Panorama
 
 
 

PRESIDENTE ENVIA AO CONGRESSO PROJETO CRIANDO
POLÍTICA NACIONAL DE SANEAMENTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Fevereiro de 2001

O presidente Fernando Henrique Cardoso enviou ao Congresso Nacional, projeto de lei que regula o serviço de saneamento básico no País. Encaminhado com pedido de urgência constitucional, o projeto define de quem é a responsabilidade pelo saneamento - se do Estado ou do município –, estabelece regras para venda do controle acionário das empresas (privatização) e também para a realização de novas concessões.

O objetivo do projeto é criar instrumentos efetivos para a universalização dos serviços. O que deverá ser buscado por todos os níveis de governo e pelas empresas prestadoras de serviços. O projeto de lei esclarece que os serviços de interesse local são aqueles em que os componentes da infra-estrutura de saneamento atendem exclusivamente a um município. Caso haja pelo menos um componente servindo a mais de um município, a competência passa a ser estadual.

O governo irá financiar investimentos e dará assistência técnica a estados e municípios. Mas a cooperação federal ficará condicionada ao cumprimento das diretrizes nacionais. A prioridade será para investimentos que atendam os segmentos de baixa renda, em especial os municípios das regiões mais pobres do País, e tratamento de esgotos, principalmente onde a falta do serviço provoque maior impacto ambiental.

De acordo com o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Jerson Kelman, o objetivo do governo é garantir a regulamentação, "praticamente inexistente", do setor, de forma a assegurar a universalização dos serviços básicos de saneamento no prazo máximo de dez anos. Kelman acrescentou que a meta é levar cidadania, água e esgoto a todos os brasileiros. Ele disse esperar que os governadores trabalhem em conjunto com o governo federal dando prioridade à universalização.

Fonte: MMA Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.