Panorama
 
 
 

IBAMA TERÁ CENTRO NACIONAL DE RÉPTEIS E ANFÍBIOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Março de 2001

Depois de realizar a mais bem sucedida experiência de recuperação de tartarugas-da-amazônia e tracajás, o Centro Nacional Quelônios da Amazônia-Cenaqua ampliará suas atividades para a proteção e o uso sustentável de répteis e anfíbios brasileiros. O presidente do Ibama, Hamilton Casara, determinou que, até maio, os técnicos da área formulem uma proposta para criação do futuro Centro Nacional de Répteis e Anfíbios.

O principal objetivo do novo centro será estudar e propor métodos para a conservação das espécies ameaçadas de extinção e de formas de manejo sustentável dos répteis e anfíbios com maior potencial de exploração econômica. "Com o grande interesse que existe em relação às cobras, lagartos, jacarés, rãs e sapos, precisamos estar preparados para atender a essa demanda que vai dos restaurantes aos laboratórios internacionais", avaliou o gerente do Cenaqua, Maria de Fátima Soares.

A existência de um Centro dedicado ao trabalho com répteis e anfíbios favorecerá o surgimento de pesquisas sobre a situação desse segmento da fauna silvestre considerado um doa mais diversos do mundo. Além de abrir campo de trabalho para os cientistas, a nova instituição atuará em âmbito nacional seguindo a mesma direção do Cenaqua na busca de formas de inserção das populações locais nos processos de preservação e uso econômico das espécies.

O Cenaqua também tornou-se um fator determinante na preservação dos ecossistemas onde ocorrem os quelônios. Além de promover formas ambientalmente corretas de uso dos recursos naturais, o Centro também se caracteriza por atividades de educação ambiental entre as populações ribeirinhas.

Com 11 anos de existência, o Cenaqua coordena e executa atividades em 115 sítios reprodutivos de tartarugas-da-amazônia e tracajás nos estados do Norte do País, além de Goiás e Mato Grosso. Ao todo, existem 81 criadouros de quelônios credenciados pelo Centro que visa estimular a criação dessas espécies em cativeiro.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.