Panorama
 
 
 

IBAMA ELABORA PLANO DE MANEJO EM
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA CAATINGA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Maio de 2001

O Ibama concluirá, ainda este ano, os planos de manejo de três unidades de conservação criadas para proteger a Caatinga. A Caatinga é um dos biomas brasileiros mais ameaçados pela devastação e pelo avanço da fronteira agrícola. Entre as unidades contempladas com o trabalho do Ibama estão os parques nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confusões, no Piauí, e a Reserva Ecológica Raso da Catarina, na Bahia.

O plano de manejo é um instrumento da gestão ambiental que visa a conservação dos recursos naturais, a pesquisa científica e a educação ambiental em áreas protegidas. Além da proteção dos ecossistemas ameaçados, essas três unidades de conservação – que terão os planos de manejo elaborados ou revistos pelos técnicos do Ibama – possuem características especiais.

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, criado em 1979 para preservar uma grande diversidade de fauna e flora típicas da Caatinga, tem fama internacional devido aos sítios arqueológicos que se encontram em seus 100 mil hectares de área. De acordo com a antropóloga Niéde Guidón, o parque recebe anualmente turistas de várias partes do mundo que vão em busca das inscrições rupestres e dos vestígios pré-históricos datados em cerca de 30 mil anos. O parque possui um plano que será ampliado para garantir o manejo adequado dos recursos naturais da Caatinga e do turismo científico no local, considerado de grande beleza estética.

O Parque Nacional da Serra das Confusões, com 502 mil hectares, localizado a 39 quilômetros da Serra da Capivara, também abriga sítios arqueológicos de relevante interesse científico. O plano de manejo do parque conterá um amplo diagnóstico da área, o estabelecimento das zonas de utilização e a criação de áreas de atividades específicas, bem como o ordenamento e a visitação.

A Reserva Biológica Raso da Catarina, no sertão da Bahia, também está sendo analisada para a formulação do plano de manejo da área, caracterizada por grande diversidade natural. Uma das araras mais ameaçadas do planeta, a arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) encontra nessa região o local preferido de alimentação, cuja base são os cocos da palmeira do licuri, espécie nativa do lugar.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.