Mundo
 
 
 

São Marcos

Rio Grande do Sul
 

Em 1864, Antônio Machado de Souza, tendo concebido a ideia de abrir uma estrada que ligasse Montenegro a São Francisco de Paula, subiu a encosta do planalto, realizando uma viagem perigosa encontrando frequentes testemunhos de que os índios habitavam ainda a região.

Antônio Machado atingiu "as campinas verdes de São Francisco de Paula de Cima da Serra, lá para o rincão de São Marcos, no fundo da invernada então pertencente ao senhor Oliveira Pedroso". Assim se deu a penetração no território que, mais tarde, se chamaria São Marcos Dei Polacchi.

Em 1883, chegaram os primeiros imigrantes e, dois anos depois, organizava-se oficialmente a Comissão de Terras destinada a distribuir glebas aos recém-chegados e a orienta-los nas atividades que iriam desenvolver.

Povoado por italianos, em 1885 e a seguir por poloneses, em 1891; também existiam muitos portugueses (peões de fazenda, capatazes, ex-escravos, aventureiros e mesmo agricultores açorianos vindos de São Paulo).

Os primeiros imigrantes foram os italianos e chegaram as margens dos rios São Marcos e das Antas (localizado na Linha Riachuelo, onde fala-se o dialeto mais antigo do mundo; linha Humaitá; marechal deodoro; zambicari) por volta de 1885. Através de Nova Trento, atual Flores da Cunha, chegaram muitos italianos, entre os quais, Bianchi Francisco, Bianchi Pietro 1.°, Bianchi Giovani, Francisco Judita, Sasso Andréa, Giradelo Luigi, Dalagni Bortolo e Chemello Giovani.

Margeando o Rio das Antas, dirigiram-se ao alto, na zona de Riachuelo, onde construíram o primeiro barracão da nova colônia, cujos escombros ainda hoje existem. Os negros também marcaram presença na formação do povo são-marquense (concentraram-se nas localidades do Juá e o Rincão dos Quilombos, este último próximo ao Rio da Mulada).

São Marcos e o mais novo Município da região da uva e do vinho, sendo considerado sala de visitas, já que suas terras são as primeiras a serem alcançadas pelos que vêm do norte, demandando a zona dos parreirais imensos que cobrem vales e cochilhas, oferecendo um dos mais belos espetáculos da natureza.

• Localização: Encosta Superior do Nordeste.
• Distância de Porto Alegre: 155 km.
• Distância de Caxias do Sul: 36 km.
• Coordenada Geográficas: 28º58 min, latitude sul e 51º05 min, longitude oeste.
• Área Total: 263,7 km2, sendo 16,44 km2 de área urbana
• Altitude: 776,0 mts
• Localização: Encosta Superior do Nordeste.
• Limites: Norte, Campestre da Serra; Sul, Caxias do Sul; Leste, Caxias do Sul; e Oeste, Antônio Prado e Flores da Cunha.
• Clima: Temperado, com frio intenso
Temperatura média das máximas em janeiro é 27ºC e em julho é 18ºC
Temperatura média das mínimas em janeiro é 15,3ºC e em julho é -0,7ºC
• Precipitação pluviométrica: 133,53
• Relevo: Imensos derrames basálticos no Planalto Meridional com profundos vales, sendo uma região bastante acidentada ao lado oeste, enquanto ao leste tende a suavizar com o início da zona do campo.
• Solo: Argilo-arenoso.
• Vegetação: Matas Subtropicais.
• Hidrografia: Rio das Antas, Rio São Marcos, Rio Redondo, Arroio Studulski e Arroio Timbori (Ranchinho).
• Informações Demográficas:
• Estimativa em 2009 segundo IBGE: 20.537 habitantes

Fonte: Secretaria de Turismo de São Marcos
Fotos: Divulgação

Nota
A Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter socioambiental. Não indicamos nem prestamos nenhum serviço de turismo. O Portal Pick-upau é especializado em educação e jornalismo ambiental, apenas divulgamos cultura regional e ecoturismo como forma sustentável de desenvolvimento local.


Clique na imagem para ampliá-la
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.