Panorama
 
 
 

 

MMA FAZ ESTUDO SOBRE POTENCIAL ECONÔMICO DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Março de 2001

O Projeto de Apoio ao Manejo Florestal na Amazônia (ProManejo), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), define na próxima sexta-feira (09/03) as instituições públicas e privadas que irão desenvolver estudos nas áreas de Política Agrícola, Agrária, Industrial e Instrumentos Econômicos, Fiscais e Tributários para a região Amazônica. Até a última semana, 44 instituições haviam adquirido os editais. A escolha das instituições será feita pela equipe do ProManejo juntamente com a diretoria do Programa Nacional de Florestas e um grupo de especialistas nomeado pelo ministro José Sarney Filho.

A expectativa é que os estudos contratados estejam concluídos em seis meses. Eles deverão gerar informações capazes de fornecer subsídios para que o governo federal reformule suas políticas setoriais. A partir desta reformulação, o governo espera reduzir a expansão da fronteira agrícola e estimular o desenvolvimento florestal sustentável da floresta Amazônica.

A instituição que vencer a concorrência para a área de Instrumentos Econômicos, Fiscais e Tributários, por exemplo, deverá identificar e avaliar os impactos sociais, econômicos e ambientais dos instrumentos de crédito e financiamento disponíveis para a atividade agropecuária e florestal na Amazônia Legal. Deverá, ainda, avaliar o potencial econômico e produtivo da atividade florestal na Amazônia, tendo como base as normas de manejo florestal sustentável.

Já o estudo sobre Política Industrial deverá caracterizar a situação da tecnologia de processamento das empresas madeireiras na Amazônia Legal. Irá, também, avaliar as cadeias produtivas mais rentáveis para a modernização tecnológica da indústria de base florestal, considerando critérios de produtividade, redução de desperdícios e a relação de custo/ benefício.

O componente Estudos Estratégicos do ProManejo segue a diretriz principal do Programa Nacional de Florestas, de promover o desenvolvimento florestal sustentável, conciliando a exploração com a proteção dos ecossistemas. A orientação do ministro Sarney Filho é de que a ação do MMA em defesa das florestas não seja feita exclusivamente por meio de ações de controle e fiscalização, mas de alternativas de uso racional com respeito ao meio ambiente.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.