Panorama
 
 
 

PROJETO POMAR INICIA RECUPERAÇÃO
DA MARGEM DIREITA DO RIO PINHEIROS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Março de 2001

José Jorge/SMA
Após um longo período de negociações, a Câmara dos Deputados aprovou nesta madrugada, por consenso de lideranças, o Projeto de Lei 2401/03 ( PL da Biossegurança), que regulamenta a pesquisa, o plantio e a comercialização de sementes geneticamente modificadas. O texto, aprovado na forma de substitutivo do relator Renildo Calheiros (PC do B-PE), proíbe experiências genéticas para clonagem humana. Um artigo permitirá o plantio por mais um ano de soja transgênica.

"Esse não foi um trabalho exclusivo do Ministério do Meio Ambiente. Tudo foi coordenado pela Casa Civil, de forma que foi possível chegar a Projeto de Lei s adequado, conforme o governador em exercício, Geraldo Alckmin, e o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, abriram, no dia 23 de fevereiro último, os trabalhos da segunda fase do Projeto Pomar, cujo objetivo é a revegetação da margem direita do Rio Pinheiros.

A solenidade foi realizada em uma área próxima à ponte Cidade Jardim, e contou com a presença de autoridades, representantes das empresas que participam do trabalho de recuperação da margem esquerda do Pinheiros, novos parceiros, bolsistas da Frente de Trabalho e ambientalistas que acompanham o desenvolvimento do projeto.

“O Projeto Pomar está cumprindo sua missão de estreitar novamente a relação entre a cidade de São Paulo e a natureza”, afirmou o governador em exercício, salientando que "logo teremos o maior jardim da Capital, com mais de 400 mudas de plantas nas margens do Rio Pinheiros.”

O secretário do Meio Ambiente ressaltou a importância da parceria com a iniciativa privada. “O Pomar começou tímido, mas com o auxílio das ‘empresas amigas’ se tornou uma das grandes ações do governo”, disse Tripoli. “Há 20 anos, prosseguiu, a relação entre o setor privado, o governo e os meios de comunicação era complicada. Hoje, ao contrário, somamos esforços e apresentamos para São Paulo um projeto pioneiro e criativo, que pretende devolver a vida ao Rio Pinheiros.”

A solenidade foi interrompida, quando o bolsista Marinho Braz dos Anjos, de 47 anos, sofreu uma convulsão obrigando o governador Alckmin, que é médico anestesista, a prestar o primeiro atendimento ao integrante da Frente de Trabalho. Marinho, que sofre de epilepsia, foi levado ao Hospital do Campo Limpo, onde ficou em observação.

Após o incidente, Alckmin e Tripoli plantaram um pé de jerivá, palmeira-símbolo do Projeto Pomar. Em seguida, os representantes das novas empresas parceiras assinaram o termo de adesão ao projeto. São elas: Deutsche Bank, Microsoft Informática Ltda., Bunge Fertilizantes S.A., Companhia Suzano de Papel e Celulose e CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

O secretário Tripoli anunciou também a criação de um Núcleo de Educação Ambiental na sede do Projeto Pomar, para oferecer um espaço adequado para recepcionar grupos de estudantes e visitantes que poderão fazer passeios monitorados pelas áreas plantadas.

Parceiros elogiam o Projeto Pomar

O Projeto Pomar tem o mérito de proporcionar uma oportunidade para as empresas participarem de uma iniciativa de grande alcance social, aliando-a à preocupação com o meio ambiente. Todos os parceiros mostram otimismo quanto aos resultados do projeto:

Carlos Eduardo Felix Ximenes - Gerente de Assuntos Corporativos da Microsoft Informática Ltda. (empresa líder mundial em software para computação pessoal e empresarial): "O Projeto Pomar é uma oportunidade ímpar de aliar a preocupação com a recuperação das margens do Rio Pinheiros com um projeto social, como as Frentes de Trabalho. Temos fé de que o resultado deste trabalho irá favorecer milhares de paulistanos, seja com a melhoria da qualidade de vida, seja pela geração de novas perspectivas profissionais para a população.”

José Carlos Macedo Ferreira - Diretor Industrial da Companhia Suzano de Papel e Celulose (empresa que fabrica papel e celulose): "A Suzano Papel assume seu compromisso com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, apoiando o Projeto Pomar, com a seriedade que sempre pontuou suas ações de responsabilidade social. Acreditamos que é este também o desejo da população de São Paulo, ao ver recuperada a esperança de ter sua cidade mais limpa e bem cuidada. Este projeto já é uma realidade na margem esquerda do Pinheiros e com o apoio da Suzano Papel será também na margem direita do rio."

Mário Alves Barbosa Neto - Presidente da Bunge Fertilizantes/Manah (conglomerado de fabricação de fertilizantes): "A Bunge Fertilizantes S.A. / Manah sempre se preocupou com o meio ambiente, prova disso é que é a primeira e única empresa do setor a obter a ISO 14001. Esta posição se confirma com a parceria no Projeto Pomar - Mais Verde Mais Vida, do qual participamos buscando contribuir para a melhoria da qualidade de vida de toda a população de São Paulo."

Elisa Miranda Prado - Diretora de Marketing do Deutsche Bank S.A. (banco alemão de investimentos): "Ao apoiar o Projeto Pomar, o Deutsche Bank confirma sua política mundial de preservação do meio ambiente e de apoio ao desenvolvimento sustentável nos diversos países e cidades onde atua. O Deutsche Bank se congratula com o esforço das pessoas envolvidas com o Projeto Pomar e reafirma seu compromisso de cidadania corporativa com São Paulo. O apoio ao Projeto Pomar é um presente que o Deutsche Bank faz a população de São Paulo, cidade que tão bem o acolheu em todos estes anos de atuação."

Elenilson J. Limberti - Assessor de Comunicação Social da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos): "O futuro de São Paulo está entrando nos trilhos. O Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, está firmemente empenhado na recuperação, modernização e expansão dos serviços ferroviários na metrópole paulistana, com o objetivo de melhorar significativamente a qualidade de vida da população. Dentro dos grandes esforços que estão sendo realizados para, no menor tempo possível, valorizar o uso do trem metropolitano, destaca-se a modernização da linha ferroviária C-Celeste (Sul), na Marginal Pinheiros, entre Osasco e Jurubatuba, que ganhou seis estações no decorrer do ano 2000, e terá outra estação inaugurada em março próximo (Vila Olímpia). Esse esforço é complementado com o Projeto Pomar, uma iniciativa elogiável, da qual a CPTM se orgulha de ser parceira, contribuindo para uma São Paulo bem melhor."

Fonte: SMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Paula Anselmo

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.