Panorama
 
 
 

OPERAÇÃO MATA-FOGO PREPARA VOLUNTÁRIOS PARA PREVENIR E COMBATER INCÊNDIOS FLORESTAIS


Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Maio de 2001

José Jorge/SMA
Comportamento do fogo, técnicas de combate a incêndios florestais e socorros à fauna: estas são algumas das aulas, teóricas e práticas, que estão sendo ministradas no I Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais - 2001, organizado pelo Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais - DEPRN, órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O curso, com 40 alunos inscritos pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Florestal e de Mananciais, Instituto Florestal, Coordenadoria de Defesa Civil e organizações ambientalistas, foi iniciado no último dia 14 devendo se estender até 18 de maio, ocupando as instalações do Parque Estadual Intervales, no Município de Ribeirão Grande.

O programa do curso, com uma carga de 36 horas de aula, prevê as seguintes matérias: Primeiros Socorros, Cartografia, Navegação e Orientação, Legislação Florestal, Perícia de Incêndio, Comportamento do Fogo e Técnicas de Combate a Incêndios Florestais e Socorros à Fauna.

A expectativa dos coordenadores da Operação Mata-Fogo é de formar agentes multiplicadores, capacitados para repassar conhecimentos ampliando a rede de ação e envolvendo maior número de pessoas no combate a incêndios florestais.

Período crítico

O treinamento faz parte da Operação Mata-Fogo, implementada pela Secretaria do Meio Ambiente para evitar a ocorrência de incêndios florestais no período de junho a setembro, quando a umidade relativa do ar se torna extremamente baixa propiciando o início do fogo em beiras de estradas e em campos e pastos secos.

Nesse período, os técnicos procuram conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar os incêndios florestais, realizando palestras e exposições em feiras agropecuárias, encontros culturais e outros eventos. Também são colocadas faixas em pedágios e rodovias e cartazes em estações rodoviárias. A qualquer sinal de fumaça suspeita a população deve ligar para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou o Setor de Emergência da Secretaria Estadual do Meio Ambiente pelo telefone 0800-113560.

Esse esforço envolve também as prefeituras do Estado, Polícia Florestal e de Mananciais e Corpo de Bombeiros, para os quais estão sendo enviados 140 mil cartazes e folhetos informativos, com orientações para a população não jogar pontas de cigarro pela janela do carro, não soltar balões, não soltar fogos de artifícios próximo de áreas florestais, não fazer queimadas para limpeza do terreno, entre outras recomendações.

Dessa maneira, o DEPRN espera reduzir os prejuízos causados por esse tipo de incêndio que, no ano passado, destruiu 9.000 hectares no Estado de São Paulo.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Reportagem: Cristina Olivete

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.