Panorama
 
 
 

LABORATÓRIO DE PRODUTOS FLORESTAIS CRIA BANCO DE DADOS INÉDITO DE MADEIRAS BRASILEIRAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) Brasil
Março de 2001

Inédito banco de dados de madeiras brasileiras foi criado pelo Laboratório de Produtos Florestais do Ibama e inaugurado pelo presidente Hamilton Casara, em comemoração ao 12° aniversário do Instituto. A informatização tem por objetivo melhor atender o público e divulgar ao máximo as pesquisas tecnológicas para uso racional e manejado das madeiras alternativas com potencial industrial, informou o chefe do LPF, Marcos Vinícius.

Inicialmente o banco disponibilizará ao público, via Internet, uma radiografia das 270 principais espécies de madeiras comerciais e alternativas já pesquisadas pelo LPF.

O banco de dados será um importante instrumento de trabalho para os pesquisadores, técnicos e, principalmente, para o comércio e a indústria, que poderão economizar tempo e matéria-prima tendo à disposição informações confiáveis sobre as propriedades e a utilização correta de cada uma das espécies tropicais: características gerais (diâmetro, cor, textura, cheiro, brilho e figuras); propriedades físicas (densidade); propriedades mecânicas (resistência); além de durabilidade natural, secagem, e mabeabilidade.

Cada espécie será ilustrada na página com fotos da árvore inteira, do tronco cortado, da casca e da madeira com três tipos de cortes: tangencial e radial (revelam cor e textura nas diversas faces da árvore); e o transversal (identifica a espécie da madeira).

Atendimento - No LPF, o Sistema de Atendimento ao Cliente (SAC), coordenado pelo engenheiro florestal, Marcelo Augusto Ferraz, vem esclarecendo dúvidas do público externo que solicita informações sobre produtos florestais pelo e-mail: mamf@csr.lpf.ibama.gov.br Nos seis meses de funcionamento do sistema, verificou-se que: 56 por cento das mensagens vieram das regiões Sul e Sudeste (metade cada); e, 17 por cento, da região Norte.

As pessoas físicas representaram 69 por cento da demanda; as empresas, 14 por cento; as Ongs, 7 por cento; e, as organizações governamentais, 10 por cento. Do total nacional, a população de 14 estados das regiões norte, nordeste e centro-oeste ainda não utilizou o SAC.

As maiores demandas das regiões Sul e Sudeste foram do Paraná (17por cento), Rio de Janeiro (10,5 por cento), e São Paulo (10 por cento), das quais 96 por cento dirigidas às gerências de desenvolvimento e de pesquisas do LPF, com destaque para anatomia, morfologia, e secagem de madeiras.

Delas, 41 por cento foram técnicas; 24 por cento, bibliográficas; 11 por cento, institucionais; 10 por cento, sobre legislação; e, 3 por cento, diversas. Do total, 11 por cento foram mensagens agradecendo a criação do SAC.

Em apenas quatro meses o índice de retorno do LPF/Ibama beirou os 70 por cento, considerado satisfatório por Ricardo Ferraz diante da recente implantação do sistema.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.