Panorama
 
 
 

SARNEY FILHO DEFENDE MEDIDAS DE GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Maio de 2001

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, afirmou ontem que, sendo o Brasil detentor da maior biodiversidade do planeta, é urgente a solidificação de uma estrutura de gestão dos recursos naturais, tendo em vista a sua proteção e o uso sustentável. Durante solenidade de posse dos membros do Conselho da Reserva da Biosfera do Pantanal, em Corumbá (MT), o ministro destacou que, para avançar na política de conservação, tem empreendido esforços que envolvem, além do fortalecimento do controle ambiental e do estímulo à adoção de práticas sustentáveis pela sociedade, a criação e a consolidação de áreas protegidas.

"Para levar a cabo tal objetivo, optamos pela estratégia de identificação de áreas prioritárias para proteção, superando a fase anterior de atendimento a uma demanda desorganizada pela criação de unidades de conservação. Hoje, a seleção das áreas dá-se por meio de critérios científicos, tendo prioridade os ecossistemas mais ameaçados", destacou.

A gestão da Reserva da Biosfera do Pantanal constitui-se, segundo o ministro, em mais uma ferramenta de planejamento regional. "Trata-se de um instrumento que cria cenários de convivência entre o governo e a sociedade civil, como é o caso do Conselho que aqui se está implantando. O que se pretende é uma parceria solidária para buscar os caminhos da conservação e do uso sustentável da biodiversidade pantaneira na região do Pantanal Mato-Grossense e em suas áreas de influência, para que se transforme em modelo de desenvolvimento para toda a Região Centro-Oeste", acrescentou.

Munidos desta idéia, segundo Sarney Filho, os Conselheiros certamente vão se sentir encorajados para o enorme trabalho que os espera, para o qual contam também com a parceria do Ministério do Meio Ambiente, dos governos dos Estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul e de Goiás. "Este é o caminho, não tenho dúvidas, para a construção de um futuro para o Pantanal, que atenda aos legítimos anseios de sua comunidade por desenvolvimento, por conservação ambiental e por justiça social", enfatizou o ministro.

Sarney Filho lembrou que o Congresso aprovou recentemente os recursos que irão prover o Programa Pantanal e permitir os investimentos para a melhoria da oferta de água e saneamento nas áreas urbanas. Estes recursos serão aplicados ainda no gerenciamento das sub-bacias críticas, para a promoção de atividades econômicas ambientalmente adequadas à dinâmica do Pantanal e para a implantação de unidades de conservação e de estradas-parque. Essas ações deverão contemplar cerca de 40 municípios, beneficiando diretamente 1,3 milhão de habitantes no Mato Grosso e cerca de 1,1 milhão no Mato Grosso do Sul, além de 39 aldeias indígenas em toda a Bacia.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.