Panorama
 
 
 

ZEE SERÁ DEBATIDO DURANTE SIMPÓSIO BRASILEIRO
DE SENSORIAMENTO REMOTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Abril de 2001

O secretário de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Sérgio Braga, participa hoje, em Foz do Iguaçu, do X Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. Ele irá apresentar a nova proposta de trabalho do Consórcio Zoneamento Ecológico-econômico (ZEE) – Brasil, a síntese das atividades realizadas até o momento, o histórico do ZEE no país nos últimos 10 anos, as experiências e as contribuições das instituições parceiras.

Promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Sociedade Latino-Americana de Especialistas em Sensoriamento Remoto (Selper), o seminário está sendo realizado no Hotel Mabu Thermas & Resort e termina amanhã.

O objetivo do seminário é promover o encontro das comunidades acadêmico-científica e usuárias de sensoriamento remoto envolvidas com o levantamento e monitoramento de meio ambiente. O evento visa também propiciar a divulgação dos trabalhos apoiados em dados de sensoriamento remoto, promover a troca de experiências entre diferentes usuários, criar oportunidades para ampliar o conhecimento da aplicação das tecnologias de sensoriamento remoto e geoprocessamento e incentivar o estabelelecimento de cooperação entre instituições.

O ZEE está atualmente sob a coordenação da SDS e, segundo Sérgio Braga, está tomando uma nova dimensão com a formação de um consórcio de instituições públicas com tradição na área de estudos do meio físico, biótico e sócio-econômico, chamado Consórcio ZEE Brasil.

O Consórcio ZEE-Brasil é formado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitica (IBGE), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Inpe. A Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do MMA realizou seminários regionais, onde foram apresentadas as novas propostas de trabalho, além de troca de experiências de projetos já desenvolvidos nos estados brasileiros.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.