Panorama
 
 
 

PROJETO POMAR COMPLETA UM ANO COM SUCESSO; MARGEM DIREITA DEVE SER COMPLETADA ATÉ MEADOS DE 2001

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Março de 2001

SMA-Cetesb/Divulgação
O Projeto São Paulo Pomar/Mais Verde, Mais Vida, uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente com apoio do Jornal da Tarde, completou um ano em dezembro de 2000. A primeira etapa desenvolvida no ano passado recuperou a margem esquerda, que teve 14 quilômetros de extensão concluídos, indo da Ponte do Jaguaré até a João Dias. A Secretaria do Meio Ambiente estima que 240 mil mudas já foram plantadas, entre elas o Jerivá, símbolo do projeto, a bela-emilia, azaléia entre outras. Este ano, o projeto começa sua segunda fase, que é arborizar a margem direita. Para o secretário do meio ambiente, Ricardo Tripoli, a experiência do último ano demonstrou que é possível mudar a paisagem da cidade com a união de forças. “O projeto conseguiu se manter com a junção da iniciativa privada e do governo.”

O sucesso do projeto deve-se principalmente as empresas que colaboraram com o desenvolvimento da recuperação da margem esquerda do Rio Pinheiros. São elas: Companhia Auxiliar de Viação e Obras - CAVO, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, Companhia Siderúrgica Paulista - COSIPA, Empresa Metropolitana

de Água e Energia - EMAE, Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica - EPTE, Fibra S.A, Johnson e Johnson, Natura Cosméticos, Universidade Paulista - UNIP, Credicard S.A, Volvo Car do Brasil Ltda, Metropolitana Eletricidade de São Paulo.

A utilização da água do Rio para irrigação

Um processo importante do projeto é a estação de tratamento, que pelo sistema de flotação, conjunto de técnicas empregadas em estações de tratamento de água e de esgoto, para separação físico-química de materiais, incluindo também remoção e o tratamento adequado do lodo resultante do processo, trata a água do próprio rio para utilizá-la na irrigação das plantas. O resultado desse trabalho é a recuperação da vida natural nas margens do rio.
O sistema de flotação vem sendo aplicado no Projeto Pomar, com uma estação piloto junto a ponte João Dias fornecendo água tratada para irrigação das espécies que estão sendo plantadas ao longo de todo rio.

A importância da Frente de Trabalho

O Projeto São Paulo Pomar/Mais Verde, Mais Vida vem sendo executado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente contando com trabalhadores das Frentes de Trabalho, criadas pelo Governo do Estado para proporcionar ocupação, renda e qualificação profissional para trabalhadores que estão desempregados. Nessa primeira etapa do Projeto Pomar 100 trabalhadores foram empregados e treinados para a execução das tarefas necessárias ao preparo do solo, plantio das mudas e manutenção das áreas. Neste ano, mais 50 trabalhadores serão empregados no projeto. Os bolsistas dessa Frente participam de cursos para a formação de jardineiros, com aulas teóricas e práticas sobre noções de ecologia e solo. Ao término do contrato, que tem duração de nove meses, os trabalhadores estão aptos a exercer o ofício de jardineiro.

Um dos bolsistas da Frente de Trabalho, Vanderlei Elias Manoel, 42 anos, que trabalhava na construção civil , elogia o projeto: “O projeto é bom e me sinto orgulhoso em fazer parte dele, pois está embelezando a cidade e deixando-a do jeito que o paulistano sonha. É como se fosse a extensão de sua casa”, diz o trabalhador. Ele também considera a iniciativa um ótimo aprendizado, pois lida com pessoas de todas as origens e, principalmente, com as plantas. ”Trabalhar com pessoas diferentes é um grande aprendizado. A harmonia das plantas também é cativante”, explica Vanderlei.

Um caso que chamou atenção foi o de Deise Araújo, que conseguiu seu primeiro emprego no Projeto Pomar. ”Com esse emprego poderei ajudar minha família, já que não tenho pai e minha mãe está desempregada. Farei o curso de jardinagem que será muito importante para mim, pois não tenho experiência em nenhuma área”, afirma Deise. O salário de R$ 160 é considerado de grande utilidade para ela. “Como estávamos passando por dificuldades, qualquer dinheiro será muito proveitoso”, conclui Deise.

O Sucesso do Projeto

Um dos coordenadores do projeto, José Merivaldo dos Santos, da Secretaria do Meio Ambiente, afirma que o projeto superou todas as expectativas. “O projeto começou pequeno e já no ano passado nós ganhamos prêmios significativos, como o Top de Ecologia 2000 em recuperação ambiental e o segundo lugar na categoria Natureza do prêmio von Martius, da Câmara de Comércio e Indústria do Brasil-Alemanha.”, afirma Merivaldo.

Na sede do projeto há uma grande infra-estrutura, com ambulatório médico, refeitório, núcleos de educação ambiental entre outras.
O principal projeto para 2001, segundo Merivaldo, é concluir a margem direita até a metade do ano, que possui 14 quilômetros de extensão, e, talvez, fazer alguma intervenção no Rio Tietê.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Vinicius Volpi e Thiago Landulfo

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.