Mundo
 
 
 

Povo de Lata

Artesanato

 

Qual será a relação do artesão e sua obra? Até aonde podemos separá-los? Até que ponto um pode dar vida ao outro? Quem observa as obras de José Roberto Félix, um artesão que vive no vale do Ribeira, na cidade de Eldorado, facilmente fará essas perguntas. A dedicação ao trabalho e a necessidade da sobrevivência fazem com que Félix crie em suas obras uma visão real, mas ao mesmo tempo otimista da sociedade. Através de latas de alumínio, peças de bicicletas, computadores e outras ferramentas inutilizadas pelo homem, ele cria um novo mundo a ser consumido. Um 'povo de lata' que mostra sem nenhuma pretensão os sonhos e as fraquezas de um mundo globalizado, um mundo que a cada dia descarta o presente. Aliando a criatividade e a matéria-prima retirada do lixo, Félix transforma um monte de alumínio e ferro em peças de decoração que voltam às casas em forma de arte. O que tinha destino certo: a lata de lixo, agora ganha destaque em estantes e até halls.



Os temas são simples: o cotidiano e a natureza, que por muitas vezes não andam juntos, nas obras de Félix recebem um acabamento único. O artesão, avesso às câmeras, pouco fala sobre seu trabalho, prefere que ela própria se defina. Apesar da matéria-prima, a princípio ser de fácil aquisição, Félix, conta que muitas vezes é obrigado a consumir produtos para obter o material. "Muitas pessoas descartam o lixo de qualquer jeito, elas não sabem o quanto pode valer uma latinha", afirma. A equipe do Pick-upau bateu um papo informal com Félix, confira alguns trechos:

Qual a matéria-prima básica utilizada em suas obras?
Félix - A matéria-prima que eu utilizo é basicamente sucata, peças de carro, de bicicleta, latinha de alumínio, basicamente sucata. Aquilo que na teoria não serve mais.

E como você faz para conseguir essa matéria-prima?
Félix - A maioria dessa matéria-prima o pessoal traz para mim, eles sabem que eu uso, então quando eles vêem sobrando no quintal deles trazem para cá.

Suas peças são bem variadas, tanto em formas como em tamanhos, mas em média quanto tempo você leva para produzir uma obra inteira?
Félix - Umas duas horas mais ou menos. Se a peça for grande, um metro de altura por exemplo e dependendo da técnica e do material utilizado pode demorar até cinco horas.

Quais as técnicas utilizadas na confecção das peças?
Félix - Eu uso solda, isso aqui por exemplo é só na solda, (Félix mostra à equipe uma peça [Cristo Crucificado] com cerca de meio metro de altura feita de peças de carro e barras de ferro), já peças menores feitas com latas de alumínio eu uso basicamente a colagem simples.

Há quanto tempo você faz esse trabalho?
Félix - Há 25 anos. Eu trabalhava em São Paulo, costumava comprar peças de gesso e recobria com sucata, tipo essa aqui, (Félix mostra uma cabeça de cavalo parcialmente recoberta com latas de alumínio e antigas moedas), quando vim para cá, (Eldorado) comecei a montar as peças, a fazer a peça inteira, em vez de comprá-la pronta.

De onde vem a inspiração para o seu trabalho?
Félix - A inspiração são temas regionais, músicos, profissões, santos, mitologia grega, depende da hora, do estado de espírito. Mas a temática é mais ou menos esta, o cotidiano.


Apoio
Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo

Revista Eco Turismo
Administração da Caverna do Diabo
Grupo Pé no Mato

Estância Turística de Eldorado
PIT - Posto de Informações Turísticas

Tupinambis


Nota
A Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter sócio-ambiental.
Não indicamos nem prestamos nenhum serviço de turismo. O Portal Pick-upau é especializado em educação e jornalismo ambiental, apenas divulgamos cultura regional e ecoturismo como forma sustentável de desenvolvimento local.


 
Clique na imagem para ampliá-la
 
 

José Roberto Félix expõe seus trabalhos à beira da rodovia.
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.