Panorama
 
 
 

PARQUE ESTADUAL DA ILHA DO CARDOSO:
MODELO DE GESTÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Março de 2001

José Jorge Neto/SMA
Um dos mais importantes criadouros de espécies marinhas do Atlântico Sul, o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, integrado ao complexo estuarino lagunar de Iguape-Cananéia-Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo, têm merecido especial atenção por parte da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que lá desenvolve, através do Instituto Florestal, um plano modelo de Gestão Ambiental.

Elaborado com a participação direta dos moradores tradicionais da Ilha, o plano de manejo, criado em 1997, esta na segunda fase, que irá detalhar as características da fauna e flora, além de consolidar o zoneamento local, identificando áreas restritas à população e as que podem ser ocupadas pelas comunidades tradicionais da Ilha. Para a implementação do Plano e melhoria geral das condições do Parque, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente recebeu recursos iniciais da ordem de 1,5 milhão de marcos alemães do Programa de Cooperação Financeira Brasil-Alemanha, através de parceria com o banco alemão KfW.

Os recursos são investidos na fiscalização e proteção de toda a área de floresta Atlântica no Estado de São Paulo, o chamado PPMA - Projeto de Preservação da Mata

Atlântica. Foram investidos mais de 40 milhões de marcos neste amplo projeto de preservação da Mata Atlântica e, até o final do ano, serão repassados mais 10 milhões para garantir o desenvolvimento dos Planos de Gestão de todos os parques e estações ecológicas em mais de 17 mil Km quadrados de área de floresta. A garantia da liberação desses recursos foi anunciada durante visita feita em novembro pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, à Ilha do Cardoso, acompanhado de um representante do banco de investimentos alemão. Com recursos do KfW foram comprados equipamentos de energia solar, barcos, rádio-comunicação, informática, reformas dos edifícios abandonados e capacitação de pessoal, que estão possibilitando melhor atendimento aos visitantes e pesquisadores e a implantação e consolidação de ações de apoio ao ecoturismo, fiscalização e manejo do parque.

A mistura de arte com natureza pode ser observada também no Museu Botânico, com seus vitrais em estilo "art noveau" e paredes de alto relevo retratando plantas da flora brasileira. Este museu apresenta os vários ecossistemas encontrados no Estado, uma coleção de produtos extraídos de plantas, como fibras, óleos, madeiras e sementes.

Outras atrações são os bosques de pau-brasil e o de palmitos, a Alameda Von Martius, com aléias de palmeiras imperiais, o portão histórico da antiga Companhia de Águas e Esgotos da Cidade de São Paulo, o túnel de bambus, o castelinho das crianças e as trilhas no meio da vegetação.
José Jorge Neto/SMA

Santuário ecológico

São mais de 22 mil hectares de cenários formados por costões rochosos, praias, braços de mar, estuários, barras, lagunas, restingas, mangues, rios, cachoeiras e montanhas cobertas de florestas. Um conjunto de ecossistemas onde já foram catalogadas quase mil espécies de plantas. Ambientes que são refúgios para animais ameaçados de extinção como os macacos bugio e mono-carvoeiro, a lontra, o papagaio-de-cara-roxa, o veado-mateiro, o jacaré-de-papo-amarelo e outros. Algumas espécies, como, por exemplo, o morcego Lasiurus ebenus, descoberta pelos pesquisadores em 1994, só existem em um lugar no Planeta: a Ilha do Cardoso. Com uma população de 400 habitantes, moradores tradicionais da Ilha, o Parque conta com uma base operacional no Núcleo Perequê, com hospedaria para 72 pessoas, refeitório, centro de visitantes, auditório, casas para pesquisadores e laboratórios. É desse Núcleo Perequê,que os visitantes saem para as trilhas do Poço das Antas, do Morro das Almas, do Mangue, do Sambaqui, sempre acompanhados de monitores.

A Vila de Marujá também é outra atração turística. Possui 150 habitantes que sobrevivem da pesca ou do turismo. De lá, o visitante pode caminhar até as praias do Marujá, Enseada da Baleia, Camboriú, Pontal do Leste e Ipanema. Para quem gosta de cachoeiras, o visitante têm à disposição a Cachoeira Grande, Camboriú, Serra e Ipanema. Em algumas praias, vivem comunidades tradicionais de pescadores, que oferecem pousada e refeições.

O marco de Tordesilhas

Uma atração à parte na Ilha do Cardoso é visitar a réplica do marco do Tratado de Tordesilhas, no Pontal da Praia de Itacurussá, erguido no mesmo local aonde se encontrava o marco original, hoje parte do acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no Rio de Janeiro. Segundo pesquisadores de Cananéia, o marco do Tratado de Tordesilhas - que representou a divisão das terras do Novo Mundo entre Portugal e Espanha, firmado em 1494 - foi colocado no Itacurussá por volta de 1501 e 1504 pela expedição de Américo Vespúcio e Gaspar de Lemos, quando lá estiveram para dar posse às terras portuguesas. Permaneceu na Ilha até 1841, quando o ministro do Império, o Barão de Capanema, o retirou do Pontal do Itacurussá e o levou para o Museu Imperial (RJ).

Os caminhos à Ilha

Rodovia Régis Bittencourt (BR 116) até Pariquera-Açu. Estrada Pariquera-Cananéia (SP 226) até a base de apoio do Parque na cidade de Cananéia, Av. Prof. Wladimir Besnard s/n, bairro Morro São João, de onde saem as embarcações para a Ilha do Cardoso. As visitas podem ser feitas de Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 16:50 hs. Escolas e grupos organizados podem agendar visitas para sábados, domingos e feriados, pelo fone/fax: (0XX13) 6851-1163 / 1108 . E-mail: peic@rgt.matrix.com.br

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Renato Alonso

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.