Panorama
 
 
 

RIO PINHEIROS SERÁ DESPOLUÍDO ATÉ O INÍCIO DO ANO QUE VEM

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Março de 2001

"Sob o aspecto ambiental, é o maior projeto do Estado de São Paulo". Esta foi a declaração do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, ao falar do projeto de despoluição do rio Pinheiros. O início da implantação do sistema foi anunciado no dia 1º de Fevereiro de 2001 em evento reunindo o governador licenciado, Mário Covas, e o governador em exercício, Geraldo Alckmin, na sede do Projeto Pomar, às margens do rio Pinheiros. Na cerimônia, também foi divulgada a realização de audiência pública no próximo dia 15 de fevereiro, visando a licitação das empresas que executarão as obras do projeto.O sistema de limpeza a ser utilizado é o da flotação. A previsão, segundo o governador Alckmin, é de que a primeira das sete estações de tratamento a serem instaladas no próprio rio Pinheiros e em seus principais afluentes comece a operar ainda em junho deste ano. Até fevereiro de 2002 toda a operação de limpeza deve estar implantada, com as sete unidades funcionando. Deverão ser investidos US$ 100 milhões.

De acordo com o cronograma anunciado, o processo de licitação será realizado em março e em junho deverá entrar em operação a primeira unidade de tratamento. Até fevereiro de 2002 deverão estar concluídas as sete estações de tratamento.

O projeto prevê a implantação do sistema de tratamento em pontos estratégicos: três unidades no próprio Pinheiros (na Estrutura do Retiro, junto a confluência do rio Pinheiros; na Usina da Traição e na Pedreira, junto ao reservatório Billings) e quatro nos seus principais afluentes. São eles: Zavuvus, na região de Santo Amaro; Morro do S, próximo ao Morumbi; no Jaguaré e no Pirajuçara.

Tanto Alckmin como Covas lembraram que, com a melhoria da qualidade da água do rio Pinheiros, dentro de padrões permitidos por lei, haverá a possibilidade de destiná-la ao reservatório Billings. Com isso, haverá aumento na produção de energia da Usina Henry Borden, em Cubatão - que recebe as águas da Billings pela Serra do Mar e atualmente opera com apenas 30% de sua capacidade - e na disponibilidade da água ser bombeada para a Bacia do rio Cubatão, beneficiando a região da Baixada Santista. A recuperação das águas do rio Pinheiros representará, ainda, redução significativa na poluição do rio Tietê, do qual o Pinheiros é afluente.

O Secretário Tripoli ressaltou: "o objetivo é que a água do rio Pinheiros se torne límpida, oxigenada e própria para a existência de peixes, permitindo também a prática de esportes aquáticos". Ele explicou que o sistema de flotação permite a rápida aglutinação e suspensão dos resíduos sólidos presentes na água e sua remoção pela superfície. O lodo formado é recolhido e levado para estações de tratamento de esgoto convencionais. Parte do processo é similar ao utilizado na limpeza de piscinas.

Tripoli enfatizou que o sistema de flotação é o mais eficiente, rápido e de menor custo, lembrando que o sistema vem sendo testado com sucesso em dois canais na praia da Enseada, no Guarujá, e nos lagos dos parques da Aclimação e Ibirapuera. Esta tecnologia vai ser empregada também na despoluição dos lagos do Horto Florestal e do Parque do Jaraguá. O sistema vem sendo utilizado, ainda, no Projeto Pomar (uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente com 11 empresas), onde a água tratada do Pinheiros irriga as 240 mil mudas já plantadas.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Mário Senaga

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.