Panorama
 
 
 

INPE DIVULGA TAXA DE DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA


Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Maio de 2001

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou ontem que a taxa média do desflorestamento bruto para o período 98/99 foi de 13,9%. O Inpe divulgou, ainda, a estimativa para o biênio 99/2000, baseada em projeção linear dos dados amostrais derivados das cenas TM-Landsat correspondentes de 1999, que aponta um crescimento de 14,9% na região. Segundo a secretária de Coordenação da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente, Mary Allegretti, os dados do Inpe apontam que no biênio 98/99 houve um aumento do desmatamento em pequenas áreas e uma redução do desmatamento em grandes áreas.

A secretária divulgou uma lista com a relação dos 43 municípios que mais desmatam na Amazônia. Ela informou que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) está implantando nestes municípios, que concentram cerca de 60% dos desmatamentos na região, um sistema de licenciamento ambiental geo-referenciado em propriedades rurais, reforçando o controle pela fiscalização. Nestes municípios as autorizações de desmatamento serão concedidas apenas se as propriedades estiverem licenciadas. "No primeiro momento estamos concentrando as ações nessa área, mas a exigência do licenciamento das propriedades rurais servirá para toda Amazônia", explicou a secretária.

O sistema obrigará o cadastramento das propriedades rurais a partir de fotos de satélite em escala de 1:50 mil. Anualmente o proprietário informará ao Ibama e aos órgãos estaduais de meio ambiente os limites da propriedade, a reserva legal, áreas de preservação ambiental e áreas de uso econômico. Se no ano seguinte a área desmatada estiver acima dos limites previstos em lei o proprietário estará sujeito às multas previstas na Lei de Crimes Ambientais.

O sistema já foi implantado, experimentalmente, no estado de Mato Grosso que registrou uma queda de 20% no desmatamento nas áreas monitoradas. O programa foi implementado com recursos do Programa de Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG-7).

A projeção do biênio 99/2000 é de um desflorestamento bruto de 19.836 km2 em áreas tomadas pelo satélite TM-Landsat. No biênio anterior (98/99) a taxa confirmada pelo Inpe foi de 17.259 km2.
A íntegra do relatório está disponível na internet, nos endereços www.mma.gov.br e www.inpe.br.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.