Mundo
 
 
 

São Francisco do Sul – Santa Catarina

Navegue nesta história

 

O município de São Francisco do Sul está localizado na região sul do Brasil, no litoral norte do estado de Santa Catarina a 200 km da capital Florianópolis e a 40km de Joinville, capital econômica do Estado. O acesso à cidade se dá pela rodovia federal BR-280, que conecta o Porto a BR-101.

Apesar da população de apenas 40.030 mil habitantes (IBGE, 2009), São Francisco do Sul surpreende seus visitantes, com economia baseada na Indústria Portuária, pesca e turismo. O clima subtropical, a colonização açoriana e francesa e as paisagens impressionantes provam que não faltam motivos para o turista visitar este reduto paradisíaco.

A história da cidade começa em 1504, época do Brasil recém-descoberto, quando aportou em suas terras uma expedição francesa, procedente de Honfleur, comandada por Binot Paulmier de Gonneville, sendo recepcionada pelos amistosos índios carijós que já habitavam essas terras.

Além da descoberta e do legado francês que consagrou São Francisco do Sul como a terceira localidade mais antiga do Brasil e a primeira de Santa Catarina, encontram-se também no município, traços da cultura espanhola, africana, indígena e principalmente portuguesa, que fascinam moradores e visitantes.

Por toda a tradição de seus colonizadores, o Centro Histórico reúne 400 edificações deste período colonial, protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Passear pelas ruelas do Centro Histórico em meio ao charme dos casarios centenários é uma verdadeira viagem ao tempo repleta de cultura e emoção. É inevitável se encantar com o pôr do sol que surge ao entardecer, dando um toque especial a esta magnífica paisagem.

Sua formação insular favorece a existência de um maravilhoso litoral navegável, oferecendo atrativos para a prática do turismo náutico, com sol, mar e ventos que propiciam as mais belas paisagens. É também um dos melhores locais para observação de golfinhos e um litoral procurado por praticantes de esportes náuticos de todo o mundo. Sem contar os cruzeiros marítimos, que encontraram neste destino um paraíso em meio ao litoral do Atlântico Sul.

As belezas naturais se estendem por cachoeiras, várias praias e um arquipélago belíssimo, entre outros atrativos que formam um dos mais belos complexos naturais do Atlântico. Um dos destaques do destino é o Museu Nacional do Mar, que através de suas salas temáticas conta a história da navegação brasileira, encantando a todos que o visitam.

Além deste magnífico museu, em um passeio cultural pela cidade, encontra-se a Igreja Matriz Nossa da Graça, construída em 1699; o Mercado Municipal de 1900; o Museu Histórico que serviu de cadeia pública até o ano de 1968 e foi recentemente restaurado, retratando o passado da cidade; as bicas d’águas, conhecidas como Cariocas, que abasteciam a antiga Vila; o Forte Marechal Luz que data de 1915 que servia como proteção da costa, assim como os resquícios arqueológicos dos homens dos sambaquis, que viveram na localidade antes mesmo dos povos indígenas!



Acesse o Guia de Turismo

Fonte: Ascom/Secretaria de Turismo de São Francisco do Sul
Fotos: Secretaria de Turismo de São Francisco do Sul/Divulgação

Nota
A Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter socioambiental. Não indicamos nem prestamos nenhum serviço de turismo. O Portal Pick-upau é especializado em educação e jornalismo ambiental, apenas divulgamos cultura regional e ecoturismo como forma sustentável de desenvolvimento local.

 


Clique na imagem para ampliá-la
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.