Panorama
 
 
 

O PROJETO POMAR E SEUS BICHOS


Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Março de 2001

José Jorge/SMA
O Brasil, historicamente, não proporcionava um destino adequado à madeira apreendida em ações de fiscalização dos organismos governamentais. Agora, o Governo Federal desenvolveu um conjunto de soluções que está levando ao aproveitamento desses estoques. Com aproximadamente 100 mil metros cúbicos de madeiras apreendidas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), serão construídas cinco mil residências em assentamentos no estado do Pará, ainda este ano, gerando pelo menos cinco mil empregos diretos em áreas com reconhecido déficit de moradias e de postos de trabalho. Uma ninhada com seis filhotes de capivara é a mais recente novidade do Projeto Pomar. As famílias de capivaras vem aumentando ao longo do rio e os funcionários responsáveis pelo projeto já contabilizam cerca de 35 animais desta espécie vivendo às margens do Pinheiros, além dos filhotes nascidos no início de fevereiro.


O programa, desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente para recuperar a vegetação das margens do Rio Pinheiros, vai aos poucos obtendo novos frutos recriando também as condições para a volta de outras formas de vida para a região. Recentemente, ao tentar remover uma pedra em um dos canteiros do projeto, os funcionários foram surpreendidos por uma família de gambás, que escolheram o local para esconder sua ninhada.

Algumas vezes, porém, descobertas como estas são motivo de susto, como foi o caso da captura de uma cobra venenosa, da família das jararacas. Outros animais peçonhentos também habitam a região, como aranhas e escorpiões, o que levou a administração do Projeto a estabelecer um acordo com o Instituto Butantã para encaminhá-los para pesquisa e aproveitamento do veneno. Até agora foram capturadas cinco serpentes de famílias diversas. Um número pequeno, se forem consideradas as condições locais, com água e muita vegetação. A proliferação certamente é controlada pelas corujas, gaviões e outras aves caçadoras que também estão sempre sobrevoando a região do Projeto Pomar.

A convivência tem sido tão freqüente que já dá para saber onde encontrar cada espécie, o que tem permitido o controle e o acompanhamento dos animais, realizada de forma zelosa e espontânea pelas pessoas que trabalham no local. O único que ainda mantém distância e mistério é o jacaré, que aparece em pontos diferentes e some durante longos períodos.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Eli Serenza

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.