Mundo
 
 
 

Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Natural do Brasil
Portaria nº 001 de 12 de janeiro de 2007

 

Dispõe sobre as relações entre as Unidades Especiais, Museus Regionais e Centros Culturais vinculados ao Iphan e as suas Associações de Amigos. O Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, no uso de suas atribuições regimentais fixadas no art. 21 do Anexo I do Decreto n° 5.040, de 07 de abril de 2004; CONSIDERANDO a existência de Associações que têm por finalidade o apoio às Unidades Especiais, aos Museus Regionais e aos Centros Culturais vinculados ao Iphan, doravante denominadas Unidades Museológicas; CONSIDERANDO a necessidade de definir critérios que orientem as relações entre as Unidades Museológicas e as suas respectivas Associações.
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 001 de 5 de julho de 2006

O Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN, no uso de suas atribuições legais e regimentais, especialmente no disposto no inciso V do art. 21 do Anexo I do Decreto n° 5.040, de 07 de abril de 2004, e na Portaria IPHAN nº 302, de 07 de julho de 2004, e considerando a necessidade de organização da gestão dos museus do IPHAN, capaz de propiciar o estabelecimento de maior racionalidade e eficiência do fazer museal.
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 1/O-DGED de 21 de dezembro de 1976

Estabelece normas relativas à altura máxima de edificações na Rua da Glória e nas áreas abrangidas pelo P.A. 8.281.
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 001 de 09 de outubro de 1985

Determinar as especificações para construções, inclusive reformas e acréscimos nas áreas de entorno da Penedia do Corcovado, do Parque Henrique Lage, do Jardim Botânico e do Horto Florestal.
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 002 de 14 de março de 1986

Determinar as especificações para construções, inclusive reformas e acréscimos, nas áreas de entorno do palácio Itamaraty, na av. Marechal Floriano; o conjunto arquitetônico do jardim e morro do Valongo; o palácio Episcopal e a fortaleza da Conceição, no morro da Conceição; a igreja de São Francisco da Prainha, no adro da prainha; a igreja de Santa Rita, no largo de Santa Rita; o edifício da antiga caixa de amortização, na avenida Rio Branco; a casa na rua Mayrink Veiga nº 9; o edifício da cia. Docas de Santos, na Avenida Rio Branco, e o colégio Pedro II, na Avenida Marechal Floriano.
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 003 de 13 de março de 1990

Determinar as especificações a serem observadas para quaisquer intervenções nas áreas de entorno da Igreja Nossa Senhora da Pena, a Casa da Fazenda do Engenho D´água, a Casa da Fazenda da Taquara e sua respectiva capela e aqueduto da Colônia dos Psicopatas, situados em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, RJ.
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 007 de 1º de dezembro de 1988

Estabelece os procedimentos necessários à comunicação prévia, às permissões e às autorizações para pesquisas e escavações arqueológicas em sítios previstos na Lei nº 3.924/1961.
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 008 de 04 de setembro de 1986

Determinar os logradouros com áreas de entorno dos imóveis, edificações, logradouros, paisagens e praias, tombadas em conjunto arquitetônico e paisagístico de Petrópolis.
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 08 de 29 de janeiro de 1980

Resolve fixar gabaritos que definem a altura máxima das edificações das construções nas imediações dos monumentos casa da Rua do Catete n.º 6, a Igreja de Nossa Senhora da Glória do outeiro, o passeio público, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro, o aqueduto da carioca e o Convento e Igreja de Santa Teresa.
Veja a portaria na íntegra



Portaria nº 08 de 15 de junho de 1977

Estabelecimento de normas para instalação de engenhos de publicidade nas fachadas dos prédios de nºs. 126 a 196 e 179 a 187, integrantes do conjunto arquitetônico da Rua do Catete, na cidade do Rio de Janeiro.
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 10 de 10 de setembro de 1986

Determinar os procedimentos a serem observados nos processos de aprovação de projetos a serem executados em bens tombados pela SPHAN ou nas áreas de seus respectivos entornos.
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 10 de 24 de setembro de 1981

Estabelece critérios objetivos para aprovação pelo órgão federal competente de quaisquer obras e edificações no município de Paraty.
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 11 de 11 de setembro de 1986

Resoluções sobre a Instauração do Processo de Tombamento. Para avaliação técnica da proposta de tombamento, a Coordenadoria de Proteção promoverá complementação dos elementos indispensáveis ao ajuizamento dos requisitos necessários, a fim de que o objeto da proposta deve constituir parte integrante do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 12 de 18 de setembro de 1986

Determinar as especificações a serem observadas para quaisquer intervenções na área tombada e de entorno no município de Vassouras. Estado do Rio de Janeiro.
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 15 de 17 de outubro de 1986

Determinar as especificações a serem observadas para quaisquer intervenções nas áreas de entorno da Igreja de Nossa Senhora do Desterro, em Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro, RJ.
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 28 de 31 de janeiro de 2003

Resolve que os empreendimentos hidrelétricos dentro do território nacional deverão doravante de renovação da licença ambiental de operação devem prever a execução de projetos de levantamento, prospecção, resgate e salvamento arqueológico.
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 29 de 15 de agosto de 1980

Resolve fixar a altura das edificações para o lado ímpar da rua Sorocaba, entre os imóveis de nºs. 167 e 257, e para o lado par da rua das Palmeiras, entre os imóveis de nºs. 34 e 80.
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 29 de 23 de outubro de 1974

Decide apreciar apenas os projetos que tenham sido examinados pelos órgãos do Estado quanto à existência de logradouros e suas características; à validade dos loteamentos; aos alinhamentos, recuos e afastamentos; e à exatidão da cota da soleira.
Veja a portaria na íntegra

Portaria Interministerial nº 69 de 23 de janeiro de 1989

Aprova normas comuns sobre a pesquisa, exploração, remoção e demolição de coisas ou bens de valor artístico, de interesse histórico ou arqueológico, afundados, submersos, encalhados e perdidos em águas sob jurisdição nacional, em terrenos marginais.
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 104, de 22 de maio de 2000

Revisão dos parâmetros da Portaria SPHAN nº 01, de 09 de outubro de 1985, a fim de que as novas construções nas áreas submetidas à especial proteção do Poder Público Federal na cidade do Rio de Janeiro não venham a interferir na moldura de que se revestem os mencionados bens culturais.
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 111 de 16 agosto de 1995

Decide que as pessoas jurídicas de fins culturais poderão ser reconhecidas "como de significação relevante para o desenvolvimento cultural do País".
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 122 de 02 de abril de 2004

Dispõe sobre as diretrizes e critérios para intervenções urbanísticas e arquitetônicas em área integrante do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da Cidade de Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais, tombado em nível federal.
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 213 de 15 de maio de 1996

Dispõe sobre o Entrono dos Bens Tombados na Cidade de Petrópolis-RJ. O Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico - NACIONAL - IPHAN, no uso de suas atribuições legais, de acordo com o disposto no art. 14 do Anexo I, do Decreto nº 335, de 11 de novembro de 1991, e em cumprimento ao Decreto-lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, especialmente em seu art. 18, e ainda: Considerando o tombamento de imóveis, edificações, logradouros, praças, paisagens e rios, quer como parte integrante do denominado “Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de Petrópolis”, quer como bens isolados, todos situados no Município de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, inscritos nos livros de tombo desta Instituição, ou em processo de inscrição dos mesmos;
Veja a portaria na íntegra

Portaria n° 230 de 17 de dezembro de 2002

Dispositivos para a compatibilização e obtenção de licenças ambientais em áreas de preservação arqueológica.
Veja a portaria na íntegra

Portaria nº 262 de 14 de agosto de 1992

Veda a saída do País de obras de arte e outros bens tombados sem a prévia autorização do IBPC.
Veja a portaria na íntegra



Portaria nº 314 de 8 de outubro de 1992

Proteção do Conjunto Urbanístico de Brasília, tombado nos termos da decisão do Conselho Consultivo da Sphan e homologada pelo Ministério da Cultura.
Veja a portaria na íntegra


Fonte: Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Ministério da Cultura
Foto: Paraty/Pick-upau

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.