte “Cacareco”, eleito vereador nas eleições de outubro de 1958.

Durante o ano de 1958, a entrada era gratuita, somente à partir da criação da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, em 1959, os ingressos passaram a ser cobrados. A Fundação obteve registro jurídico e autonomia administrativa, financeira e científica.

Trânsito na inauguração do Zôo de SP*

Na década de 60 foram definidas as diretrizes da Fundação Parque Zoológico, manter o maior número possível de animais vivos de todas as faunas, para educação ambiental e recreação de seus visitantes, além de promover pesquisas biológicas. Proporcionar a pesquisadores brasileiros e estrangeiros acesso a Zoologia e intensificar a pesquisa da fauna da região, através de uma Estação Ecológica.

O Zôo de São Paulo passou a trabalhar em função da recuperação de espécies brasileiras criticamente ameaçadas de extinção, como araras-de-lear, ararinhas-azuis, micos-leão e pequenos felídeos.

Elefante africano

Em 1994, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo recebeu do Guinness Book o diploma de maior Zoológico do Brasil. Neste mesmo ano recebeu do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) a classificação “E”, a mais alta do instituto.

Leão-marinho

O Zoológico de São Paulo ocupa uma área de aproximadamente 900.000 m², em sua maior parte coberta por Mata Atlântica, o Parque abriga as nascentes do histórico riacho Ipiranga, cujas águas formam os lagos que acolhem exemplares de aves de várias espécies exóticas, nativas, além de aves migratórias.

A população global da Fundação Parque Zoológico de São Paulo ultrapassa os 3.200 animais cadastrados, representando: aproximadamente 200 espécies de aves, 100 de mamíferos, 98 de répteis, além dos anfíbios e invertebrados.

Flamingo

O Zôo de São Paulo tem apresentado ainda uma grande contribuição, em especial em temas referentes a problemas da fauna brasileira. Tem assim trabalhado em conjunto com outras entidades como Instituto Butantan, o Instituto Biológico de São Paulo e o Instituto Adolfo Lutz, além de convênios com a Universidade de São Paulo, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP, Universidade Federal de Campina Grande (PB), Universidade Estadual de Londrina (PR), e a Universidade Federal de Santa Maria (RS).

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Folha de São Paulo (www.folha.com.br)
Estado de São Paulo (www.estado.com.br)
Zoológico de São Paulo (www.zoologico.sp.gov.br)
Fotos: Divulgação/Zôo de SP*
Fotos: Agência Ambiental Pick-upau
Pick-upau – 2006 – São Paulo – Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.