Panorama
 
 
 

PAISAGEM DO RIO PODE VIRAR PATRIMÔNIO MUNDIAL


Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Abril de 2001

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Cultura (Minc) estão desenvolvendo parceria para que algumas das mais significativas paisagens do país sejam reconhecidas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. É o projeto Paisagens Culturais do Rio de Janeiro, que está sendo elaborado há quase dois anos. O governo brasileiro está aproveitando uma nova tendência da Unesco, criando uma categoria mista para casos em que é difícil separar o patrimônio natural do cultural.

O secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, José Pedro Costa, preside hoje, no Rio de Janeiro, a comissão que elabora a proposta brasileira. As discussões são realizadas mensalmente e envolvem técnicos do MMA, Minc, Ibama, Iphan e Jardim Botânico. As reuniões têm o objetivo de definir as paisagens que serão apresentadas e o texto do projeto. A proposta deverá ser enviada à sede da Unesco, em Paris, até fevereiro de 2002 para que seja submetida ao Comitê do Patrimônio Mundial no final do ano.

O grupo já decidiu incluir na lista que será apresentada à Unesco a entrada da Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, os Morros do Leme, Cara de Cão, do Macaco e do Pico, Passeio Público, Outeiro da Glória, Aterro do Flamengo, Parque Nacional da Tijuca, Calçadão e Areias de Copacabana e o Jardim Botânico.

Desde 1980, a Unesco vem transformando algumas regiões do Brasil em sítios culturais ou naturais do Patrimônio Mundial, contribuindo para a preservação da história e do meio ambiente nacional. Hoje, são 11 os sítios, dos quais quatro estão sob responsabilidade do MMA: Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional Serra da Capivara, Complexo Pantanal e Parque Nacional do Jaú.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.