Panorama
 
 
 

GOVERNO E SOCIEDADE BUSCAM FIM DE DEGRADAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Maio de 2001

O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, disse ontem que o governo está empenhado na busca de soluções capazes de reverter o quadro de degradação da Mata Atlântica. Em sua opinião,um passo importante neste sentido é a disposição do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e demais órgãos do Governo Federal em debater o tema com a sociedade brasileira, com o objetivo de encontrar as melhores alternativas. A declaração foi feita durante a abertura do seminário Mata Atlântica: a preservação como oportunidade de negócios e investimentos, em Joinville (SC).

José Carlos Carvalho reconheceu, entretanto, a limitação de fontes de financiamento do Governo Federal para a Mata Atlântica. Atualmente, explicou o secretário, existem apenas dois fundos –o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e cinco programas. Em sua opinião, as soluções para combater a degradação da Mata Atlântica só terão êxito se contarem com a participação direta da sociedade.

"Foram realizadas inúmeras reuniões técnicas, setoriais e seminários e, portanto, o tema foi amplamente discutido com setores governamentais e não-governamentais, acadêmicos e empresariais, com o objetivo de elaborar uma proposta e submetê-la à aprovação das instâncias decisórias do Programa para a Proteção das Florestas Tropicais Brasileiras (PPG7), visando a inserção da Mata Atlântica no âmbito desse Programa", informou José Carlos.

Ele destacou que o PPG7 é o mais importante programa já desenvolvido para a proteção e manejo sustentável das florestas tropicais brasileiras. O subprograma Mata Atlântica, explicou o secretário, apoiará projetos, atuando em quatro áreas programáticas: proteção da biodiversidade, uso sustentável dos recursos naturais, recuperação de áreas degradadas e monitoramento e pesquisa.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.