Mundo
 
 
 

Conheça as belezas de Alagoas

O Estado de Alagoas é repleto de atrativos naturais e culturais. São 27.731 km² e uma população de aproximadamente 3 milhões de habitantes.
 

O Estado de Alagoas é repleto de atrativos naturais e culturais. São 27.731 km² e uma população de aproximadamente 3 milhões de habitantes. É conhecido como “Paraíso das Águas”, porque, de um lado, possui 230 km de belas praias paradisíacas, de areias brancas emolduradas por coqueirais, mar de águas mornas e cristalinas com varias tonalidades de azul e verde e belas piscinas naturais, formadas por arrecifes de corais. Do outro lado, são 200 km do Rio São Francisco. A função do seu percurso é transbordar belezas e favorecer o desenvolvimento, além de margear cidades históricas, povoados, praias fluviais, atravessar serras e cannyon, que são paredões esculpidos pelo tempo.

A construção da hidrelétrica de Xingó, que represa as águas e forma um grande lago, favorece passeios de barcos, mergulhos, pesca. O Velho Chico segue soberano em direção à foz, ciente que cumpriu sua missão com o homem e com a natureza, proporcionando um cenário de indescritível beleza quando suas águas se encontram com o mar.

Alagoas possui 17 lagoas, daí a origem do nome do Estado. Em destaque as grandiosas lagoas de Jequiá, Roteiro, Manguaba e Mundaú, que tem a Ilha de Santa Rita, a maior ilha lacustre do País. O clima do Estado é tropical, com média de 27 graus, e sol praticamente o ano inteiro. A localização é privilegiada geograficamente por estar no Nordeste do Brasil.

A capital do Estado de Alagoas é Maceió, localizada entre o litoral norte e litoral sul. É uma das mais belas cidades do País. Aproximadamente com 900 mil habitantes, teve sua origem proveniente de um engenho de cana-de-açúcar, no século XVIII. A construção do porto favoreceu o começo do desenvolvimento da cidade. Os revitalizados bairros de Jaraguá e Centro preservam um conjunto arquitetônico, acervos e originalidade de uma época retratando a história da cidade. A cidade possui 15 praias, piscinas naturais, a 2 km da costa, onde jangadas de velas coloridas transportam seus visitantes para maravilhosos mergulhos.

Completando o cenário, a Lagoa de Mundaú, exibe diariamente o dourado pôr do sol. Em suas águas, barcos circulam entre a vegetação, canais e ilhas seguindo em direção ao encontro com o mar. A cidade possui infraestrutura turística, com um moderno aeroporto internacional, porto com terminal de passageiros, rodoviária com linhas regulares para todo Brasil, rede hoteleira de qualidade, Centro Cultural e de Exposições para grandes eventos, agências de viagem, diversificados restaurantes, centros de artesanato, além da hospitalidade marcante do alagoano.

O Litoral Norte possui infraestrutura turística, excelente rede hoteleira, destacando-se as pousadas de charme, que oferecem serviços personalizados e gastronomia diversificada. Área de grande biodiversidade marinha, o mar é de azul indescritível, tranquilo e límpido, ideal para prática de esportes náuticos.
Os arrecifes estão por toda parte formando as piscinas naturais, a exemplo de Paripueira, a 30 km de Maceió, onde se concentra o maior número de piscinas, ou em Maragogi, a 125 km da capital, com belíssimas galés, com extensa faixa e várias espécies de corais.

O Litoral Sul foi privilegiado pela natureza. As maiores lagoas e rios oferecem cenários únicos de pura beleza quando apaixonadamente se encontram com o mar. O passeio de barcos proporciona a visão da diversidade do ecossistema lagunar: vilarejos, ilhas, vegetação, e mangues.

As praias paradisíacas são conhecidas internacionalmente, a exemplo da Praia do Francês, Barra de São Miguel, Gunga, Jequiá da Praia, Pontal de Coruripe e Pontal do Peba. Grande parte é protegida por paredões de arrecifes, tornando tranquilas as águas cristalinas do litoral emoldurado de coqueirais.

Além da beleza exuberante de todos os atrativos naturais e da infraestrutura de qualidade, Alagoas ostenta cultura e história, povoando o imaginário do visitante. O Estado foi palco de importantes acontecimentos, ocupando várias páginas da história do País, a exemplo da Proclamação da República, da ação do cangaço e da luta pela liberdade, que teve sua sede na Serra da Barriga, na cidade de União dos Palmares, onde se construiu o maior núcleo de resistência o Quilombo dos Palmares, liderado pelo guerreiro Zumbi. As cidades históricas de Marechal Deodoro, Penedo, Piranhas, Delmiro Gouveia, União dos Palmares, retratam um passado de glória na preservação do importante complexo arquitetônico dos séculos XVI, XVII, XVIII.

Alagoas, berço do primeiro e segundo presidentes da República. Terra de filhos ilustres como Graciliano Ramos, Aurélio Buarque de Holanda, Ledo Ivo, Djavan, Hermeto Pascoal, Nelson da Rabeca, Deodato e outros, Alagoas é terra de um povo guerreiro que esbanja hospitalidade.

O Estado possui 28 manifestações folclóricas, representa a maior diversidade do País: Pastoril, Coco de Roda, Chegança, Reisado, Cavalhada, Toré, Bumba Meu Boi, e em destaque o Guerreiro, folguedo genuinamente alagoano.

A riqueza nos trajes, fitas coloridas e espelhos retratam e autêntica manifestação da tradição cultural.

O artesanato produz peças que são verdadeiras obras-primas, se destacam pela criatividade, qualidade e beleza. É a arte passada de geração a geração que conserva na diversidade os trabalhos em bordados, retalhos de tecidos, barro, cerâmicas, palhas, troncos de árvores, entre outros. Os artesãos mostram o que brota de suas mãos, no capricho da confecção do Filé, renda exclusiva de Alagoas, que tem origem portuguesa.

Os sabores de Alagoas são encontrados na gastronomia, que atende a todos os paladares. Os restaurantes oferecem cardápios regionais, nacionais e internacionais, muitos encabeçados com frutos do mar, onde o diferencial é o preparo com leite de coco. O molusco sururu, extraído exclusivamente nas lagoas do Estado, tem grande representatividade na culinária alagoana.

Iguarias como tapiocas, cocadas, bolos, sequilhos, doces e sucos de frutas regionais enriquecem com muito mais sabor a gastronomia de Alagoas. Alagoas esbanja beleza, sossego, arte, cultura por toda a parte, além da hospitalidade de seu povo, a alegria que contagia e a força que emociona.

Saiba mais

- Release Alagoas
- Release Alagoas (Esportes & Aventura)
- Release Alagoas (Cidades Históricas)
- Release Alagoas (Cultura e Etnia)
- Release Alagoas (Gastronomia)
- Release Alagoas (Litoral Norte)
- Release Alagoas (Litoral Sul)
- Release Alagoas (Maceió)
- Release Alagoas (Rio São Francisco)

Fonte: Ascom/Secretaria de Turismo de Alagoas
Fotos: Secretaria de Turismo de Alagoas/Divulgação

Nota
A Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter socioambiental. Não indicamos nem prestamos nenhum serviço de turismo. O Portal Pick-upau é especializado em educação e jornalismo ambiental, apenas divulgamos cultura regional e ecoturismo como forma sustentável de desenvolvimento local.

 


Clique na imagem para ampliá-la
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.