Mundo
 
 
 

Circuito Turístico da Costa da Mata Atlântica

Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente
 

O Projeto CIRCUITO TURÍSTICO DA COSTA DA MATA ATLÂNTICA, fruto da parceria entre o SEBRAE-SP e o Santos e Região Convention & Visitors Bureau – SRC&VB, foi elaborado com o objetivo de determinar e ampliar o mercado, incrementar a competitividade e promover a sustentabilidade do Sistema Produtivo do Turismo Receptivo, consolidando a Região da Costa da Mata Atlântica como destino turístico, principalmente na baixa temporada. Nasceu de uma governança já existente e bem articulada envolvendo as nove cidades da região metropolitana: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

Composto por ações de curto, médio e longo prazos, o projeto foi desenvolvido a partir do I Fórum de Desenvolvimento do Turismo Regional da Costa da Mata Atlântica, realizado em novembro de 2006 pelo SEBRAE-SP e o Santos e Região CVB, possibilitando a definição de pontos estratégicos comuns com as lideranças regionais.

No evento foram feitos debates e ofi¬cinas com a participação do Santos e Região CVB, SEBRAE-SP, Conse¬lho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista – CONDESB, as Prefeituras Munici¬pais, Agência Metropolitana da Bai¬xada Santista – AGEM, Secretaria de Estado de Turismo, FBC&VB, Con¬selho da Macro Região, os Sindica¬tos dos Setores do Turismo, Asso¬ciações Comerciais e Empresariais, Fiesp/Ciesp, universidades e inte¬grantes da comunidade. O objetivo de todos era montar um projeto que teria como eixos principais o turis¬mo na baixa temporada e a venda da região metropolitana da Baixada Santista através da marca turística da Costa da Mata Atlântica, criada pelo Santos e Região Convention & Visitors Bureau.

Para alcançar estes objetivos, San¬tos e Região CVB e SEBRAE-SP dividiram o projeto em etapas. A primeira delas foi responsável por incrementar o turismo de negócios, principalmente, da captação de no¬vos eventos para a Costa e de uma pesquisa que traçasse o perfil deste turista que vem a negócios para a nova Baixada Santista.

Em um segundo e importante mo¬mento do Projeto, foi realizado um grande levantamento, junto a cada uma das nove cidades da Costa, com o objetivo de criar formas de utiliza¬ção de recursos naturais, rurais, cul¬turais e históricos, proporcionando a criação de roteiros alternativos para a baixa temporada na região.
No total foram identificados 390 re¬cursos turísticos naturais e culturais, sendo que 245 foram diagnosticados e adequados para recepção a turis¬tas, integrando os roteiros compos¬tos para a região, com foco no turis¬mo histórico e cultural, ecológico e rural, científico e ambiental.

A capacitação dos empresários e operacionais do trade turístico, pelo “Programa Turismo Profissional – Costa da Mata Atlântica”, tiveram fundamental importância, com o propósito de mobilizar e integrar empresários, comerciantes e poder público – peças de fundamental importância na formatação dos no¬vos roteiros turísticos – agregando produtos e serviços complementares para o desenvolvimento do turismo regional na baixa temporada.

faça o download do documento


A promoção e divulgação do Circui¬to, em feiras e eventos nacionais e internacionais, além da realização da fampress com jornalistas de impor¬tantes regiões do país, proporcionou uma divulgação significativa do des¬tino e de todo o potencial da Costa da Mata Atlântica, uma das regiões mais atrativas do País. As Centrais de Informações Turísti¬cas Metropolitanas – CIT, inaugu¬radas em parceria com a Agem, são pioneiras em função de seu caráter regional e oferecem ao turista infor¬mações das nove cidades.

Para a região, como um todo, os be¬nefícios do Projeto “Circuito Turísti¬co da Costa da Mata Atlântica” são inúmeros, representando um tra¬balho realizado, em conjunto, com todo o trade turístico, envolvendo o poder público e a iniciativa privada, que direcionam seus esforços com foco em resultados positivos para toda a região e cada empresário em particular, transformando a Costa da Mata Atlântica, numa região que trata o turismo de forma profissio¬nal e organizada.

O objetivo comum no desenvolvi¬mento deste trabalho é fortalecer o Turismo Receptivo da região, fo¬mentar a participação de todos os profissionais da área, incentivar a capacitação na gestão empresarial e qualificação de mão-de-obra, numa grande união de esforços, visando proporcionar ao turista informações adequadas sobre as diversas opções disponíveis, para lazer e para negó¬cios, uma vez que estamos numa das regiões mais ricas em atrativos na¬turais, históricos, culturais do nosso País. O objetivo maior, é que todas essas oportunidades sejam levadas ao conhecimento de todos aqueles que queiram e possam aproveitar, mais e melhor, o que a COSTA DA MATA ATLÂNTICA tem a oferecer.

Fonte: Sebrae

Nota
A Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter socioambiental. Não indicamos nem prestamos nenhum serviço de turismo. O Portal Pick-upau é especializado em educação e jornalismo ambiental, apenas divulgamos cultura regional e ecoturismo como forma sustentável de desenvolvimento local.

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.