Panorama
 
 
 

ÍNDIOS PATAXÓS AJUDAM A COMBATER INCÊNDIOS
EM PARQUES NA BAHIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Fevereiro de 2001

Noventa índios pataxós de brigadas antifogo treinadas pelo Ibama no sul da Bahia estão ajudando a força-tarefa federal e o Corpo de Bombeiros da Bahia no combate aos focos de incêndio nos Parques Nacionais de Monte Pascoal, Pau Brasil e do Descobrimento. O presidente do Ibama, Hamilton Casara, informou que o objetivo é fazer um trabalho integrado também com a comunidade indígena para combater o fogo. A força-tarefa federal é composta por homens do Ibama, Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Polícia Federal, Defesa Civil e Força Aérea Brasileira.

Casara explicou que a prioridade agora é controlar o fogo no Parque Nacional de Monte Pascoal e evitar que ele atinja o Parque Nacional do Pau Brasil, único dos três que ainda não foi atingido diretamente. Entretanto, os técnicos do Ibama constataram a existência de focos de incêndio a 5 quilômetros do parque. "Nossa meta agora é evitar que o Parque Nacional do Pau Brasil seja afetado", disse o presidente do Ibama.

Casara informou que a força-tarefa federal montada para combater o fogo irá permanecer na região o tempo necessário para evitar o surgimento de novos focos de incêndio. Segundo ele, o esquema só será desmontado quando houver condições meteorológicas favoráveis. Ao todo são 380 homens trabalhando nos três parques para conter o fogo.

O Ibama reuniu-se com lideranças indígenas no último sábado para articular iniciativas que beneficiem as comunidades indígenas. O presidente do Ibama disse que a idéia é apoiar projetos de ecoturismo e artesanato por meio do Proecotur e do Programa de Desenvolvimento do Extrativismo. Casara afirmou que os Ministérios do Meio Ambiente e da Justiça, Funai e Ibama estão elaborando projeto conjunto para que haja uma gestão compartilhada do Parque Nacional de Monte Pascoal.

Fonte: MMA Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.