Panorama
 
 
 

INCÊNDIO NO PARQUE NACIONAL DO DESCOBRIMENTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Fevereiro de 2001

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, sobrevoou no sábado o Parque Nacional do Descobrimento, no sul da Bahia. Ele foi supervisionar o trabalho do Ibama para debelar os focos de incêndio que atingem o parque, um dos mais importantes remanescentes de Mata Atlântica. Cento e vinte homens do Corpo de Bombeiros da Bahia, técnicos do Ministério do Meio Ambiente/ Ibama e integrantes de brigadas contra incêndios estão trabalhando para debelar o fogo. Na sexta-feira, Sarney Filho, em reunião com representantes do Prevfogo do Ibama, na Bahia, determinou que a operação fosse reforçada, passando a contar com mais tratores e equipamentos, além de outros três helicópteros, dois cedidos pelo governo do Espírito Santo e um pelo governo de Minas Gerais. Os helicópteros estão equipados com tanques, possibilitando o despejo de água nos focos de incêndio de acesso mais difícil.

Os coordenadores da operação trabalham na área desde o dia 2 de fevereiro. Eles informaram existir quatro focos de incêndio na área do parque, um deles já isolado com a construção de um aceiro que está limitando a propagação do fogo. Segundo o Ibama, já se detectou que a utilização indevida do fogo por proprietários que vivem nas imediações do parque causou o incêndio. Os focos, segundo os coordenadores da operação, são de origem criminosa. "Os responsáveis serão identificados e punidos exemplarmente com base na Lei de Crimes Ambientais", afirmou o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

No sábado, Sarney Filho e o presidente do Ibama, Hamilton Casara, reuniram-se em Itamarajuba com os prefeitos dos municípios limítrofes ao Parque Nacional do Descobrimento para discutir medidas destinadas a evitar que ocorram novos incêndios na área. A representação do Ibama na Bahia suspendeu todas autorizações de queima controlada e de carvoarias na região. Estima-se que cerca de 3 000 hectares foram atingidos pelo fogo (o parque tem 21 mil hectares).

Fonte: MMA Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.