Mundo
 
 
 

São Thomé das Letras

Arquitetura: pedroa sobre pedra

 

Pedra sobre pedra, assim foram construídas as principais e mais curiosas edificações da cidade mineira de São Thomé das Letras. Sem argamassa, somente o peso das pedras foi suficiente para levantar casas, oratórios e até a igreja na Praça do Rosário.


A cidade construída, a partir da igreja Matriz, em 1740, apesar de não ter crescido tanto ao longo dos anos, sofreu uma imensa interferência em sua cultura, o que pode ser claramente constatado em sua arquitetura, cada vez mais descaracterizada.

As fortes construções, que já resistem há séculos, hoje sofrem com a estupidez de alguns turistas que insistem em deixar tristes e lamentáveis nomes e recados em suas paredes.
A Casa da Pirâmide é um exemplo do descaso e da falta de educação de visitantes que parecem acreditar que estão entrando para posteridade ao manchar as construções com pichações.

Compromisso de compensação...

Pior do que a descaracterização da arquitetura da cidade, é a falta de compensação, por parte das empresas que exploram o recurso das pedreiras. Segundo Edvaldo Paulino de Medeiros, da Secretaria Municipal de Turismo, o custo da pedra-mineira é muito alto, mesmo para a cidade que está a metros da exploração.




O projeto de revitalização da cidade custaria grandes quantias, porém, as empresas da região têm ganhado verdadeiras fortunas com a destruição do local. Ou seja, deveria haver alguma compensação, afinal o reflorestamento dessas planícies é praticamente impossível, pois a pequena e frágil camada de terra que havia foi retirada e o que restou foi a imensa rocha.

Futuro incerto

Em 2000, a Agência Ambiental Pick-upau, já alertava para a falta de um projeto de revitalização, tombamento e preservação do conjunto arquitetônico de São Thomé das Letras, em matéria publicada na revista Expedição Eco Turismo (Editoria:Galeria). De lá pra cá, parece que o único avanço foi das pedreiras contra a cidade.

Com o avanço cada vez maior da extração da pedra-mineira dos morros no entorno da cidade (foto), é fácil deduzir que, se algo não for feito imediatamente, o futuro da cidade é incerto. Se a degradação chegar às belezas naturais da região, como cachoeiras, grutas, cavernas e mirantes, o que já vem acontecendo em alguns locais, como descreve a matéria “Água Benta”, os danos irão além da descaracterização da arquitetura e a cidade corre o risco de tornar-se, em poucos anos, um bolsão de miséria, como já aconteceu em outras regiões que foram alvo de exploração indiscriminada.

Mesmo que todas as empresas autorizadas a explorar a região estejam dentro da lei, é óbvio que, se não faltou um estudo de impacto ambiental, este foi mal conduzido. Basta uma pequena caminhada pela periferia da cidade para observarmos a destruição.

Evidente também que a pedreira e o próprio turismo são fundamentais para a cidade, mas é necessária uma exploração consciente e controlada dessas duas economias, afinal a exploração de pedras corresponde a 70% da economia da cidade. Segundo Paulino, o restante fica com o turismo e algumas plantações, muitas de subsistência.

Pedra por pedra, é assim que autoridades e a sociedade devem lutar para que São Thomé das Letras seja conhecida também pela cidade que lutou para reconstruir seu passado.

Veja a seguir as incríveis construções de pedra que resistem ao tempo em São Thomé das Letras.

 


Clique na imagem para ampliá-la
         


 
 

Apoio
Restaurante Alquimista (cozinha artesanal)
Restaurante e Pizzaria Ximama
Pousada Serra Branca


Nota
A Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter sócio-ambiental.
Não indicamos nem prestamos nenhum serviço de turismo. O Portal Pick-upau é especializado em educação e jornalismo ambiental, apenas divulgamos cultura regional e ecoturismo como forma sustentável de desenvolvimento local.

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.