Panorama
 
 
 

SARNEY FILHO DIZ QUE ABERTURA DE ESTRADA EM PARATI VAI OBEDECER CRITÉRIOS AMBIENTAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Janeiro de 2001

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, anunciou ontem que a reabertura da antiga Estrada Real, um trecho que liga Parati a Cunha, no Estado do Rio de Janeiro, com 12,9 quilômetros de extensão, vai obedecer a rigorosos critérios técnicos ambientais. Ele informou que em 30 dias serão iniciados os trabalhos para elaboração do plano de manejo onde será definida a melhor maneira de se pavimentar esta estrada, aberta em 1560.

A estrada atravessa o Parque Nacional da Serra da Bocaina e, no passado, servia para escoar o ouro vindo de Minas Gerais. "Vamos fazer a estrada dentro dos corretos padrões ambientais porque não adianta iniciarmos agora a pavimentação e a abertura do trecho e depois haver um embargo judicial" afirmou o ministro.

Sarney Filho esteve ontem em Parati em reunião com o prefeito José Cláudio de Araújo para discutir os problemas ambientais da cidade. O ministro assinou um manifesto das entidades ambientalistas locais, que reivindicam a abertura da estrada.

Ele prometeu reativar a estrada, mas informou que esta é uma decisão que passa por critérios técnicos e não políticos. O secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, José Pedro Costa, informou que há recursos para iniciar os trabalhos de plano de manejo e discutir a melhor forma de pavimentar a estrada e a recuperação das áreas degradadas.

O ministro Sarney Filho realizou um sobrevôo na região de Parati e manifestou preocupação com o lixão a céu aberto que existe na cidade. Ele sugeriu ao prefeito José Cláudio de Araújo que seja feito um consórcio para atacar o problema de forma coletiva. A Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente informou que somente os estudos técnicos poderão definir a melhor forma para que a abertura da estrada não provoque degradação ambiental no parque.

Fonte: MMA Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.