Panorama
 
 
 

SARNEY FILHO CRIA COMISSÃO PARA DISCUTIR
CÓDIGO FLORESTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Maio de 2001

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, anunciou ontem a criação de uma comissão de alto nível do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para discutir a possibilidade de flexibilização da Medida Provisória do Código Florestal a partir da elaboração do Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) pelos estados. Sarney Filho recebeu ontem o governador de Rondônia, José de Abreu Bianco, e assistiu à apresentação da proposta de ZEE em discussão no estado.

A comissão será presidida pela secretária de Coordenação da Amazônia, Mary Allegretti, e fornecerá subsídios para a Câmara Técnica de Atualização do Código Florestal do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Segundo o ministro, o momento é oportuno para discutir a flexibilização da Medida Provisória a partir do ZEE. "Acredito que não podemos mais adiar essa discussão", disse.

Sarney Filho afirmou que qualquer aperfeiçoamento da proposta é bem-vindo, mas não aceita que, a pretexto de promover melhorias, se burle a legislação ambiental ampliando os percentuais de desmatamento na Amazônia e na Mata Atlântica.

Na proposta apresentada pelo governo de Rondônia, foram feitos estudos de vulnerabilidade do solo e avaliações do valor das florestas e dos custos do desmatamento e da manutenção das florestas em pé. Segundo o governador, a avaliação econômica das alternativas de ocupação aponta que o aumento do ritmo do desmatamento não se refletirá em aumento do Produto Interno Bruto na mesma proporção.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.