Panorama
 
 
 

CONSEMA DECIDE PELA IMPOSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DO ATERRO MUNICIPAL SÍTIO SÃO JOÃO


Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Maio de 2001

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), em reunião no último dia 08 de maio, na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, decidiu pela impossibilidade, a partir de agora, de qualquer ampliação do aterro sanitário Sítio São João, da Prefeitura de São Paulo, localizado na zona leste da capital. O município possui apenas dois aterros sanitários - o outro é o Bandeirantes - e o período de vida útil do aterro São João, que recebe diariamente cerca de 6 mil toneladas, está sendo avaliado pelo conselho, visando seu encerramento nos próximos anos.

Outra decisão importante do Consema diz respeito a que uma comissão especial formada no âmbito do conselho irá definir as propostas de medidas compensatórias a serem exigidas da Prefeitura de São Paulo, em função da falta de licenças ambientais do aterro São João.

A comissão especial é formada por representantes da CPRN - Coordenadoria de Licenciamento Ambiental e de Proteção de Recursos Naturais, Cetesb - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, IAB - Instituto dos Arquitetos do Brasil, FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e entidades ambientalistas.

A proposta que contempla as decisões acima, que teve 21 votos favoráveis, um contra e nenhuma abstenção, por parte dos conselheiros do Consema, prevê, ainda, a permanência dos resíduos dispostos irregularmente no aterro, com a posterior recuperação ambiental.

A comissão especial deverá apresentar a proposta definitiva de regularização ambiental do aterro - incluindo as medidas compensatórias - no dia 6 de junho, data prevista para a próxima Reunião Ordinária do Plenário do Consema.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Mário Senaga

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.